Harmonia e ditado melódico

    Autor Mensagem
    je_lais
    Membro Novato
    # set/16


    Bom dia pessoal

    Eu estudo violão há 1 ano e 6 meses e teoria também. Já sou capaz de reconhecer ao ouvir qualquer intervalo ascendente ou descendente, porém há mais de ano eu e minha professora tentamos evoluir nos ditados melódicos e eu só consigo fazer os de grau conjunto, se for de outro tipo, mesmo que de arpejos, eu não consigo sair do primeiro compasso. Como minha aula é individual eu não tenho idéia de como estou indo, se eu já deveria saber fazer ditados bem ou se as pessoas levam em média mais tempo que isso pra conseguir. Gostaria de estudar outras coisas de teoria mas tudo que restou de tópicos para estudar são os conteúdos de percepção que estou há quase um ano no mesmo lugar ou disciplinas como harmonia que também envolvem percepção (referente a acordes e eu também não tenho essa percepção ainda). A professora não consegue mais avançar no conteúdo porque "empaquei".

    Enfim ... quanto tempo em média (porque não existe regra) se leva para conseguir fazer ditados melódicos que não sejam de graus conjuntos!? E pra estudar harmonia, ainda é muito cedo (estudo há 1 ano e 6 meses)!?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    je_lais
    Procure exercícios específicos no youtube e veja se consegue pegar. O problema pode estar no professor (?)

    Um ano e meio, de aulas regulares, com dedicação é pra estar num nível legal de TOCABILIDADE, agora quanto a percepção é bem subjetivo.

    Pelo que entendi você reconhece o intervalo entre C e D por exemplo (as notas) mas não reconhece um C Maior ou um Dm (acorde montado) é isso?

    je_lais
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Se o professor tocar as notas C e D sem eu ver, eu sei dizer que foi um intervalo de segunda maior ascendente. Se ele tocar os acordes C e Dm eu sei dizer qual era o acorde menor e o qual o maior. Se tocar as cadências com I IV e V também sei dizer qual é. Agora se tocar uma melodia, eu não consigo escrever quais foram as notas (o ditado melódico), o ritmo eu anoto mas as notas, não, apenas se for de grau conjunto e no máximo com algumas terças. Tenho colegas que estudam há mais tempo e não conhecem nem os intervalos ainda, mas como não estudam ditado melódico não consigo ter ideia de quão bem ou mal eu estou.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Harmonia e ditado melódico