Fora da Escalas

    Autor Mensagem
    Bbassist
    Membro Novato
    # nov/16


    Pessoal, precisando de uma ajudinha aqui!!!

    Eu tenho facilidade de pegar musicas normais contanto que ela esteja dentro da escala, mas tem uns compositores sem Deus no coração e coloca notas que não esta na escala, isso dificulta bastante a minha vida eu queria uma dica ai de vcs se tem alguma regrinha pra facilitar mais e como é q a melodia continua bonita msm saindo da escala?

    como se chama essa situação que a musica sai da escala? eu chamo de "viadage" mas eu queria o nome correto msm, se existir...

    Obs: coloquei algumas palavras só pra preservar o humor, mas eu gosto e admiro quem tem esse talento de tocar fora da escala.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tocar fora da escala seria tocar "outside", mas dúvido muuuuito que seja esse caso. O que deve acontecer são acordes de empréstimo modal ou modulações que fazem com que outras notas entrem na melodia.

    De verdade, isso é estudo para mais de ano, recomendo estudar certinho e saber tudo de modos gregos para depois partir para empréstimo modal, acho que seria o caminho correto para entender isso.

    Só como resumo, ele não toca fora da escala, porque na verdade naquele momento a música não está na escala principal que você estava esperando, a mudança dos acordes faz com que ele esteja por algum(s) acorde(s) fora dessa escala, colocando notas que sejam da nova escala que esses acordes diferentes pertencem. Lembrar que melodia depende dos acordes, se tem notas diferentes do padrão, é porque muito provavelmente a harmonia mudou também.


    Abração

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/16
    · votar


    Bbassist

    Muitos "músicos" pensam somente na famosa pergunta: “que tom está essa música?” e fazem um solo utilizando escala maior, relativa menor e pentatônica deste tom (campo harmônico).

    Utilizar escalas vai muito além de saber campo harmônico. As demais escalas, além das naturais, quase nunca poderiam ser utilizadas se ficássemos restritos ao campo harmônico.

    As chamadas "outside notes" é justamente se desprender da "tonalidade" e pensar na característica que envolve cada acorde.

    Não há exatamente um segredo, muitos músicos fazem isso de "forma intuitiva". No entendo, quanto mais conhecer sobre teoria, formação dos acordes e variedades e variações de escalas/modos, maior base terá para aplicar na prática.

    dom de Deus
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Bbassist
    Notas ou acordes?

    pedronh
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Bbassist
    Como bem explicado pelo Filippo14 te aconselho a estudar empréstimo modal, modulações e modos gregos (não decora-los, mas aprender a usá-los).
    Outrossim, estude as escalas, começando pelas diatônicas. Pois embora as nossas músicas sejam feitas quase sempre a partir da escala diatônica primitiva, ela não é a única que existe. Por exemplo: Pense que aquilo que você acha que é uma escala maior primitiva com o VI grau diferente (um semitom abaixo) é, na verdade, uma escala diatônica maior harmônica.

    Lelo Mig
    As demais escalas, além das naturais, quase nunca poderiam ser utilizadas se ficássemos restritos ao campo harmônico.

    Acredito que queira dizer escala diatônica primitiva (ou pura). Observe que a palavra "natural" é referência a ser composta por notas naturais (sem acidentes). Logo esse nome só se aplica a escala de Dó maior primitiva e a de Lá menor primitiva. Ainda sim, bom texto.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    pedronh

    E não poderia usar o nome "escala natural", para aos modos gregos, que não tem acidentes, como um E Frígio, ou um F Lídio?

    pedronh
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Ismah
    E não poderia usar o nome "escala natural", para aos modos gregos, que não tem acidentes, como um E Frígio, ou um F Lídio?

