Ajuda! Melhor cola para reparos.

    Autor Mensagem
    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16


    Tarde, galera seguinte, qual cola usar em reparos ex: colar cavalete, braço e etc...
    Estou usando a cascorez, só que ela com muito pouco tempo começa a soltar parece que começa a desfiar e o reparo vai pro saco....
    Super bonder é uma opção? Ou alguém tem algo melhor que possa me ajudar?

    Não se se interfere moro em joinville, muito quente e muito muito muito úmido..

    pedronh
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: pedronh
    · votar


    Titebond, super bonder não deve ser utilizado. É importante observar o tempo de cura de cada cola e, também, quando for recolar algo como o cavalete se lembrar de tirar os resquícios da antiga cola da peça...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sempre ouvi falar bem da Titebond II para luthieria em geral.
    Creio que Super Bonder não é uma boa escolha.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Se usa bastante superbonder... Para fazer enxertos é ótimo

    Para uso geral a Titebond II mesmo, para o cavalete eu não uso esta e sim uma outra a base de epoxi, tem da própria titebond, ou seja tem que se avaliar cada caso a necessidade de um produto correto

    Cascorez fuja

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    pedronh
    Pois é cara, limpei o cavalete certinho deixei zerado, mas na cascorez o bicho levantou do mesmo jeito, só não soltou porque pinei ele. E a Titebond tem algum site de confiança e que o preço seja mais acessível ?

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Edson Caetano
    Cola a base de epoxi. Seria araldite? Tem alguma outra que é melhor?

    pedronh
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: pedronh
    · votar


    Use a titebond "original".
    Cascorez não é uma boa cola, mas deveria aguentar um bom tempo. Como você colou o cavalete?

    qew
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Assassinaram meu primeiro violão aqui outro dia.

    Quando eu era moleque eu dei um tombo nele e soltou a mão, mandei colar e ficou beleza (com um acabamento porco)

    Esses dias algum espirito de porco derrubou ele no chão e soltou o lugar que estava colado.

    Como o serviço ficou uma bosta da ultima vez, to pensando em eu mesmo colar. No caso essa Titebond + prensa também funcionaria será?

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    pedronh
    Cara lixei bonitinho o cavalete e o violão onde descolou o cavalete. depois passei a cola um tanto até que razoável, prensei o cavalete com alguns grampos sargento em C. Foi mais ou menos assim um grampo na boca do violão prendendo duas tabuas que estavam em cima do cavalete presa por mais dois grampos na parte de baixo do violão mais ou menos assim <

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    qew
    Cara já vi alguns tutorias que os caras fazem isso, mas quando o caso é muito serio colocam umas travas no local quebrado.

    Acho que pode te ajudar!!
    http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/conserto-do-headstock-quebra do-numa.html

    kiki
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    qew
    HyagoPiasale
    a principio a cascorez deveria segurar. ela é indicada para serviços profissionais sim.

    o que pode atrapalhar ela:
    - tempo de cura. o ideal é ficar no minimo 12h prensado, se possivel mais (eu deixo passar ao menos 24).
    - regularidade e limpeza da superfície. tem que estar em contato total em sem restos da colagem anterior, o que impermeabiliza a madeira.
    - dependendo da madeira da peça pode dar mais problemas. tipo cavaletes muitas vezes são de madeiras muito escuras que podem ser meio oleosas. já ouvi dizer que em alguns casos de passa um pouco de algum solvente (tipo agua raz) na superficie de colagem pra "desolear" um pouco, mas nunca fiz nem vi esse procedimento.

    a titebond é indicada tambem, e tem como vantagem um menor tempo de cura. mas o procedimento é o mesmo, limpar bem a superficie e deixar prensada.

    pedronh
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: pedronh
    · votar


