Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Guia para Violão Ressonador ou Famoso Dobro.

      Autor Mensagem
      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES


      Guia para novatos Violão Ressonador ( Resonator Guitar )

      Se você é como eu, a primeira vez que você ouviu o som metálico cru, de um Dobro, National ou outro violão ressonador, a sua curiosidade levou a melhor sobre você. Por que o design estranho? Como eles conseguiram o slide para cantar assim? Como eles conseguiram trazer esse som? Mais importante ainda... .como eu posso conseguir esse som?
      O que é um violão ressonador?
      Qual é a diferença entre corpo estilos, materiais e marcas como National e Dobro e qual é o certo para mim?
      O que eu preciso para começar a tocar um violão ressonador?
      Quanto custa um custo e violão ressonador eu deveria comprar um ressonador vintage ou um novo ressonador?
      Então, vamos começar com algumas noções básicas...

      O que é um ressonador?

      http://s14.postimg.org/w8yk68yn5/resonator_guitar_chamber_e13777297245 70.jpg

      O violão foi desenvolvido antes dos amplificadores modernos como uma maneira de aumentar o volume de um violão acústica padrão. Isto foi necessário para ser audível nas faixas de bronze dos anos 20 e 30. Um violão acústico típico produz som quando as cordas com que o topo (e, em menor medida, a parte traseira e laterais) a vibrar. Um violão ressonador utiliza um cone de metal que fica por baixo das cordas e funciona muito parecido com um alto-falante estéreo. As cordas para ligar o cone por meio de uma ponte. Quando as cordas são tocadas, o cone de metal vibra, movendo-se de ar e amplificando o som dentro do violão e empurrando-o para fora através de buracos de som. O resultado é mais volume, mas também um sinal de completamente distinta e timbre.

      Um ressonador a mesma coisa que um Dobro?

      Dobro é uma marca de violão ressonador que se tornou um pouco sinônimo de toda a categoria, bem como Danone se resume em iogurte. Na verdade, existem muitos violões ressonadores que não são Dobros e o termo correto para a categoria é Violão Ressonador. Dito isto, Dobro é um termo comumente usado para descrever o estilo único de tocar um ressonador, particularmente no bluegrass e country.


      Tipos de Violão Ressonador:

      Tipo de Braço

      Existem dois tipos principais ou "estilos” de violões ressonadores, violões ressonador braço quadrado e violões braço redondo. Cada um serve a um propósito completamente diferente, com um estilo de tocar completamente original.

      Violão Ressonador de Braço quadrado.

      Violão Ressonador de braço quadrado é para tocar “estilo lap”
      Um violão braço quadrado recebe o seu nome, literalmente, a partir do seu braço quadrado. O braço é um "quadrado" de modo que ele pode ser tocado deitado em toda a volta, muito parecido com um violão de aço. As cordas de um pescoço quadrado são levantadas alto fora o braço do violão e apenas se destinam a ser jogado com um slide. Um violão ressonador pescoço quadrado é mais comum em bluegrass e música country, mas, ocasionalmente, você vai ver tocadores de Blues tocando "estilo lap" com um braço quadrado.

      http://s28.postimg.org/w9dt8er71/Square_Neck_Resonator_Guitar_300x138. jpg

      Violão do ressonador de Braço Redondo.
      Ao contrário de um violão ressonador braço quadrado, que é realmente um instrumento único e por si só, um ressonador de braço redondo é mantido e tocado como um violão tradicional. Alguns desempenham um decote redondo exatamente como fariam um violão normal, enquanto outros gostam de levantar as cordas mais altas fora o braço do violão e tocar principalmente com um slide. Ressonadores braço redondos são mais comuns em Blues do que em bluegrass e country.

      http://s27.postimg.org/4ohl39asj/Resontar_Guitar_BW.jpg


      Ressonador projeto.
      Existem três estilos ou desenhos do cone de metal que compreende o ressonador, cada um resultando em um som muito original.

      Tri-cone
      O violão ressonador original, desenhado por John Dopyera e produzido pela National Instrument Corporation, consistiu de três cones de metal de 6 " por uma barra de metal em forma de T que apoiou uma ponte, daí o nome" tri-cone ". Tri-cones eram caros e difíceis de construir, mas muitos tocadores consideram que eles tenham um tom superior do que outros projetos ressonador. Eles geralmente dizem ter um som mais suave e complexo, devido aos três cones ressonador individuais, com um ataque mais sutil e mantem mais o som . Tri-cones tendem a ser um dos favoritos dos tocadores Blues.

