Tocar música clássica de palheta

    Autor Mensagem
    rickmaciel16
    Membro Novato
    # nov/16


    Eu sei dedilhar e palhetar um violão, porém na hora de dedilhar eu não consigo tirar um alto do violão, o que é natural do dedilhado. Então eu gostaria de saber se é possível tocar música clássica de palheta. Algumas passagens de música clássica eu até consigo fazer, mas tem outras que são realmente muito difíceis e exigem muita habilidade com a palheta e até msm com a palhetada híbrida. Aproveito pra perguntar se é melhor usar palhetada alternada ou sweep picking para dedilhar.
    Vlw aí pela atenção

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/16
    · votar


    rickmaciel16

    "se é possível tocar música clássica de palheta..."

    Tudo é possível, porém algumas não são "tão possíveis" assim... explico:

    Para conseguir este maior "volume", uma ação mais intensa, a maioria dos violonistas eruditos possuem unhas compridas, é com elas que se toca e não com a ponta dos dedos como fazemos no popular.

    Numa passagem onde 3 notas são "tocadas" ao mesmo instante, por exemplo, nunca será possível fazer exatamente igual com uma palheta, por mais rápido que você seja.

    Irá comprometer a sonoridade/execução? Não, mas não fica exatamente igual. Então, toda esta preocupação é muito subjetiva e pessoal, e diretamente relacionada a forma que você deseja executar. Se é para ser 100% fiel a uma música escrita para "as mãos" não vai conseguir com palheta.

    Já experimentou o uso de unheiras e dedeiras? (thumb picks/finger picks):

    Finger Picks

    rickmaciel16
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Já experimentei o uso de dedeiras, porém n gostei mto e passei a dedilhar com os dedos msm. Acho q eu vou deixar minhas unhas crescerem então.

    rickmaciel16
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Já experimentou o uso de unheiras e dedeiras? (thumb picks/finger picks):

    Unheiro eu nunca usei

    herikguitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    rickmaciel16

    Como o amigo aí já mencionou.... Deixa as unhas crescerem. No violão aço também sinto falta de volume quando dedilho, principalmente nas cordas mais graves, mas, vendo um Workshop do Fofão, percebi que existe uma grande diferença sonora e passei a deixar a unha crescer.

    Posso te afirmar com segurança que o som do meu dedilhado ficou muito melhor, mais estalado e com muito mais volume. Ainda, se precisa de mais nas cordas graves, recomendo pegar mesmo uma dedeira e ir treinando até pegar o jeito do seu uso (geralmente demora um pouco pra acostumar).

    Abraço!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    A técnica para o violão classico (estou considerando musica erudita blz ?) é bastante antiga.

    Eu não vejo grandes exitos em tentar trocar algo que ja existe há mais de 100 anos, se alguem souber a história e os tempos corretos, por favor, poste aqui pois gostaria de saber com precisão.

    Acho que a postura, o toque com os dedos, as unhas compridas, são parte desta tecnica e na minha opinião vejo com muita dificuldade alguem interpretar as grandes obras classicas usando uma tecnica diferente da que já se estabeleceu a mais de um seculo, neste caso usando uma palheta como voce sugere.

    Agora tudo vai do instrumentista né, Django depois do acidente continuou sendo genio e um virtuoso dos maiores que tivemos no jazz e musica cigana até hoje, e ele só conseguia usar dois dedos, então para uma pessoa com um grande talento acho que tudo é possivel.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar música clássica de palheta