Troca de Cordas

    Autor Mensagem
    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15


    Tenho um violão folk da giannini(GF1R), e estou sem a corda G e Mizinha, agora estou com dúvidas de qual conjunto de cordas comprar, pois a que veio nele tem uma tensão um pouco alta, e eu gosto de usar técnicas, eu queria dicas de qual conjunto comprar, pois quero um que me permita usar as técnicas mas que não perca o som encorpado, já que é a característica do violão. E se eu mandar diminuir a tensão num luthier pode prejudicar o timbre dele?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Bom, eu sou baixista e violão não é minha área de conhecimento. Mas a minha esposa é violonista, ela tem um Fender CJ-290 e recentemente mudou a tensão para colocar um encordamento Elixir mais leve (mudou de 0.11 para 0.10). O resultado foi simplesmente incrível. Mas esta questão de timbre é muito particular.

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Eu gosto muito do timbre das cordas que veio nele porém como falei eu gosto do uso de técnicas e o conjunto que veio nele não é próprio pra isso

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    lindembergjr
    Eu também tinha um violão com 011 e voltei para 010, hoje estou com 009 porque comecei a dedilhar. O violão mole é outra coisa, muito melhor.

    Eu acho bacana deixar com 010, mas procure saber qual o calibre das suas cordas atuais para ajustar o tensor.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Seja mais específico, você quer trocar por um encordamento mais leve? mais pesado?

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Seja mais específico, você quer trocar por um encordamento mais leve? mais pesado?
    Eu quero ou 0.10 ou 0.11

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Eu também tinha um violão com 011 e voltei para 010, hoje estou com 009 porque comecei a dedilhar. O violão mole é outra coisa, muito melhor.

    Eu acho bacana deixar com 010, mas procure saber qual o calibre das suas cordas atuais para ajustar o tensor.

    O calibre que veio é 0.10, acho que o melhor a se fazer é colocar o mesmo conjunto e somente ajustar o tensor

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    lindembergjr
    pois a que veio nele tem uma tensão um pouco alta

    Quando vc diz tensão alta, você quer dizer que as cordas estão "duras" ou literalmente "altas" ?

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    A linha que veio nele é a linha Cobra da giannini, o que estou pensando em fazer é comprar a linha Acústico Aço, e aumentar o calibre para 0.11 assim não perderia tanto timbre, já que eu acho que o som desse conjunto(Acústico) é menos pesado que o que veio, Me deem uma dica?

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Quando vc diz tensão alta, você quer dizer que as cordas estão "duras" ou literalmente "altas" ?
    As cordas estão "altas"

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    lindembergjr
    As cordas estão "altas"

    Dependendo de como estiver nem precisa mexer no tensor, só cavalete e ponte do punho. Mas sem ver o violão é meio complicado falar, só mesmo o luthier poderá te dizer o que exatamente precisará ser feito

    lindembergjr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Dependendo de como estiver nem precisa mexer no tensor, só cavalete e ponte do punho. Mas sem ver o violão é meio complicado falar, só mesmo o luthier poderá te dizer o que exatamente precisará ser feito
    Talvez precise só mexer no cavalete mesmo, mas como vc disse vou procurar um luthier, obg brother

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    lindembergjr

    Conforme o salto, vc vai precisar ajustar o tensor. Se desejar mais maciez, sem perder "peso", pode usar afinações abaixo. Por exemplo 012 em D ou Db.

    xavy
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Jube
    Você é o cara das teclas? Agora tá na onda das cordas também?

    lindembergjr
    Cordas de diâmetro 0,10 são o meio termo entre tocabilidade suave e projeção de som.

    Acho cordas 0.09 muito "moles" como o Jube já falou, e 0,12 em diante muito "pesadas", embora a sonoridade seja incrível.

    Isso é questão de testes e investimento para encontrar o que procura, usei muito tempo D'addario 0.09, mas quando compre Elixir 0.10 me encantei, quando estava pensando em testar 0.11 vendi o violão e comprei um nylon, mas a experiência foi boa e se eu puder te dar um palpite, teste as Elixir Nanoweb 0.10. Quando elas enferrujarem (4 a 6 meses) ou estourarem(qualquer tempo) você adquire outro diâmetro e marca se não tiver confortável com elas.

    Bom som!

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    teste as Elixir Nanoweb 0.10
    Assino embaixo.

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    xavy
    Você é o cara das teclas? Agora tá na onda das cordas também?

    Haha, eu era. Hoje uso os teclados só para compor mesmo, minha muieh ficou com a posição de tecladista. Agora fico nas cordas e gaitas.

    Isso é questão de testes e investimento para encontrar o que procura, usei muito tempo D'addario 0.09, mas quando compre Elixir 0.10 me encantei, quando estava pensando em testar 0.11 vendi o violão e comprei um nylon, mas a experiência foi boa e se eu puder te dar um palpite, teste as Elixir Nanoweb 0.10. Quando elas enferrujarem (4 a 6 meses) ou estourarem(qualquer tempo) você adquire outro diâmetro e marca se não tiver confortável com elas.

    Eu to com 09 no meu violão, a maciez me agrada muito. A Elixir 010 que você colocou é muito mais dura que a 009?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de Cordas