Problema em um Cort MR-E (Não é característico do violão, eu acho.)

    Autor Mensagem
    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # nov/15


    Pessoal, eu estou com um violão Cort MR E, que é um violão excelente. No entanto ele está com um ruído. Como eu não sei explicar muito bem, nesse vídeo vocês podem ver do que se trata: https://www.youtube.com/watch?v=X8MapuI1B_0

    Pessoal, me ajudem, por favor. Eu já levei em luthieres e não resolveu o problema. Todos dizem que é uma coisa, mas não é e não encontro soluções. OBS: A solução que apresentam no vídeo não é o problema do violão, pois as tarraxas estão apertadas. Muito obrigado.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    E o que os luthiers dizem?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    Mas cara, a solução que ele dá no vídeo não tem nada a ver com as tarraxas estarem ou não estarem apertadas, e sim com a altura das cordas. Suas cordas não estão muito baixas?

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    No entanto ele está com um ruído

    E o que os luthiers dizem?

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    No entanto ele está com um ruído

    E o que os luthiers dizem?

    EsqizoFrenetico
    E o que os luthiers dizem?



    Pessoal, já disseram que eram as cordas, no entanto troquei. Botei uma D`Addário 0.11, mas nada adiantou, ainda escuto os ruídos.

    EsqizoFrenetico
    Mas cara, a solução que ele dá no vídeo não tem nada a ver com as tarraxas estarem ou não estarem apertadas, e sim com a altura das cordas. Suas cordas não estão muito baixas?


    Alan, as cordas estão um pouco altas para evitar trastejamento. Deixei o braço um pouco (um pouco mesmo) côncavo.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    Você é de onde?

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    Pessoal, já disseram que eram as cordas, no entanto troquei. Botei uma D`Addário 0.11, mas nada adiantou, ainda escuto os ruídos.

    O luthier disse que o problema eram as cordas? Serio? Nao creio.

    As cordas eram novas quando ele disse isso? Digo isso, porque talvez as cordas estavam velhas, e ele disse que as cordas velhas causavam ruido.

    Dai voce levou no luthier, e eles fizeram uma regulagem normal, (tensor, cavalete, nut), e ainda sim não resolveu o problema.

    Sendo assim, o problema nao pode ser a corda.
    Pode ser talvez, trastes desnivelados, o que tambem nao creio, ja que isso é facilmente detectado por um luthier.
    Talvez rebarbas no cavalete, no nut, talvez tarrachas com folga. Tudo isso é detectavel facilmente so no olhometro por qualquer luthier, ademais, qualquer aprendiz de luthier detecta isso na hora.

    Portanto, nao creio que seja um probleminha assim tao simples.

    É um palpite, mas se seu violao tiver tomado um queda, ou variacao excessiva de clima (umidade, calor), talvez tenha descolado um pouquinho o tampo, alguma coisa dentro dele, um straplock.

    Isso exige um olhar um pouquinho mais critico, mas tambem como voce já levei em luthieres, entao sao mais de dois, ao menos um deles com calma deveria ter notado isso. O que tambem nao é absurdo de um luthier achar, um aprendiz talvez nao veja na hora.

    O unico problema que eu acredito ser, que é comum demais, sao cordas baixas, folga nas tarrachas, ou mal enroladas na tarracha.

    Nao vejo outro porque a nao ser que seja algo a ser investigado.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    ademais, qualquer aprendiz de luthier detecta isso na hora
    Nem sempre Buja, tem um impostores por aí. Até por isso perguntei de onde ele é, se for da minha região tenho um ferradão para indicar, rs

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    alan.bassplayer
    Putzzzz...ai é tenso. Tem que pegar essas porcarias.

    Até nós mesmos, que a maioria nao é luthier, sabe detectar um ruido aqui e acolá. So mesmo um farsante (mas é um farsante muito burro mesmo) pra dizer que o problema de ruido é por causa da marca de alguma corda kkkkk

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Buja
    So mesmo um farsante (mas é um farsante muito burro mesmo) pra dizer que o problema de ruido é por causa da marca de alguma corda
    Antigamente só era luthier aquele cara que aprendeu a luthieria como uma arte, passada pelo avô ao pai e pelo pai ao filho.
    Hoje em dia qualquer mané assiste meia dúzia de vídeos no youtube e sai dizendo que é luthier.

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    É a crise! De manha o cara é internauta, de tarde é luthier, de noite ... bem ... vc entendeu rs

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Grande Buja, as cordas eram Elixir, só que realmente ela estava com um defeito. Ela tava, na parte inferior, com uma crosta preta. Realmente, quando troquei a corda, o ruído cessou. Mas essa semana já retornou. Eu acredito que seja uma das opções que você mencionou, mas infelizmente não tem muito luthier que presta onde eu moro.

    Alan.bassplayer, sou de Teresina, Piauí

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    Man, eu tive um problema parecido quando resolvi mudar o calibre das cordas de um dos meus violões para 009. No meu caso, o problema estava no rastilho que estava um pouco gasto por ser meio vagabundo, a própria ação das cordas vibrando meio que roeram ele.
    Eu dei uma levíssima lixada e resolveu. Agora chamo aquele violão de molinho, mas obviamente levarei em um luthier para deixar ele 100% assim que a grana der.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    EsqizoFrenetico
    O que o Jube falou é uma possibilidade, como está o rastilho do seu violão?

    EsqizoFrenetico
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    alan.bassplayer
    Cara, pra falar a verdade, eu não sei exatamente... Acredito que também possa ser uma possibilidade. Eu sei que quando ouço o som, se eu aproximar o ouvido do corpo do violão, do braço, e das tarraxas, o som sempre parece vir dos 3 lugares diferentes.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Experimente dar uma lixada bem de leva no rastilho. Embora isso é algo que um luthier deveria enxergar sem grandes dificuldades.

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    alan.bassplayer
    Experimente dar uma lixada bem de leva no rastilho. Embora isso é algo que um luthier deveria enxergar sem grandes dificuldades.

    É isso é o que eu to achando estranho. Os luthieres nao acham o problema. Eu recomendaria ele tentar uma coisa por vez, para ir descartando as possibilidades.
    Tipo, uma leve lixa fina no rastilho. Se nao deu, troca os pinos que prendem as cordas. Nao deu, aperta ou troca os parafusos das tarrachas. Nao deu, verifica o nut. Nao deu, verifica se tem um mosquito preso na caixa acustica. Nao deu, reza. rs. Éh, porque ta brabo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema em um Cort MR-E (Não é característico do violão, eu acho.)