Maritin Dreadnought Junior

    Autor Mensagem
    Brenno Horta
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Brenno Horta


    Violão apresentado na NAMM de 2015 como um violão na categoria ´´traveler guitar`` e tendo como um dos principais concorrentes o já consagrado Taylor gs mini que é um sucesso absoluto de vendas.
    A Martin veio com uma proposta um pouco mais ousada do que a Taylor, já que esse novo modelo Djr vem com madeiras sólidas, tampo, fundo e laterais. E ainda vem com um sistema elétrico bem simples porém eficaz o fishman sonitone. Lembrando que até o dia de hoje 04/04/2016 a martin só oferece esse modelo com o sistema elétrico, não existe nenhuma previsão para o modelo acústico. Pode ser que com o amadurecimento de vendas do Djr a marca pode vir a oferecer uma versão acústica. Também no pacote vem um soft case tão bom quanto a bag dos modelos da Taylor.

    O violão lá fora possuí um ótimo custo beneficio, seu preço está listado como $ 800,00 dólares, sendo que já tem lojas vendendo por $ 600,00 dólares. Já na europa ele sai um pouco mais caro. Isso se deve pela exportação já que Martin é uma marca norte americana!

    Infelizmente para mim cidadão Brasileiro as coisas não funcionam dessa maneira, sabemos como é a carga de impostos aqui no nosso país e também sabemos como essa alta do dólar tem afetado no preço final de tudo.

    Há alguns anos sempre acompanhei os produtos relacionados a essa marca, mas não entedia o porque do preço ser tão alto. Eu tive takamine eg 440 que achava um baita violão e antes disso fiquei 5 anos com um Hofma HFM 250 que me arrependo até hoje de ter vendido. Não porque era um violão espetacular, mas estava muito bem regulado era super macio de tocar e tinha um som bem encorpado...

    Sempre ficava babando por modelos mexicanos ou americanos da marca Martin ou da Taylor e acompanhava alguns vídeos, mas querer não é poder. Dessa forma a única maneira seria juntar dinheiro para comprar algum modelo.

    Vendi o takamine e juntei mais uns trocados e atingi a meta de juntar uns R$ 4000 e fui estudar sobre os modelos, a principio eu queria um Martin americano, mas os preços estavam muito fora da minha realidade ainda mais nesse tempo de crise. Os preços variavam de 6000 ao infinito nos modelos americanos. Dessa forma fui pesquisar sobre os modelos mexicanos que são muito bem vistos em reviews.

    Ví alguns modelos bem interessante como o 0001XAE, DXMAE, Big Baby Taylor, Taylor Gs mini, Taylor 110ce.

    O meu interesse por esses modelos menores vem de um amigo que possuí um Baby Taylor e que apesar de pequeno eu achava o som dele muito bom, logicamente faltava graves mas ainda assim eu achava ótimo tocar naquele violão.

    Como a minha estatura é baixa, meço 1,70 então o violão ficava bem mais confortável pra mim do que um full dreadnought. Com esses violões em vista comecei a pesquisar mais a respeito desses violões menores. Foi ai que me deparei com esse Dreadnought Junior que eu nem fazia ideia que existia e acredito que muita gente aqui do fórum nunca nem ouviram falar desse modelo da Martin.

    No fim das contas eu estava entre três modelos:

    Martin DXMAE
    Taylor Big Baby
    Martin Dreadnought Junior

    O primeiro modelo, era um full dreadnought somente com o tampo sólido, fundo e laterais eram laminados.

    O Big Baby também possuía apenas o tampo sólido

    O Martin Djr como eu já citei, tem o tampo, fundo e laterais sólidos e não custava mais que 300 reais de diferença para os outros modelos.

    Fiz o teste na loja e me impressionei com todos. O som dos martin era um pouco mais definido que o do Taylor, pra mim soava melhor.

    A minha decisão final foi entre os dois martin DXMAE vs DJR.

    O DXMAE tinha um pouco mais de grave já que o seu corpo era um pouco maior. Porém, o DJR tinha mais sustém e o som era mais brilhante. Acabei optando pelo DJR.

    Consegui o preço final à vista de R$ 4100 preço bem alto, mas como eu não iria viajar para fora e não conhecia ninguém que fosse sair do país optei por comprar por aqui mesmo.

    Estou com o violão há um mês e posso tirar algumas conclusões sobre.

    O violão tem um acabamento impecável, fiquei procurando defeitos na sua construção mas não consegui encontrar nada. O tampo dele é pinho (spruce) e o fundo, lateral e braço em mogno africano (sapele). Rastilho e nut em osso. Cavalete e escala em ébano. Escudo shell padrão martin.

    As cordas vieram com a tensão muito baixa está bem confortável de tocar porém se estivessem um pouco mais altas acredito que eu ganharia um pouco mais de som já que o braço reto demais ´´mata`` um pouco o som do violão. No caso desse violão eu preciso levar no luthier para dar essa desafogada no tensor já que a chave do tensor dos violões da martin são totalmente diferentes dos padrões de instrumentos que encontramos aqui no Brasil a chave allen comum. Eu não gostei muito disso, procurei em todos sites aqui no Brasil sobre essa chave e nada. Talvez encontre no ebay...

