O que fazer após a compra de um violão novo?

    Autor Mensagem
    MisaelMoura
    Membro Novato
    # mar/17


    Boa tarde galera. Procurei nos tópicos e não encontrei, caso esteja errado me corrija por favor.

    Realizei a compra de um violão novo, um Eagle GL36, e gostaria de saber quais os cuidados, o que devo fazer assim que compro um violão. Sei que é recomendável trocar rastilho, nivelar trastes e etc, mas não sei TOTALMENTE AO CERTO o que deve ser feito.

    Obs: Vou levar de qualquer jeito num Luthier, mas gostaria de ter noção para ficar a par do que ele vai fazer, e talvez até mesmo orienta-lo a respeito do que fazer.

    Buja
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    MisaelMoura
    Sei que é recomendável trocar rastilho, nivelar trastes e etc, mas não sei TOTALMENTE AO CERTO o que deve ser feito.

    Essas trocas só se fazem necessarias se estiverem com defeito. Ai a garantia deverá cobrir, ja que o violao é novo.

    O que o luthier vai fazer no mais é regular seu instrumento, ou seja, afinação, estabilidade, altura das cordas, troca delas e cuidados gerais.

    Obs: Vou levar de qualquer jeito num Luthier, mas gostaria de ter noção para ficar a par do que ele vai fazer, e talvez até mesmo orienta-lo a respeito do que fazer.

    Peça pra que ele te explique tudo e a necessidade de cada coisa. Mas lembre-se. Trocas de componentes, so se estiver estragado, ou se voce quiser é claro. A garantia cobre falhas de fabrica.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    MisaelMoura
    Se você tiver reparado algum problema, tudo bem. Senão, não vejo por que levar para reparo. Rastilho e nut de osso, quando bem reguladinho, é legal, mas tem que ver se existe uma real necessidade.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    O que fazer após a compra de um violão novo?
    Vou levar de qualquer jeito num Luthier

    Pronto!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/17
    · votar


    nuss faz mt tempo q não entro aqui

    MisaelMoura
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: MisaelMoura
    · votar


    Essas trocas só se fazem necessarias se estiverem com defeito. Ai a garantia deverá cobrir, ja que o violao é novo.

    Se você tiver reparado algum problema, tudo bem. Senão, não vejo por que levar para reparo. Rastilho e nut de osso, quando bem reguladinho, é legal, mas tem que ver se existe uma real necessidade.

    Entendo. Mas geralmente pessoal fala que temos que colocar de osso, pois fica com um som infinitamente melhor, etc. Então não tem essa necessidade por enquanto?

    Jube
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    MisaelMoura
    Entendo. Mas geralmente pessoal fala que temos que colocar de osso, pois fica com um som infinitamente melhor, etc. Então não tem essa necessidade por enquanto?

    Se você estiver com dinheiro sobrando faz.
    Mas não é essencial, não precisa trocar nada além das cordas.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    MisaelMoura

    Osso? Osso não presta, tem que ser latão! #SemeandoDiscórdia

    Rapaz, isso é algo que rende muita discussão... O tusq é mais denso que osso, e o latão é mais denso que o tusq... Quando mais denso, mais sustentação, e mais harmônicos, que se traduz, num som mais agudo.

    Eu não notei AQUELA diferença ao trocar o nut de " prástico " por grafite, e nem por osso. Melhorou em tocabilidade, porque era um nut melhor que o original, mas sonoramente, não dá para dizer que houve alguma mudança.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Bem primeiro toque e experimente o violão novo que comprou.
    Se já tem uma prática e experiência toque e teste tudo com acordes e solos em todas as notas do braço.
    Verifique a afinação e outros problemas das cordas ficarem muito altas ou baixas.
    Mas se você não tem experiência e prática não vai adiantar muito.

    Depois vai saber e sentir alguns problemas, e quando for no luthier pede para ele fazer a mudanças necessárias, de modo a adaptar para o seu melhor uso de acordo com o seu perfil.

    MisaelMoura
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Blz galera, obrigado pelas sugestões, vou procurar segui-las.

    Outra dúvida é o seguinte: quando o violão chegou, eu afinei bonitinho e tals, quando olhei o rastilho estava um pouco torto, no sentido da tensão das cordas, entende, tipo não está em 90 graus com o tampo? Teria como colocar foto aqui? Gostaria de saber se é normal isso no rastilho ou se ele tem que ficar totalmente perpendicular ao tampo. Obrigado.

