Modelos de corpo de violão: um pequeno tutorial

    Autor Mensagem
    ramon1O
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: ramon1O


    Gostaria de compartilhar informações que encontrei a respeito dos formatos dos corpos de violão, pois quando surgiu a dúvida não encontrei nada esclarecedor no fórum.
    Vou citar os principais modelos de aço disponíveis no mercado atualmente.


    Dreadnought

    Primeira fabricante do modelo foi a C. F. Martin, o nome Dreadnought tem origem em um navio de guerra da marinha inglesa.
    Possui médios e graves acentuados e muito bonitos, sua caixa é grande, possui pouca curvatura entre a região superior e inferior da caixa, o volume acústico é alto, abrangente.
    Erroneamente denominado folk, é muito utilizado em estilos como Country e Bluegrass.

    Exemplos:
    C. F. Martin D-28
    Gibson Hummingbird

    Há também uma versão Round-shoulder, com ombros mais longos, produzido inicialmente pela Gibson

    Exemplo:
    Gibson J-45


    Parlour

    Modelo também fabricado inicialmente pela C. F. Martin, possui uma caixa pequena (a menor, após os modelos Baby).
    Geralmente utilizado em estilos como Indie e Folk (canções populares americanas) possui sonoridade muito peculiar, muito utilizado até os anos 50 e atualmente vem reconquistando admiradores.

    Exemplos:
    Farida M2-E
    Washburn R320SWR


    Jumbo

    Lançado pela Gibson em 1937, possui o maior corpo de todos, com volume acústico muito alto e graves muito acentuados, porém médios e agudos ainda presentes. Possui uma tocabilidade um pouco mais desconfortável, porém é compensada pela acústica proporcionada.
    De princípio o foco era competir diretamente com os modelos Dreadnought da C. F. Martin.

    Exemplos:
    Gibson SJ 200
    Epiphone EJ 2000


    Grand Concert

    Conhecido também como 00, é diretamente derivado do violão clássico, geralmente possuem uma caixa menos espessa, o que o torna muito confortável para se tocar, porém perde-se de um pouco de seu volume acústico.
    Possui sonoridade muito equilibrada.

    Exemplos:
    Martin 00-15m
    Taylor 412e-R


    Auditorium

    Modelo também conhecido como 000, criado pela C. F. Martin, basicamente um meio termo entre o modelo Dreadnought e o Parlour, sua sonoridade é muito equilibrada.
    Muito utilizado por Eric Clapton, o Auditorium possui uma caixa de maior espessura, possui uma resposta um pouco melhor aos graves comparado ao modelo Grand Concert.

    Exemplo:
    Martin 000X1AE


    Grand Auditorium

    Semelhante ao modelo Auditorium, porém possui uma caixa um pouco maior, sendo considerado o violão mais equilibrado entre frequências, volume e conforto ao tocar dentre todos.
    Muito utilizados por mestres do Fingerstyle, o modelo foi inicialmente produzido pela Taylor e atualmente é seu principal modelo de mercado.

    Exemplos:
    Taylor 214ce-K
    Walden G740CE


    Roundback

    Modelo muito associado à marca Ovation, possuem laterais e fundo fabricados em Lyrachord, um material resistente e leve feito de camadas entrelaçadas de filamentos de vidro e resina, desenvolvido por um engenheiro aeronáutico.
    O Lyrachord transmite vibração de forma muito eficiente (alguns dizem ser superior à madeira) e permite a construção do violão com a traseira arredondada, tornando-o muito confortável para se tocar.

    Exemplos:
    Ovation C2078AXP-KOA
    Ovation C2079AXP-KOAB


    Baby

    Modelo desenvolvido pela Taylor, são modelos Dreadnought com ¾ do tamanho.

    Exemplo:
    Baby Taylor


    Lembrando que, a maior parte dos modelos citados acima pode ou não ter cutway.
    Há também as versões com 12 cordas, principalmente dos modelos com corpo maior (exemplo: Dreadnought, Jumbo).


    Dúvidas? Sugestões? Por favor, comente.


    Obs.¹: conforme o tempo, gostaria de atualizar o tópico com mais informações históricas, técnicas e afins.

    Obs.²: coloco-me à disposição para editar o tópico e adicionar os modelos de nylon caso alguém queira ajudar e também outras informações dos modelos já citados.

    Obs.³: utilizei diversos links como referência, se alguém tiver interesse pesquise sobre Acoustic guitar body models


    macaco veio
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Esse fabricantes, principalmente americanos não sabem fazer violão não, eles se preocupam com o som, a caixa, madeira, etc enquanto a maior preocupação deveria ser com o tamanho da mão de cada pessoa. Fui professor durante anos e anos e maior dificuldade que as pessoas tem para aprender é achar um violão em que o braço se adapta perfeitamente ao tamanho da mão. Por exemplo crianças desistem de aprender porque os fabricantes acham que pra criança o violão tem que ser pequeninho, quando um violão pequeno geralmente tem as corda duras (porque são curtas e muito esticadas) e na maioria das vezes constroem com o braço largo demais. Já ouviram falar do violão brasileiro modelo senhorinha feito para mulheres, tem o recorte da curva superior menorzinho que era pra não incomodar os seios da mulher, os trastes altos pra mulher poder tocar com unha grande, coisas desse tipo. Já tive muito aluno que desistia porque tinham violão errado e achavam dificil ou duro. Eu tenho dedos curtos, detesto violão americano, minha mão não encaixa, prefiro um giannini. Deveriam fazer baseados e tamanhos de mão e não de corpo de violão.

    ramon1O
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Caro macaco veio,

    Imagino que o senhorita a que se refere sejam os modelos Signorina, fabricados pela DiGiorgio, não?