      http://s24.postimg.org/6xyy4k77l/Tricone_Resonator_Guitar_150x150.jpg

      Single-cone, Biscuit Bridge (Ponte Biscuit)
      Para resolver os problemas de produção e custos associados com o Tri-Cone, National String Instrument Corporation começou a produzir um design mais simples, que utilizou um único maior cone de 9 ", que tinha um disco de madeira no centro que realizou a ponte. Onde as cordas de um tri-cone teve que dirigir movimento por 3 cones ressonador, as cordas de um único cone levou apenas um. Isto resulta num tom alto, ligeiramente mais áspero que a tri-cone. Este tom alto, agressivo é exatamente o que fez a violão ressonador tão popular entre os tocadores de Blues.

      http://s2.postimg.org/4rc6wqxrd/Single_Cone_Resonator_Guitar.jpg

      Single-cone, Spider Bridge (Ponte Aranha)

      Há uma história complexa e fascinante em torno da evolução e lançamento do cone único ressonador, cheio de brigas de família e aquisições corporativas. Não cobri-lo aqui, mas planejao em um post separado. Em suma, os dois fundadores da National String Instrument Corporation, John e George Beauchamp Dopyera, teve uma queda para fora. John Dopyera deixou a empresa para fundar Dobro com seus irmãos. Dopyera havia projetado o biscoito ponte single-cone, mas quando ele saiu, National String Instrument Corporation registrou uma patente para o projeto.
      Para iniciar Dobro, Dopyera teve que desenvolver um novo design cone único que não violou a patente National String Instrument Corporation. O que ele chegou foi um projeto inteiramente novo, que inverteu a direção do cone para que ele apontou para o interior. A ponte do novo design foi ligado ao cone côncavo por uma gaiola que estava assentado sobre ele, olhando muito como uma "aranha". A ponte aranha distribui múltiplos pontos de contato em torno do perímetro do cone, em vez do que a ponte biscoito que possui um único ponto de contato no na parte superior do cone.
      A ponte aranha single-cone ressonador cria um tom que é completamente distinta tanto do cone-tri ou o single-cone ponte biscuit. Ele tem sido descrito como mais seca e mais nasalmente. A ponte aranha está quase sempre associada com Blues. O design e o tom são realmente sinônimo de Dobro.

      http://s30.postimg.org/r2e1hp9ap/Dobro_Spidercone.jpg


      Material do corpo

      O corpo de violão ressonador vêm em dois principais materiais - metal e madeira. Em um violão ressonador tradicional do corpo serve como câmara de ressonância e do tipo e qualidade da madeira tem um enorme impacto sobre o som da violão: violões jacarandá soar diferente do que violões de bordo que soam diferentes do que violões de mogno. Para violões ressonador, o cone ressonador produz o som de modo que o material do corpo tem muito menos influência. Enquanto o design ressonador vai ditar a maioria dos tom do instrumento, o corpo faz a diferença e você deve tentar vários para determinar o caminho certo para você

      Corpo de metal

      http://s30.postimg.org/wjahhb6tt/gold_tone_resonator_guitar.jpg

      Corpo de "Metal" são geralmente latão ou aço, revestidos em níquel. Alguns dos tri-cones nacionais originais dos anos 20 e 30 do eram feitas de prata alemã e esses modelos são altamente colecionáveis. Mais recentes Nationals também vêm powdercoated em uma variedade de cores. Como indicado acima, o tipo de metal realmente tem um pequeno impacto sobre o tom da violão. Aço tem sido descrito como um pouco mais cru e bluesy enquanto bronze é um pouco sonoridade mais arredondada e sofisticada. Corpo de Metal de violões ressonador também são conhecidos por ter gravuras e gravuras ricas, tipicamente de cenas havaianas (como música havaiana era incrivelmente popular durante o auge do ressonador nos anos 20 e 30) do. Violãos de corpo de metal são normalmente preferido pelos tocadores de blues, de country e os tocadores do bluegrass.

      Corpo de madeira

      http://s3.postimg.org/dfpy3761v/Epiphone_Dobro_Black_Background3.jpg

      O preferido de Eric Clapton Violão ressonador de corpo de madeira tende a ter um som um pouco mais quente com menos soco e mais volume comparado ao violão ressonador de metal. Estes violões ressonadores são mais preferidos pelos tocadores de Blues, embora haja um número de tocadores de country e bluegrass que tocam ressonadores de corpo de madeira. Dobro são quase exclusivamente de corpo de madeira e quando alguém diz um tocador "Dobro" eles são tipicamente falando, um violão ressonador com braço quadrado de corpo de madeira com uma ponte aranha single-cone. Como dito acima, em violão ressonador tradicional, a qualidade da madeira tem um enorme impacto sobre a madeira boa e sólida é muito preferida perto de madeira compensada. Em um violão ressonador, a qualidade da madeira tem um impacto muito grande.


      O que eu preciso para tocar um ressonador da violão?