    Como o kiki disse é necessário observar o tempo de cura. As peças devem estar verdadeiramente pressionadas, o máximo possível, mas cuidando para que não cause danos ao tampo. A superfície deve estar limpa (na madeira) e caso você tenha passado superbonder no local pode ter condenado o instrumento. Essa cola até pode ser utilizada, mas nunca para colagem de cavalete.
    A cola que você utilizou já foi tão boa quanto a titebond, mas tiveram alguns problemas com mudanças de fórmula e isso sujou o nome da marca. Por isso lhe aconselho a usar titebond original (não a II). Exageros na hora de aplicar a cola prejudicam o tempo de cura e fazem com que a junção do cavalete/tampo tenha menos resistência à tensão exercida pelas cordas. Você deve usar uma camada fina e uniforme.
    Dúvidas:
    Qual o modelo do violão?
    Por quanto tempo você deixou o cavalete pressionado?
    Pode mandar uma foto da cascorez que está utilizando e do violão (cavalete tampo)?

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    kiki

    eu deixo passar ao menos 24.

    ainda acho pouco. Adesão total em colas PVA (como é o caso da Cascorez) se dá em 7 dias e sob pressão. Especificamente para madeiras e papel, o PVA ainda é o melhor adesivo.

    Dependendo de como foi o dano quando quebrou, algum reforço mecânico(pinos por exemplo) pode ser necessário.

    pedronh
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Adesão total em colas PVA (como é o caso da Cascorez) se dá em 7 dias e sob pressão. Especificamente para madeiras e papel, o PVA ainda é o melhor adesivo.
    Verdade, não se deve ter pressa nesse tipo de serviço.

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    pedronh
    O violão é um dallas da tagima, o tempo deixei 24hrs, emprestei meu violão e o cara deixou no sol deixando o tampo abaloado e isso fez o cavalete se soltar, fiz todo processo de limpeza, coloquei dois pinos tapei....
    Até então estava show, a merda foi quando afinei levantou muito..

    a cola foi essa
    https://www.google.com.br/search?q=cola+cascorez+madeira&rlz=1C1AVSX_p t-BRBR523BR525&biw=1024&bih=653&tbm=isch&imgil=Q6lal4hPRU3VPM%253A%253 BaKi9fkWq395OoM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.multiprat-k.com.br%25 252Fquimicos%25252Fcola-e-cia%25252Fcola-para-madeira-100g-cascorez.ht ml&source=iu&pf=m&fir=Q6lal4hPRU3VPM%253A%252CaKi9fkWq395OoM%252C_&usg =__JUPkcOUSsmQZsEphc0YmyetOxgc%3D&ved=0ahUKEwiA0cPrt53MAhVJg5AKHdn_BzY QyjcIPQ&ei=b5MXV8DdIcmGwgTZ_5-wAw#imgrc=Q6lal4hPRU3VPM%3A

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    kiki
    não usei grampos próprios para cavalete, isso pode ter ajudado na má colagem?

    Quando fixei os grampos o cavalete estava bem alinhado (rente) ao tampo

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    HyagoPiasale

    24 horas sem pressão praticamente não cola. Forma um filme elástico e tem adesão parcial.

    Tire fotos detalhadas de como ficou depois de descolar.

    Pelo que vc está nos dizendo, vai ser muito difícil de fazer uma limpeza adequada dos restos de cola sem modificar o "shape" do que está quebrado. Pode ser que vai ser necessário fazer um enxerto.

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    boblau

    Teve pressão sim por 24 horas, fiz um enxerto ficou bom.

    Por fim cabei cagando e mandei super bonder... ai fudi o verniz tentando tirar o super bonder, agora vou tentar mandar um estilo vintage nele, depois passar um veniz, alguém sabe de algum bom? e qual melhor forma pra passar? Boneca, pincel, spray??

    qew
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    HyagoPiasale
    kiki

    Eu tava lendo sobre isso... agradeço as dicas, mas acho que eu não sou capacitado para fazer um trabalho desses.

    O violão tem valor sentimental, e eu me conheço, vou acabar fazendo merda por falta de paciência.. haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! Melhor cola para reparos.