Luthier rapido de mais? (Regulagem em 30 min)

    Autor Mensagem
    Ryzof
    Membro Novato
    # abr/16


    levei o violão para regular e trocar as corda de (aço) 0.11 para 0.12.
    O que achei estranho foi que ele mal olhou o instrumento e falou "ok, vai demorar uns 40 minutos, 70 reais". Achei meio suspeito pois nem me explicou o que estava errado e já mandou o preço, enfim, depois que eu pergunto, ele explica melhor que vai, limpar o violão, desempenar, trocar e abaixar as cordas.

    30 minutos depois voltei lá e o violão já estava pronto, e até agora não notei problemas.

    Mas então, isso é normal?
    Uma regulagem + troca de tensão das cordas demorar 30min?
    Digo isso pois já vi outros tópicos dizendo que o violão fica dias, semanas no luthier para fazer a regulagem (principalmente quando é para trocar a tensão das cordas)

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Não tem muito o que fazer na regulagem do violão. É isso o que ele falou mesmo. Regular tensor, altura de cordas e limpeza. Dependendo do estado, lixar, polir e alinhar os trastes, o que parece não ter sido o caso, se o violão não for muito velho.

    O que acontece é que geralmente luthiers tem uma fila enorme de instrumentos para aprontar, então n tem como ir fazendo na hora assim. o serviço em si é rápido, mas demora por causa disso. é igual informática, tem que coisa que é simples de fazer, mas tu fala pro cliente que vai levar X dias pra dar uma margem tranquila pra você analisar e trabalhar, só que na pratica pode ser bem rápido.

    você deu sorte simplesmente de achar um luthier desocupado e que fez o serviço rápido. se o violão ficou bom e confortável, o preço foi justo, não tem o que se preocupar.

    edit: só se atente se ele é um luthier honesto, procure pessoas que ele já prestou serviço e se informe. você pode ter tido sorte se ele estava apenas desocupado, mas é sempre bom se garantir.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Amago
    · votar


    O luthier que eu costumo levar fás a regulagem super rápido
    Ryzof
    só uma curiosidade , (se não for atrevimento de minha parte)você não sabe trocar cordas de violão? não que isto seja um problema e só curiosidade minha mesmo.

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ryzof

    O seu serviço era simples. Um profissional com anos de prática faz até mais rápido.

    Ryzof
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Opa, realmente, faz sentido.

    Mas então, deixando minha dúvida inicial um pouco de lado, depois de muito testes achei um defeito, a captação Piezo parece que está falhando.

    Quando plugo no amplificador/computador as cordas Si, Sol e Ré estão com um volume muito mais baixo que as outras;

    Obviamente vou voltar lá para ele ver, mas eu não entendo muito sobre isso, e já queria ter uma ideia do que pode ser, então, o que diabos pode estar causando isso?

    Coloquei no SoundCloud com o áudio direto do violão para o computador pra vocês terem uma ideia do problema. https://soundcloud.com/ryzof/sets/violao-com-defeito(pode parecer, mas não, eu não estou tocando com menos força)

    Ryzof
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Amago Sei trocar as cordas de um violão de nylon, mas nunca troquei as de um violão de aço (é a primeira vez que troco desde que comprei). Se não estivesse mudando a tensão eu mesmo tentaria trocar vendo videos no youtube haha

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ryzof

    já tive esse mesmo problema. as cordas do violão precisam ficar perfeitamente alinhadas com a captação piezzo, ou algo do tipo. este problema acontece quando o captador não está bem posicionado. provavelmente talvez ele tenha esbarrado em algo e tirado ele do lugar ou algo assim, foi o que um luthier que eu levava meu violão fez, eu voltei e ele arrumou prontamente.

    Qualquer dúvida que vc tiver, tem um usuário aqui chamado Mauricio Luiz Bertola, ele é um luthier profissional e conceituado, você pode estar perguntando para ele. Tem até um tópico para isso.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p576

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ryzof
    sim claro só estava curioso, eu acho o de nylon mais difícil de trocar cordas que o de aço, quando muda-se a tenção e mesmo bom levar o violão ao luthier.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Eu encaro que tem dois tipos de luthier:

    Que fazem regulagem tipo pastelaria, onde saem todas iguais, em 30~40min tá feito. Cobram um valor na média do mercado local, e operam em lojas, nos grandes centros.

    E os que regulam o instrumento ao gosto do freguês, sendo cada regulagem única, e específica para aquele músico. Fica umas 2horas conversando, dando dicas, sugestões, e geralmente operam em bairros, e em sua oficina ou casa, e cobra geralmente o mesmo ou um pouco a mais que o da loja.