      Além obviamente de um violão ressonador, existem algumas outras ferramentas padrão que você pode ou não pode achar útil.

      Fingerpicks e Thumbpicks ( Dedeiras )

      http://s1.postimg.org/rlcrpbqgf/fingerpicks.png

      Fingerpicks (dedeira para indicador e dedo médio) é um assunto complicado e você vai encontrar o maior número de opiniões e abordagens. Como a maioria dos tocadores de violão ressonador toca algum tipo de fingerstyle (escolhendo as cordas com o polegar, indicador e o dedo médio), em vez de dedilhar com uma palheta, a maioria optar por algum tipo de dedeira thumbpicks dedeir para o polegar para dar-lhes mais volume. Além disso, como os tocadores de violão ressonador tendem a preferir cordas de calibre pesado, fingerpicks proteger as pontas dos dedos e unhas. Dito isto, alguns como apenas um thumbpick, alguns como apenas fingerpicks, alguns usam um fingerpick em um dedo e não o outro... não há "certo" dum modo principal queixa mais ter com o dedo e thumbpicks é que eles são desconfortáveis e falta o controle recebe usando apenas os dedos. Tocadores inventaram todo tipo de maneiras de personalizar seus fingerpicks para torná-los mais confortáveis e se adequar ao seu estilo particular. A maioria diz que, se você pode treinar-se para usar fingerpicks cedo, você vai ser mais feliz à medida que avança como um tocador.
      Thumbpicks geralmente vêm em uma variedade de plásticos e fingerpicks tendem a ser níquel ou latão, mas existem literalmente dezenas de diferentes estilos e tipos, escolha o melhor pra você.


      Slide ou Bottleneck Slides ( Para tocar blues isso é muito necessário)

      http://s16.postimg.org/quuwnh12t/guitar_slide_e1377917711393.jpg
      Muitos tocadores usam um violão ressonador exclusivamente para tocar slide. Violõe ressonador do braço quadrado só pode ser tocado com um slide e muitos tocadores de ressonador de pescoço redondo vai aumentar as cordas altas o braço da violão para torná-lo mais adequado para slides. Ao escolher um slide é importante considerar o estilo de música que você estará tocando e o tom que você gostaria.
      Para aqueles que tocam ressonado com o braço redondo, eles tendem a ser usado mais para tocar blues estilo que utiliza uma lâmina colocada sobre o seu dedo anelar ou o dedo mindinho. Esses slides foram feitos originalmente com o gargalo de uma garrafa de vinho, daí o nome Bottleneck (gargalo). Hoje, uma gama de empresas fazer slides gargalo de vidro, aço, bronze, cerâmica e outros materiais. Vidro tende a ter um som mais suave enquanto que o metal é brasher. A maioria dos tocadores de ressonador tendem a preferir uma lâmina de metal, mas depende completamente a preferência do tocador.

      Quanto custa?
      No Brasil é muito caro, eu digo violão ressonador bom algum que você não terá problemas ao passar dos anos, e não vai ficar decepcionado com o som porque existem alguns que soam com uma lata de sardinha com cordas, um bom ressonado para iniciante começa no valor de R$ 1.500 e vai até R$ 15.000 reais um absurdo sendo que fora do Brasil os mesmo vc pode comprar pela metade do preço, a partir de $ 300.00 dólares cerca de 700 reais, no Brasil é muito difícil ser musico os impostos são um absurdos, um exemplo pequeno, encordoamento de Violão, Guitarra e Ressonador que no Brasil custa de R$ 30,00 a R$ 100,00 reais em outros países custam de R$ 10,00 a R$ 15,00.

      Final
      Espero que esta visão geral deu-lhe algumas informações úteis como você entrar e explorar o mundo do violão ressonado. Com uma compreensão do projeto de ressonador, os materiais e os vários estilos de tocar, agora você pode sair para a loja ou pedir emprestado um instrumento para amigos e experimentar. Se você é um musico avançado, ou apenas um fã de música, há sempre mais para aprender. Por favor, use os comentários para que eu possa saber o que mais você pode achar útil e eu vou continuar a postar conteúdo novo sobre violão ressonado. Estou ansioso para seus pensamentos.

      Obrigado,

      Meus brinquedos são:
      Fender American Deluxe Strat RW 3CSB
      Gibson Dobro Hound Dog Round Neck
      Gibson Epiphone EL-00 PRO
      Gibson Epiphone DR-212
      Clássico Nylon Sakura
      Fender Mustang II VII

      Atenciosamente:
      André (BR-BLUES)

      Meu Facebook

      LeandroP
      Moderador
      # jun/15
      · votar


      Valeu pelo tópico, BR-BLUES. Será de muita valia... Abraço!!!

