Tensão excessiva das Cordas de Aço

    Autor Mensagem
    qew
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: qew


    E ae galera!

    Seguinte, depois de muito tempo sem tocar e namorando um violão de cordas de aço, tive tempo de dar um pulo lá na Teodoro e claro, como bom portador de GAS, comprei um violão.

    Optei por esse aqui:

    http://www.seiziguitars.com.br/violao-seizi-tennessee/

    Já tinha lido sobre ele e visto alguns reviews que me agradaram, e pelo preço, não tinha nada muito diferente lá na loja. Enfim.. queria até fazer um review aqui procês, quem sabe semana que vem.

    Aqui eu queria perguntar algo que eu nunca tinha visto. Eu reparei que a tensão das cordas dele esta bem alta, não estou falando da ação das cordas na escala (altura), nem do calibre do encordoamento.

    Quero dizer, as cordas depois de afinadas estão tão duras a ponto de as vezes não sair som em um acorde com pestana.

    Eu ainda não mandei regular no luthier, mesmo as cordas estando sim um pouco altas, eu não tinha presenciado algo assim antes.

    Cheguei a reparar isso quando eu testei, mas achei que era pelas cordas serem velhas e estarem enferrujando, porém, com o encordoamento novo ainda está com a pegada muito dura.

    O que pode estar havendo? Eu toco guitarra há vários anos e estou acostumado com cordas de aço, não pode ser falta de hábito. O timbre agrada, o acabamento também, mas isso está me incomodando realmente.

    Se puderem comentar alguma solução, agradeço!

    kiki
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    qew
    eae mano qew, quanto tempo!

    O que pode estar havendo? Eu toco guitarra há vários anos e estou acostumado com cordas de aço, não pode ser falta de hábito.
    cara, violão aço é beeeeeeeeeeeeem mais duro que guitarra.

    com o encordoamento novo ainda está com a pegada muito dura.
    qual bitola voce ta usando?
    em violão aço não é raro usar de .011 a .013.
    eu uso .010 pq meu violao é duro, e ainda assim é mais duro que uma .010 de guitarra.
    as outras cordas são mais grossas, entao um 0.010 de violao é mais parrudo que um de guitarra (pelo menos os encordoamentos que eu usei aqui são assim).

    claro que uma boa regulagem de açao melhora muito, assim que possivel leve pra regular. e num bom luthier, pq violao é um pouquinho mais chato de regular que guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    qew

    Também pode ser seu costume com trastes maiores, não parecem sequer trastes médios, se sua guitarra for com jumbo ou extra jumbo...

    Rafael Tune
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    o kiki explicou bem.
    o violão é diferente. ele até precisa ter as cordas um pouco mais altas. quando voce toca elas precisam 'estourar' com mais liberdade. até a captação é diferente.

    qew
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: qew
    · votar


    kiki

    Muito tempo mesmo! Precisamos fazer uma jam pra comemorar o violão novo \o/

    cara, violão aço é beeeeeeeeeeeeem mais duro que guitarra.

    To tentando acostumar, enquanto isso estou voltando pra fase "iniciante" e usando só acordes abertos.. haha

    qual bitola voce ta usando?

    010, eu to com 011 na guitarra, por isso me espantei.

    mas agora que vc falou faz sentido, esse 010 eh mais pesado que o 011 da guitarra..

    Ismah
    Também pode ser seu costume com trastes maiores, não parecem sequer trastes médios, se sua guitarra for com jumbo ou extra jumbo...

    Não sei se a diferença dos trastes daria uma diferença tão grande na pegada, mas é possível mesmo..

    Rafael Tune
    o violão é diferente. ele até precisa ter as cordas um pouco mais altas. quando voce toca elas precisam 'estourar' com mais liberdade. até a captação é diferente.

    Exatamente por isso eu comprei, pq eu queria esse som aberto do violão!

    mas eu não esperava ter dificuldade pra tocar..

    Rafael Tune
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    qew
    nao desanima. violão é assim mesmo. e vai ter vantagens, voce vai ganhar mais força mão. vai doer um pouco, mas vai ganhar uns calos bonitos na ponta dos dedos, hehehe

    pedronh
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: pedronh
    · votar


    nem do calibre do encordoamento.
    Mas certamente é o calibre do encordoamento...
    Você não está acostumado.
    Continue praticando e vai se acostumar.

    qew
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Rafael Tune

    Rapaz, desde que eu comecei a tocar uns 15 anos atrás eu achei que já tinha feitos todos os calos possíveis.. pelo jeito estava errado hahah

    pedronh

    Pois eh, o que eu quis dizer foi que o encordoamento não era dos mais fortes (010) e ainda sim estava duro.

    Só depois entendi que esse 010 não era exatamente o 010 que eu conhecia (da guitarra)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão excessiva das Cordas de Aço