Tarraxa de violão dura pra afinar a "Sol".

    Autor Mensagem
    gabriel_atc
    Veterano
    # mar/16


    Procurei e não achei tópico específico sobre isso.

    Seguinte: Comprei um violão aço Epiphone 1964 Texan, made in Indonésia, excelente. Nut e rastilho de osso, afinadíssimo, inclusive nas oitavas. Afinação perfeita em todo o braço.

    Ele veio com tarraxas Wilkinson, e notei que para afinar a corda Sol, antes de chegar no ponto, a tarraxa ficava muito dura, parece que vai quebrar tudo. Lembro que as tarraxas das demais cordas são normais, ou seja, ficam levemente mais "firmes" pouco antes do ponto de afinação. O problema é só na sol.
    Nenhuma corda "estrala" ao apertar, nem apresenta nenhuma anormalidade aparente.

    Mandei o violão pra garantia e retornou como não sendo problema na tarraxa, mas voltou igual como foi.

    Aí comprei no e-bay um jogo de tarraxas novas, iguais às originais, porém da Kluson, modelo deluxe, a mesma marca que vem nas gibsons. Por isso achei que ia resolver o problema.
    Uso cordas 0.010-0.47 da elixir.

    Para a minha surpresa ficou a mesmíssima porcaria. Chega a dar medo de afinar a Sol. Porém, a exemplo das tarraxas originais, essas seguram bem a afinação.

    Troquei várias vezes as cordas, inclusive de outras marcas, porque poderia ser problema na corda, e NADA MUDOU.

    O que causa estranheza também é que no geral os epiphones, tanto violão como guita (tenho várias) são muito bons, muito bem construídos. Aliás sou fá dessa marca.

    Por favor, gostaria da opinião de um LUTHIER que me dê uma luz. Não sei o que pode ser.

    kiki
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    gabriel_atc
    tanto violão como guita (tenho várias)
    voce tem violões e guitarras?

    acho que voce deve saber, mas o fato dos violão aço terem cordas mais espessas que guitarra, e particularmente a sol ser enrolada tambem, faz com que a tensão seja bem diferente de guitarra.

    outra hipótese é de que o nut esteja com alguma imperfeição ou estreito e a corda esteja enroscando nele.

    uma ultima hipotese, quase descartada, é de algum problema na tarracha (e muito azar pra acontecer duas vezes).

    gabriel_atc
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: gabriel_atc
    · votar


    Sim. Na verdade tenho cinco guitas e esse violão. Mas já tive outros dois violões, todos aço, (um Yamaha e um Martin). e nunca vi isso nem nos que já tive nem em outros.
    Nut não é, com certeza. Qualquer mínimo ajuste na tarraxa da corda Sol a alteração na afinação responde de imediato. Inclusive já poli os slots das cordas no nut.
    Quanto à tarraxa ter problema, notei que a origem dessa Kluson é Koreana. Talvez seja uma segunda linha. Se eu conseguisse uma made in usa...
    Permanece o mistério.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarraxa de violão dura pra afinar a "Sol".