    Eu prefiro o segundo, pois geralmente ele é do tipo chato, que vira o instrumento do avesso, quando a coisa é simples, e faz por amor e não por dinheiro. Além que compartilha tudo que sabe - quando o primeiro geralmente tu nem sabe quem é.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    O Luthier que levo meus instrumentos e do tipo dois, acho ate estranho ele fica dando varias dicas para manter o instrumento bom ,sendo que o mais logico (para min) seria não dar dicas para quebrar logo e ele lucrar mais

    Ryzof
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Wuju Wu Yi Legal, não conhecia esse tópico aí não. E eu já estava aqui pensando que ia ter que comprar um novo captador, tomara que o problema seja só no alinhamento mesmo.

    xavy
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: xavy
    · votar


    Quando plugo no amplificador/computador as cordas Si, Sol e Ré estão com um volume muito mais baixo que as outras

    Ele terá que alinhar o posicionamento do rastilho sobre o captador piezo. Eu tive um Strinberg e estava com esse problema em uma das cordas. O cara tirou o rastilho de plástico que vem em todos os violões mais baratos e colocou um outro que ele mesmo faz de osso kkkk

    O som melhorou gritantemente e o volume de todas as cordas ficou equilibrado.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/16
    · votar


    Tempos modernos!

    Regula em 15 minutos, paga R$ 49,99 e ganha uma coca cola.

    Luthier fast food..

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Lelo Mig
    Regula em 15 minutos, paga R$ 49,99 e ganha uma coca cola.

    Se depender do preço das coisas atualmente, vai ganhar no máximo uma Caçulinha e da Dolly ainda.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Amago
    o mais logico (para min) seria não dar dicas para quebrar logo e ele lucrar mais

    Não porque ele não ganha com a venda/fabrico de instrumentos... Quem ganha é a loja...

    Amago
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Ismah
    Mais e o trabalho dele? o cara tem que cobrar para regular, e para isto não e necessário nem uma peça nova.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Mau uso não causa desregulagem, causa danos geralmente irreversíveis...

    A desregulagem vem com o uso, por desgaste (trastes, nut, parafusos enferrujados) ou ação do clima-tempo (escala descolando, tampo abaulado, molas rangendo) e é manutenção.

    Os danos por mau uso, inclui braço empenado por deixar o instrumento contra a parede, ou com apoio inadequado (alguns pedestais inclusos), braço ou headstock quebrado por queda, jack/escudo solto por perda de parafusos...

    renatocaster
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Não dá pra entender a cabeça das pessoas. Se o cara tivesse demorado, iria estar reclamando que o luthier demorou demais para fazer uma simples regulagem de tensão das cordas.

    Mas aí o cara faz no tempo que ele julgou necessário (até pq eu presumo que o luthier em questão deve ter a experiência suficiente para saber quanto tempo demora em média uma regulagem dessa), e o cliente acha estranho pq foi "rápido demais".

    Por isso que eu não tenho o menor interesse em atuar em algum ramo que eu tenha que oferecer serviços e lidar diretamente com o público, ainda mais essa galera da música que é chatinha pra cacete. Teria que ter uma paciência de Jó para aturar essas coisas, e eu definitivamente não tenho.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Xiii Renato, trabalhar como tratador de felinos de grande porte é mais fácil que lidar com pessoas...

    Amago
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: Amago
    · votar


    [i]Os danos por mau uso, inclui braço empenado por deixar o instrumento contra a parede, ou com apoio inadequado (alguns pedestais inclusos)
    isto e algo que me preocupa.Sobre o luthier ele vai ganhar dinheiro de qualquer forma se e por quebras ou por desgaste, por isto que acho estranho eles ficarem dando dicas talvez eles façam isto por amizade mesmo

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Acredito que poucas pessoas se encarnam em fazer algo como luthieria, por dinheiro, sabemos que por aqui isso não cola. Luthier nacional, fica mais na manutenção, do que construindo instrumentos, por que o pessoal mesmo famoso, prefere tocar com instrumento de linha/patrocínio etc... Não há praticamente mercado para customização, se comparado a terra do tio Sam (EUA)...

    As dicas são dadas por questões de ética, muitas vezes... Eles sabem que não é com meia dúzia de dicas que o aluno, vai superar o professor - sem falar que é hábito de brasileiro reter conhecimento, lá na gringa não tem isso, os fóruns/grupos de todos os ramos são movimentados ao extremo.

    E na maioria das vezes, os luthiers são pessoas já de mais idade (um luthier, leva tempo pra fazer nome, pra ficar bom ainda mais), e sabem que todo seu conhecimento acumulado, vai se embora com sua morte...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Muitos músicos, especialmente guitarristas, tá estou generalizando, se acham capacitados a atuar como LUTHIER... Caro Amago ele está dando dicas e não ensinando seu ofício, isso só se aprende com anos de profissão E muitos instrumentos nas costas

    Não é regulando sozinho uma ou duas guitarras, um violão, conseguiu achar que ficou bom, virou luthier...

    Um profissional que conversa com o cliente, faz um serviço correto, dá algumas dicas de conservação, gera fidelidade... Carteira montada, sempre vai ter rotatividade na oficina

    Eu fiz lutheria na escola BH de São Paulo, tenho alguns amigos profissionais do ramo, e não êxito em mandar diversas vezes meus instrumentos para eles, sei regular perfeitamente, mas a experiência deles é maior capacidade técnica faz toda a diferença

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Honestamente... Só por ler o relato, eu acho que não saberia dizer se o luthier é muito bom ou um malandro. Pode tranquilamente ser qualquer opção.

    Lelo Mig
    Regula em 15 minutos, paga R$ 49,99 e ganha uma coca cola.

    E ainda aceita pagamento via Cartão Bolsa Família.

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier rapido de mais? (Regulagem em 30 min)