Como faço para saber se o violão de uma música está afinado em Eb?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # out/15


    Pergunta é boba, pois sou iniciante rs

    Eu peguei meu violão e descobri que uma música está em Db, eu toco a música com os Shapes de Db com pestana, mas como faço para descobrir se eles estão tocando com os shapes do tom de D, mas afinado meio-tom abaixo?

    Desculpem se a pergunta for boba, ou muito óbvia para vocês, com certeza deve ser, mas sou bem amador iniciante na música e curioso, não achei nada na busca.

    Obrigado.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    sanabria

    Entendi sua pergunta. Por que isso é importante?
    Acho que é um pouco complicado descobrir, visto que eles podem estar usando capotraste e não necessariamente que o violão esteja afinado meio tom abaixo. Eu vou meio que no rumo, fazendo testes com o capotraste e vendo se a sonoridade bate, porém acredito que seja quase impossível descobrir sem vem ver um vídeo (talvez eu esteja enganado). Por exemplo, esta música está no tom de Am, entretanto o Juninho está tocando em C#m. Se não fosse o vídeo, creio que qualquer um tocaria com os shapes de Am e nem saberiam que a afinação do violão dele não está padrão.

    Se a pessoa está tocando uma música em G com os acordes em C o som soará bem mais agudo, o capotraste provavelmente estará na 10° casa, ai fica mais fácil identificar. Talvez alguém mais técnico possa dar uma solução mais fácil.

    sanabria
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Samá Samutte

    É mais uma questão de curiosidade rs

    Obrigado por responder.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sanabria

    Se a música for acústica, dá pra perceber mais fácil, é pela sonoridade. Com o tempo , você se acostuma com a sonoridade de um D por exemplo. Aí vai ver que o tom está em C, mas a sonoridade da abertura é a de D... ou seja, está afinado um tom abaixo.

    Mas isso vem com o tempo e prática. Aprenda a reconhecer os intervalos de um acorde para outro e em seguida vai começar a entender a sonoridade dos diferentes "desenhos" das aberturas dos acordes.

    O outro guitarrista da minha banda adora tocar com capotraste para manter as aberturas mais bonitas. Eu já gosto de tocar afinação normal, sem capo, socando a mão na guitar.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    sandroguiraldo

    Eu não sou ninguém sem um capotraste :D

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como faço para saber se o violão de uma música está afinado em Eb?