    Buja
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Assim?

    http://www.zabotto.com/wp-content/gallery/violao/violao_0008_cavalete. jpg

    Se for é normal.

    Amago
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    O mais recente que comprei nem levei no luthier raspei o rastilho eu mesmo e esta ótimo

    DoisUm
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: DoisUm
    · votar


    MisaelMoura

    Outra dúvida é o seguinte: quando o violão chegou, eu afinei bonitinho e tals, quando olhei o rastilho estava um pouco torto, no sentido da tensão das cordas,

    Como se a força das cordas tivesse entortado o rastilho?
    Se for isso, não é normal, pode ser até que o tampo esteja empenado, o que poderia se tornar um grande problema. Procure por algum abaulamento ou curva no tampo pra ter certeza.

    Outra possibilidade seria o sulco onde o rastilho descansa ser mais largo que o próprio, criando uma folga que permite essa inclinação. Nessa caso, bastaria calçar a folga com.. qualquer coisa.

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Levar a um luthier de sua confiança.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    Vou reforçar aqui: luthier de confiança, primeira coisa. Ele vai diagnosticar!

    Boa sorte!

    Tiltmode77
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    MisaelMoura


    Esse lance de orientar o Luthier o que deve ser feito é a mesma coisa do que você ir no médico e dar opinião no laudo médico. Não faça isso.

    MisaelMoura
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Assim?

    http://www.zabotto.com/wp-content/gallery/violao/violao_0008_cavalete. jpg

    Se for é normal.


    Mais ou menos isso mesmo. Obrigado.

    BlzO mais recente que comprei nem levei no luthier raspei o rastilho eu mesmo e esta ótimo
    Como se a força das cordas tivesse entortado o rastilho?
    Se for isso, não é normal, pode ser até que o tampo esteja empenado, o que poderia se tornar um grande problema. Procure por algum abaulamento ou curva no tampo pra ter certeza.

    Outra possibilidade seria o sulco onde o rastilho descansa ser mais largo que o próprio, criando uma folga que permite essa inclinação. Nessa caso, bastaria calçar a folga com.. qualquer coisa.

    Levar a um luthier de sua confiança.

    Vou reforçar aqui: luthier de confiança, primeira coisa. Ele vai diagnosticar!

    Boa sorte!


    Resumindo, vou levar no luthier mesmo pra ter certeza e um disgnóstico certo. Obrigado galera pelas opiniões.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Sei que não vou acrescentar nada à discussão, mas acho que esta pergunta virou motivo de piada no Facebok, não sei porque...
    https://pt-br.facebook.com/forumcifraclubdadepressao/photos/pb.8170699 61643275.-2207520000.1490963439./1667565576593705/?type=3

    Buja
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    victorhugorleite
    Temos inimigos declarados! Deve ser do tipinho que teve topico bloqueado aqui e saiu magoadinho. Tadinho. Mas até que foi engraçado kkk.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    victorhugorleite
    "Cara-livro" não é referência para nada....
    Buja
    Pódiscrê...
    Abçs

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Buja

    Pois é! Nossa, essa página zoa com tudo aqui do fórum. Só vi uma imagem com sentido lá e é essa: https://scontent.fcgh7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s480x480/16426181_5935 52564178178_3577101110525201457_n.jpg?oh=06e14a853aee935c775cd31392d16 e0d&oe=596566AB

    MisaelMoura
    Camarada Misael, sugiro que leve seu instrumento no seu luthier de confiança. Claro, estou repetindo o que já te disseram, mas digo isso porque fui vendedor aqui na Teodoro e St. Ifigênia em São Paulo e os instrumentos, pelo menos por parte dos outros vendedores que trabalhavam comigo eram mal manuseados, tanto como pelos consumidores que testavam.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Realmente.

    Bertola e seus aforismos...
    "Empreste seus ouvidos à uma lenda". Hahaha.

    ejames
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: ejames
    · votar


    MisaelMoura
    Sim, é normal o rastilho ser assim. É parte do ajuste da ação das cordas e das oitavas.

    O que parece é que você saiu lendo coisa demais e agora tá com um preciosismo exagerado. Leve num luthier para garantir que está tudo certo e depois só se preocupe em tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazer após a compra de um violão novo?