    Posso estar enganado, pois nunca toquei em um, mas o shape (modelo do corpo) segue exatamente os mesmos padrões do modelo Parlour.

    Não discordo de você, os modelos grandes de aço são um pouco difíceis de serem domados, mas por exemplo, meu sobrinho de 10 anos, que começou a aprender esse ano, consegue tocar bem em meu dreadnought, claro que para estudar ele utiliza um nylon (o que sempre recomendo para iniciantes)

    Em minha opinião, violão de aço é para quem já possui experiência.

    Jube
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    ramon1O
    Parabéns pelo tópico.
    Sou apaixonado pelo Grand Auditorium.
    Não conhecia o Roundback, nunca toquei um, o Lyrachord da uma diferença considerável???

    ramon1O
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: ramon1O
    · votar


    Obrigado Jube, também admiro muito os Grand Auditorium, inclusive vou adquirir um em breve!

    O único Roundback que já toquei foi um Applause (segunda linha da Ovation) da década de 90, que ficou comigo por uns 3 anos, muito confortável, ótima tocabilidade.

    Mas não achei o som "superior", apenas diferente. Porém é difícil concluir algo, primeiramente porque creio que a maior parte da qualidade acústica seja proveniente da madeira do tampo, e o mesmo era laminado. Segundo porque não sei se o Lyrachord utilizado nos modelos de segunda linha é de mesma qualidade do Lyrachord utilizado nos Ovations.

    herikguitar
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Sou um grande amante dos Jumbos, apesar que ficam bem desconfortáveis pra mim.

    Hoje em dia possuo um Jumbo Médio e não podia estar mais satisfeito. Futuramente pretendo trazer Grand Auditorium para casa. Apesar de ser quase a mesma coisa, kkk

    Abraço!

    ramon1O
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    herikguitar

    Sim, basicamente a espessura da caixa que é menor e a cintura que é menos acentuada, tem alguma marca e modelo em mente?

    Abraço.

    Jube
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    ramon1O
    Sim, basicamente a espessura da caixa que é menor e a cintura que é menos acentuada, tem alguma marca e modelo em mente?

    Abraço.


    Você tem algum modelo e marca de referência?

    ramon1O
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Jube

    Com propriedade mesmo só conheço Taylor, fui para comprar Grand Auditorium da Walden no último sábado, mas não gostei do violão não.

    Por fim, comprei um Taylor Baby :D

    C2t
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Senti falta do Folk

    pedronh
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    ramon1O
    Ótimo tópico, só uma observação. Eu tenho um "parlor" r320 e o da foto não é...

    C2t
    Folk não é um shape, mas infelizmente muitas pessoas chamam o Dread de folk. Folk é todo violão que não segue os padrões clássicos de construção (do Hauser, do Torres...).

    C2t
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    pedronh, Vlw pelo esclarecimento,

    Ramon òtimo tópico

    ramon1O
    Membro Novato
    # fev/17 · Editado por: ramon1O
    · votar


    pedronh, que estranho, a maioria das imagens no google remetem a esse que postei.

    Washburn R320

    Posta uma foto do seu aí, fiquei curioso.

    C2t

    muito obrigado!

    pedronh
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    ramon1O
    Estou com ele na foto do perfil.
    Esse link que você postou por último é do r320, mas a foto la de cima não.
    Compare que você notará a gritante diferença. Acredito que aquele seja o 314...

    ramon1O
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    pedronh

    Tem razão meu amigo! Assim que procurei pelo 314, logo de cara notei as marcações do braço diferentes.

    Infelizmente não posso mais editar o tópico (por algum motivo que desconheço, se algum moderador puder ajudar...)

    E que violão hein? Parabéns pelo bom gosto!

    pedronh
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    ramon1O
    Infelizmente não posso mais editar o tópico (por algum motivo que desconheço, se algum moderador puder ajudar...)

    Eu também não entendo isso. Acredito que deveria ser impossível editar mensagens, depois de um certo tempo. Entretanto, a primeira do tópico deveria ser passível de edição, pelo criador (e moderadores), a qualquer tempo.

    Amago
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Legal o tópico!

    ramon1O
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    pedronh

    Exatamente.

    Amago

    Muito obrigado, há muitas informações no fórum sobre os modelos de corpo, mas nada ainda compilado em um único lugar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modelos de corpo de violão: um pequeno tutorial