Fone de Vibração?

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16


    Gente, eu estava tocando meu violão, até que resolvi colocar o ouvido nele para ouvir melhor. Então como esperado, o som ficou muito mais alto e cheio, harmônicos audíveis.

    E queria saber, se existe algum fone de ouvido que de para 'plugar' no violão de forma que ele leve as vibrações até a cabeça, sem que você precise encostar ela no violão.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Cara, o fone-de-ouvido faz isso. O som é vibração, que é convertido em sinal elétrico pelo sistema de captação do seu violão, que é enviado por um fio e um par de auto-falante que converte o sinal elétrico em vibração novamente, que é o som. Não entendi exatamente o que você quer.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    LeandroP

    falo algo bem analógico, tipo telefone de barbante, que você coloca algo no violão que vibre no seu ouvido, só que a nível comercial, bem feitinho e tal.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Cara, mas um fone é analógico... '-'

    Acho que tu quer dizer algo mecânico... Bem, aí precisaria de contato direto, não teria o que fazer sem isso, ou uma caixa de ressonância muito grande para dar volume maior - possivelmente iria encobrir os harmônicos assim.

    Existe um monitor para bateristas que vibra o banco, dando um reforço nas freq graves, mas sem criar vazamentos nos microfones da bateria.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Precisaria ser algo maciço para transmitir bem o som. Se fosse feito por fio, não poderia ser algo muito maleável, penso eu. Teria que ser algo que conservasse a energia.

    Tenho o mesmo fascínio pela transmissão do som pelos sólidos. Sem dúvida, ele parece ter um timbre muito mais rico. Sempre que vou afinar o baixo ou a guitarra em locais barulhentos, encosto o ouvido no corpo. Quando faço isso, tenho a impressão que aquele é o melhor timbre que o instrumento poderia oferecer.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    então, mecânico, deve ser isso. esse monitor vc sabe o nome? talvez a ideia seja transferível. kk

    entamoeba

    encostei por acaso, e curti pacas também. acho que é porque o crânio ressona junto, ai fica bem legal, igual quando faz aqueles beatbox que só toca dentro da cabeça com ultra graves.

    estou pensando, já que parece que não existe algo comercial para este fim, em como fazer algo com esse objetivo. objetos maciços hum? vou tentar ver algo.

    talvez uma tábua colada no violão que possibilite por o ouvido mais confortavelmente, mas ai n seria nada bonito ou ideal. kkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Teoricamente, se conseguir controlar algo que vibre/pulse, e faça isso operar em função de um sinal sonoro, tu consegue o que tu deseja. Como é a pergunta de 1 milhão de dólares, principalmente para as frequências altas, que precisariam de uma magnitude absurda para não se perderem no meio.

    O que posso te dizer é que a partir de um certo ponto, o som do violão é isso. Um Martin & Co. tem um som absurdo, mais ainda que os preços... rsrsrs

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    Como é a pergunta de 1 milhão de dólares, principalmente para as frequências altas, que precisariam de uma magnitude absurda para não se perderem no meio.

    Ah, e eu ingenuamente na expectativa que fosse algo normal e que fosse custar uns 20 conto. hasush

    Valeu Ismah.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Bem sinceramente eu nunca vi isso em uso - custo elevado, no meio em que trabalho não justifica. Acho que o Portnoy usou algum tempo.

    Só funciona bem nas baixas, por serem pulsos longos, com só vale a pena investir, porque os graves são omnidirecionais, pra dar o efeito de impacto no corpo, não tem como não se usar monitores, e em alto volume, logo muito vazamentos... "Chutando" a cadeira, o som grave vem nos fones, e o impacto no corpo é sentido, mas não é captado pelos microfones.

    Simples mas eficiente. Claro que pra mover o conjunto cadeira+boneco, é uma magnitude bem considerável, e são frequências muito longas (tempo de condução no mesmo sentido é muito longa), o que dissipa muita energia. Já no caso do violão, são frequências muito mais altas (lembre-se que o som efetivo é em 160Hz em diante, abaixo disso é praticamente só punch, contra os 40Hz de um bumbo...)

    tito lemos
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Compra um estetoscópio. Daqueles que médico bota nas nossas costas e faz a gente dizer "trinta e três".

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    tito lemos

    A ideia não é de todo ruim ein!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    tito lemos
    Ismah

    testei aqui com o estetoscópio e ficou mais ou menos. a definição não é a mesma do ouvido colado no instrumento, deu pra quebrar galho pela experiência. talvez com aprimoramentos ou testando outros materiais no estetoscópio ficaria legal. cada lugar do violão da um som diferente também, difícil achar uma posição equilibrada. mas perde definição, com certeza.

    bom, acho que se fosse algo simples já teria alguém comercializando. kk

    to desencanando disso, pelo menos por enquanto.

    valeu galera.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    A natureza é imperfeita, e está longe de ser linear...

    tito lemos
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Eu te fiz comprar um estetoscópio ou tu já tinhas um?

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    tito lemos

    Roubou na UPA/HPS da cidade dele ou seduziu um/uma efermeiro/a ou médico/a... kkkk

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    tito lemos
    Ismah

    eu já tinha. kkk

    makumbator
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Wuju Wu Yi
    eu já tinha. kkk

    pra brincar de médico, né amiguinho?

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    makumbator

    claro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fone de Vibração?