Data de Fabricação de um Di Giorgio Antigo

    Autor Mensagem
    CanhotoPaulo
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: CanhotoPaulo


    Boa tarde Gente,

    Estou restaurando um Di Giorgio antigo e fiquei curioso quanto a data de fabricação desse instrumento.

    Ele tem selo, mas não consta a data.

    Ele não tem o famoso entalhe na mão, é de antes disso. Pesquisando vi uma foto do Romeo em preto e brando segurando um violão com a mão de formato idêntica ao que estou restaurando.

    [percebi que não tem como carregar fotos direto, acho que tenho que colocar em algum site e colocar o link aqui, desculpem, mas só vou poder faze lo quando chegar em casa, onde estou tem certos bloqueios]

    Descrição:

    Selo em azul com bordas recortadas e tem o seguinte: "construído pelo sistema superson, creação exclusiva de Romeo Di Giorigio, Lutier. R. Voluntários da Pátria, 2353. Tel: 3-8900. São Paulo. IND. BRASIL"

    O violão não tem aquele entalhe classico da marca. Tem un inlay longitudinal que divide a mão e dois. Escala, faixa e fundo em jacarandá da bahia e tampo laminado em abeto europeu. (o verniz está muito velho, está turvo e rachado, só vou ter certeza quando retirar o verniz).

    Desde já agradeço a ajuda.

    Paulo

    CanhotoPaulo
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Boa tarde pessoal, tentei editar mas não consegui. Essas são as fotos do violão:

    http://imgur.com/a/MXVWI

    Quem puder dar uma olhada agradeço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    CanhotoPaulo

    Bem, a primeira opção óbvia é tentar o contato com o fabricante pra checar se podem te ajudar a datar o instrumento.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    CanhotoPaulo

    O uso no selo da palavra "creação" indica que o violão é antigo.
    E isto não estava tão em uso a partir dos anos 60.
    A Di Giorgio se estabeleceu no endereço citado lá pelos anos 40.
    Dá para deduzir que o violão foi feito entre os anos 40 e 60.

    Acho que foi feito lá pelos anos 50, mas é mera especulação, pode ser dos anos 60, e menos provável dos anos 40.
    A cor do selo deve revelar algo, os violões que vi dos anos sessenta tinham o selo com outra cor. (a cor deve indicar a série)
    Pelo histórico da empresa a mesma deslanchou na produção nos anos 60.

    Agora faça como o Makumbator recomendou mande um e-mail para a fábrica, que foi passada de pai para filho a gerações, acredito que eles vão se interessar em te responder, e mande as fotos em anexo.

    CanhotoPaulo
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Fiquei sem NET esse dias, por isso não pude responder antes. Obrigado, tentei o site da Di Giorgio e eles não publicam os violões antigos como a Gianini faz.

    Mandei um e-mail pra eles, estou aguardando a resposta ainda... vou tentar novamente.

    Restaurei um modelo Asturias recentemente que identifiquei através do site da Gianini, muito útil.

    Adler3x3
    O que me deixa encucado é o formato da mão. Em 50 e 60 o formato da mão já lembrava o contemporaneo. O desse é quadrado, com aquele inlay no centro. Estranhei.

    Depois desse, o violão mais antigo que peguei pra restaurar, foi um Di Giorgio de 62. Um bom violão, mas de conpensado, e esse é de madeira mesmo. Essa é a primeira vez que vejo um Di Giorgio com lâmina única.

    De qualquer forma, valeu Adler e Makumbator!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Data de Fabricação de um Di Giorgio Antigo