    O corpo dele é o mais confortável possível, você pode ficar por horas tocando sem sentir desconforto nenhum já que o corpo é um 3 / 4 de um dreadnought convencional e como eu disse, sou pequeno então casou perfeitamente pra mim. O braço dele é parecido com o de uma les paul e o acabamento dele é todo fosco. O violão é bem bonito apesar de não ter firulas como os de alguns modelos mais tops da martin, aliás a martin não é de firular muito os seus violõe isso só acontece com os mais caros no caso do D-45 pra cima se não me engano. Particularmente eu acho muito bonito os violões da martin mesmo com o seu acabamento final sendo meio ´´simplista.``

    O que mais me deixa empolgado é que no decorrer dos anos esse violão vai amadurecendo e o seu som vai melhorando, ainda mais que ele não possuí nenhum verniz em poliuretano para cobrir os poros da madeira, acho que isso também influência.

    Fishman sonitone:

    Acredito que a martin colocou um sistema elétrico para agradar o comprador... Eu particularmente não gosto do som de piezo, ainda mais desses piezos que vem nos violões mais baratos. Eu acho que o único ponto positivo nesse caso é que esse sistema sonitone é interno e não é preciso furar o violão, fora isso eu nem uso. Pretendo colocar um m1 lr baggs mais pra frente.

    Não me entendam mal, não estou reclamando sobre o fishman sonitone, afinal com preço final do violão em $ 800 fica impossível colocar um piezo decente. A Martin já fez muito colocando o violão todo sólido por esse preço, eu vejo o sonitone como um extra. Lembrando que esse sistema fica na boca do violão e possuí controle de volume e knob que regula a frequência de agudo, médio e grave. Não possuí afinador.

    Tarraxas:

    Cromadas, são bem estáveis, fazem bem o que se propõem a fazer... Não vejo necessidade nenhuma em upgrade.

    Considerações finais:

    O som do violão é bem definido e brilhante, super confortável de se tocar. O acabamento fosco ajuda e muito na pegada gostosa que esse violão tem.

    Ponto forte: Todo sólido, mau posso esperar para ouvir esse violão daqui uns 10 anos.

    Ponto fraco: É o fishman sonitone. Para muitos pode até nem ser um ponto fraco e sim um complemento dentro do preço que se propõe.

    É um ótimo violão de uma marca muito renomada, possuí um puta custo beneficio lá fora, aqui no Brasil ele vem caro assim como qualquer violão da marca, existem outras opções mas para mim esse sem dúvida é o melhor nessa faixa de preço. De quebra ainda vem com um soft case da própria martin muito bem feito e que te passa um certa segurança.

    Recomendo e muito o violão e fico feliz de contribuir com o fórum com um review de um item que ainda não apareceu ( pelo menos não achei) por aqui.

    Martin Dreadnought JR

    $ 800 £ 599 R$ 4300 (é foda)

    Buja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Brenno Horta
    Parabens cara. Nao sou muito fluente no violão, e nunca toquei num superior aos takamine de entrada, em loja ainda. Mas um Martin é sonho de qualquer um hehe.
    Seja feliz. Deve ter um senhor violão nas mãos. Agora curta adoidado cara!

    Eu tenho vontade de pegar num desses aqui (se nao puder te-lo, claro que nao posso, mas pelo menos dar uma tocada nesse trem)

    http://www.amazon.com/Martin-00-15M/dp/B00GAXOFHU/ref=sr_1_1?ie=UTF8&q id=1459797411&sr=8-1&keywords=martin+00-15

    Brenno Horta
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Buja Os Takamine de entrada são violões bem legais, como eu disse tive um Eg 440c era dessa série G que é a mais simples da takamine, porém tinha uma boa qualidade...

    Realmente os violões da Martin, são legais mesmo do mais simples até os modelos profissionais.

    Se você tem vontade de pegar esse modelo comece a se planejar mesmo que demore ainda algum tempo, mas não desista só por causa das adversidades que enfreamos nesse país.

    Mas também dê uma olhada nos modelos da Taylor, Blueridge, Guild e até mesmo da Sigma...

    Abraço!

    MMJr
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: MMJr
    · votar


    O tampo dele é pinho (spruce) e o fundo, lateral e braço em mogno africano (sapele). Rastilho e nut em osso. Cavalete e escala em ébano. Escudo shell padrão martin.


    Apenas um detalhe: A escala desse violao nao e de ebano, mas sim de material sintetico chamado Richlite que imita o ebano
    "and Richlite, an ebony alternative with similar hardness and appearance, is chosen for the fingerboard and bridge"

    https://www.martinguitar.com/guitars/junior/dreadnought-junior/

    ...

    Brenno Horta
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Brenno Horta
    · votar


    MMJr Obrigado pela correção. Realmente faltou me informar um pouco mais nas especificações que estão no próprio site.

    Brenno Horta
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Peço desculpas pelo o título que está escrito errado.

    ´´Maritin`` Dreadnought Junior o correto é Martin.

    Como não consigo editar o título o erro vai permanecer...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maritin Dreadnought Junior