Porque meu violao nao tem um som bonito ?

    Autor Mensagem
    MaykleOliveira
    Membro Novato
    # ago/15


    Bom, eu tenho um Tagima Dallas de cordas de aço e aprendi a tocar violao a pouco tempo, cerca de 8 meses e eu meio que nao entendo muito sobre algumas coisas ainda.. Porque o som do meu violao é diferente dos outros ? Ele nao tem aquele som bonito, é meio que rasgado seila, eu noto pelos videos que eu assisto, sempre o som do meu é diferente, eu estava tocando a musica Chao de giz - Ze Ramalho, e notei na video aula que o som é mais bonito de se ouvir, mais suave o meu faz sempre um barulho estranho como baaaam.. E eu sempre faço as notas certinhas, sem encostar nas outras cordas, alguem poderia me dizer porque é assim ? Se tem alguma coisa de errado no violao ou sei la oque..

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Diversos fatores...

    - Cordas, podem ser velhas no seu caso
    - Afinação, verifique seguidamente a afinação, quando você toca, o vento muda, etc as cordas esquentam e dão uma afrouxada, alterando a afinação
    - Palheta, pode não parecer, mas a forma da palheta altera MUITO o timbre
    - Pegada, se a palheta muda, a forma de palhetar nem se fala

    - Captação, o som acústico é uma coisa, o som captado (mic? em linha?) outra
    - Efeitos e pós produção, no vídeo não é o som cru do violão, contém efeitos (equalização, compressão, reverb...)

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    MaykleOliveira

    Basicamente o que o Ismah já falou... só esqueceu de um detalhe...Qualidade das cordas.

    Faz muita diferença... se você esticar um "arame" vai ver que o som fica uma merda... ou seja, cordas de qualidade influem muito... principalmente num violão, bem mais que numa guitarra, por exemplo.

    marcelosz
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    MaykleOliveira
    Eu já tive um Dallas e tinha a mesma dúvida que você.

    Além disso tudo que o pessoal falou, existe a questão da construção/madeiras utilizadas no violão mesmo. Eu trocava cordas, ajustava, etc etc.... mas nada fazia chegar ao som que eu queria. Até um dia que cansei e resolvi trocar de violão, comprei um Tanglewood (excelente custo/benefício).

    Mas pode ser que a sua necessidade / percepção / exigência seja diferente da minha, e um *BOM* jogo de cordas novas já possa ser o suficiente.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    marcelosz

    Que triste... Toquei num a um tempo atrás e gostei pra caramba do timbre dele (dentro da proposta de violão folk)...

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Toquei em um Dallas com cordas elixir uma vez, as cordas tinham 3 meses ja, e cara.... Que timbre!

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    MaykleOliveira
    Não sei se você se refere ao som plugado. Realmente o som plugado da maioria dos violões não é bom. O melhor som de violão se consegue com um bom microfone a condensador.

    Darkalexjb
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Quando comecei a tocar violão, eu detestava tocar ele com a palheta porque fazia aquele barulho chato de tac tac da palheta batendo nas cordas.
    E eu sempre me perguntava porque o Som do violão dos outros sae aquele som bonito de acorde, e o meu sai esse som de palheta? descobri que é porque eu usava uma palheta muito dura. Experimente usar uma palheta mais finas. como as da dunlop.

    O meu é 0.46mm dunlop rosa. experimente.
    Sobre o encordoamento, eu recomendo phosphor bronze. da Elixer, ou addario.

    MaykleOliveira
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    - Captação, o som acústico é uma coisa, o som captado (mic? em linha?) outra
    - Efeitos e pós produção, no vídeo não é o som cru do violão, contém efeitos (equalização, compressão, reverb...)


    verdade, eu nao tinha pensado nisso..

    Faz muita diferença... se você esticar um "arame" vai ver que o som fica uma merda... ou seja, cordas de qualidade influem muito... principalmente num violão, bem mais que numa guitarra, por exemplo.

    o meu violao ainda esta com as cordas originais que vieram nele, realmente acho que ja esta na hora de trocar...

    Não sei se você se refere ao som plugado. Realmente o som plugado da maioria dos violões não é bom. O melhor som de violão se consegue com um bom microfone a condensador.


    Nao, nao estava falando dele plugado ^^ o som dele plugado nao gosto muito mesmo nao, eu ate escuto umas cordas mais que as outras...

    MaykleOliveira
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Obg a todos pelas dicas, acho que vou trocar as cordas pra ver se melhora no som, quais cordas voces me recomendam ? e de quanto em quanto tempo devo troca-las ? pois elas aparentemente estao novinhas e iguais como comprei, nao sei diferenciar quando estao gastas, como eu disse, sou novo nisso, nao entendo muito ^^

    Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    MaykleOliveira

    Procure tocar bem firme amigo.... se voce estiver certo que esta tocando perfeitamente ai é o que a turma falou...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    MaykleOliveira
    o meu violao ainda esta com as cordas originais que vieram nele, realmente acho que ja esta na hora de trocar...

    E ainda não morreu de tétano? Cordas na pior hipótese ($$$), trocas de 3 a 4 meses...

    MaykleOliveira
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Ismah


    MaykleOliveira
    o meu violao ainda esta com as cordas originais que vieram nele, realmente acho que ja esta na hora de trocar...

    E ainda não morreu de tétano? Cordas na pior hipótese ($$$), trocas de 3 a 4 meses...


    kkkk, vou trocar o mais rapido possivel... vlw

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MaykleOliveira

    As vezes, se você não sua muito, no violão (onde fazemos menos bends, usamos arpeggios mais delicados, não damos porrada em power acordes, nem alavancadas), podem durar bem até uns 6-8 meses. Você irá perceber.

    Quanto a marca, existem várias boas... vai ser meio pessoal. Mas, se comprar uma marca boa (Elixir, GHS, Augustine, Dean Markley, Martin, Ernnie Ball e etc), vai começar a ter parâmetros comparativo para escolher o melhor prá você.

    Geralmente as cordas originais que vêm no instrumento são ruins. Compre uma das marcas citadas, que não seja muito cara e você possa pagar sem muito aperto, e comece a "sentir" o que te agrada.

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque meu violao nao tem um som bonito ?