    Os modos gregos foram escalas que surgiram em diferentes regiões da Grécia antiga, baseados na escala pitagórica. Eles eram estruturados de outra forma...
    A partir deles foram criados os "modos autênticos", já adequados ao sistema temperado. E surgiu assim mais alguns modos...
    São Gregório Magno, embasado nesses modos, continuou a desenvolvê-los e surgiram mais modos, os plagais. Esse conjunto de modos foi denominado de modos gregorianos. Depois veio mais um camarada e meteu mais modos hehehe.
    Nesse periodo perceberam que os modos jônico e eólico eram os melhores para o desenvolvimento das músicas e eles começaram a ser a base. Perceba que esses modos são aquilo que hoje temos por escalas maior e menor primitiva.
    E os avanços continuaram até os modos que temos hoje, entretanto os modos (ao contrário da concepção que se tinha na Grécia) hoje não são escalas e sim modos de escalas. Com isso, embora compostos de notas naturais, E Frígio e F Lídio não precisam ser compreendidos com F lídio natural e E frígio natural. Na teoria musical atual, eles são apenas modos da escala de Dó maior primitiva. E mesmo quando estivermos nos referindo a escala primitiva maior de Dó (ou menor de Lá) é melhor não utilizarmos a palavra natural pra evitar essas confusões...

    (Agora, algo interessante: Algumas pessoas consideram errado o termo "modos gregos" e preferem "gregorianos" ou outros nomes. Acho isso idiotice, pois embora eles não sejam propriamente os "modos gregos", foi na Grécia que começaram a ser desenvolvidos e os que temos hoje foram feitos a partir deles. Veja que até seus nomes são referências a regiões da Grécia, por exemplo modo frígio da região da Frígia. Com isso, considero uma questão de respeito a utilização do nome "modos gregos".)

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Teria material sonoro e escrito sobre os modos plagais?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/16
    · votar


    Ismah

    E não poderia usar o nome "escala natural", para aos modos gregos, que não tem acidentes, como um E Frígio, ou um F Lídio?

    A escala de C# maior é uma escala natural, e no entanto possui 7 acidentes.

    C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#

    Perceba que não é o número de acidentes que indica um modo. Isso se relaciona à altura da escala, ao tom.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/16
    · votar


    pedronh

    Uma escala não é chamada de "natural" apenas porque não possui acidentes.

    Como existem vários outros tipos de escalas maiores e menores, as escalas básicas costumam ser chamadas de “escalas naturais”.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Eu questionei o colega exatamente para entender isso...

    Bbassist
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    excelente explicação curta e complexa, valeu tirou minha duvida, vou me aprofundar em modulação...

    eu tinha estranhado pq OG3, henrique serqueira e novo som fazem mt isso

    tem musicas do Henrique simplesmente vai descendo as casas. (B, Bb, A#b, Ab, G#b e finaliza com C)

    ai eu fico pensando qual seria a escala? eu tô estudando as escalas diatônicas e eu conheço um pouco e como eu nunca vi essa sequencia eu me embaralho para achar o tom da musica.
    E pelo fato de eu estudar só tbm dificulta bastante meu aprendizado, por isso que eu criei uma conta aqui, para me desenvolver mais rapido.
    Obd Deus abençoe...

    Bbassist
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Filippo14

    Disse Td q eu precisava saber, valeu pela eficiência...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/16
    · votar


    Bbassist
    tem musicas do Henrique simplesmente vai descendo as casas. (B, Bb, A#b, Ab, G#b e finaliza com C)

    Isso é um cromatismo.

    Estanho é essa nota A#b (lá sustenido bemol?!) rsrsrs

    Eu uso bastante cromatismo ligando a 3a maior à 5a justa (e vice-e-versa). Mas você pode usar também entre a 6a maior e a 8a justa, entre a 5a justa e a 7a menor. E ouço muito também este tipo de cromatismo.

    Veja esse turnaround curioso:


    A7
    e----------------------0--------
    sobe --> B--2----3----4----5----2--------
    G----------------------0--------
    desce --> D--5----4----3----2----2--------
    A----------------------0--------
    E-------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fora da Escalas