      Natanael Gama
      Veterano
      # jun/15 · Editado por: Natanael Gama
      · votar


      BR-BLUES

      Muito bom o topico ajuda na cultura dos violões, Mas pode ser confuso pra alguns pois JOGADO seria TOCADO provavelmente tradução do verbo Play
      Precisa de uma leve revisão.. Por exemplo TOCADORES parece até português de Portugal...
      Uma leve critica. Revise antes; tem modelos de violões a horrores já li tanto que esqueci a metade mas lembro dos Ressonator, DOBRO é marca da GIBSON

      Para Instrumentos Bluegrass são usados Banjos, Bandolins, Steel Guitars e Resonator

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar



      BR-BLUES

      Muito bom o topico ajuda na cultura dos violões, Mas pode ser confuso pra alguns pois JOGADO seria TOCADO provavelmente tradução do verbo Play
      Precisa de uma leve revisão.. Por exemplo TOCADORES parece até português de Portugal...
      Uma leve critica. Revise antes; tem modelos de violões a horrores já li tanto que esqueci a metade mas lembro dos Ressonator, DOBRO é marca da GIBSON

      Para Instrumentos Bluegrass são usados Banjos, Bandolins, Steel Guitars e Resonator


      Desculpa algum erro. e obrigado pelo complemendo sobre o Bluegrass.

      Eu moro na Áustria, muitos dos meus estudos aqui no conservatório vem do alemão e inglês que os verbos tem o mesmo significado, do alemão Spielen = Tocar, jogar, brincar etc.., assim como o verbo no inglês Play tem a mesma colocação, e já é natural essa tradução, moro aqui a muito tempo, o português as vezes fica um pouco difícil, e tento fazer o melhor, os erros que eu consegui encontrar já foram corrigidos, obrigado pelos conselhos.

      Eu estudo aqui https://www.konstirol.at

      Sim Dobro é uma marca Gibson, a Gibson comprou o nome em 1993, mas a origem vem do luthier John Dopyera, que por uma encomenda produziu o primeiro Dobro, Daí nasceu o Dobro (o nome vem de DOpyera BROthers - irmãos Dopyera),

      Paz!!!

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      Valeu pelo tópico, BR-BLUES. Será de muita valia... Abraço!!!

      Obrigado,
      Qualquer duvida é só perguntar, com a maior boa vontade eu vou ajudar,

      Paz!!

      Ismah
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES

      So gut dass text, viele danken...! Und ya...
      Willkommen aus brasilianisch lande, ich bin deutscher abstammung!

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES
      Cara, eu andei postando algumas coisas com ressonador em alguns tópicos por aí. Curti as informações! Aqui tem um link de uma playlist do meu soundcloud só com coisas que eu gravei no ressonador. Não deixe de postar um som também! Abraço.
      https://soundcloud.com/brothercrow/sets/covers

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES

      So gut dass text, viele danken...! Und ya...
      Willkommen aus brasilianisch lande, ich bin deutscher abstammung!


      Vielen Dank für den Empfang.
      Ich bin Brasilianer in Sorocaba-SP geboren, leben hier in Österreich seit vielen Jahren.
      Haben Sie Fragen, fragen Sie ich immer helfen

      Frieden !!

      strinbergshredder
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      Ismah
      BR-BLUES

      Opa opa opa!! Vamos parar com esse xingamentos aí?! Agressão verbal aqui não pode!

      [modo piadista off]


      BR-BLUES
      excelente tópico cara! Já tinha visto violões desse tipo, mas tudo que eu sabia (ou achava que sabia né..hehe) é que ele se chamava Dobro... rsrsrs

      Parabéns por agregar informações relevantes como essa!

      Abraços!

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES
      · votar


      BrotherCrow
      Membro Novato

      Cara, eu andei postando algumas coisas com ressonador em alguns tópicos por aí. Curti as informações! Aqui tem um link de uma playlist do meu soundcloud só com coisas que eu gravei no ressonador. Não deixe de postar um som também! Abraço.
      https://soundcloud.com/brothercrow/sets/covers


      Quanto mais informação sobre ressonadores tiver é melhor!

      Muito bom, gostei muito das musicas,
      O ressonador vermelho tmb, eu já experimentei um o som é muito bom, que encordoamento você usa?

      qualquer hora eu vou fazer um vídeo novo , eu tenho um apenas no youtube se quiser ver um cover Duane Allman - 1970

      https://www.youtube.com/watch?v=Nw_UgHpQhco

      Paz!!

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES
      · votar


      strinbergshredder

      Opa opa opa!! Vamos parar com esse xingamentos aí?! Agressão verbal aqui não pode!

      [modo piadista off]

      excelente tópico cara! Já tinha visto violões desse tipo, mas tudo que eu sabia (ou achava que sabia né..hehe) é que ele se chamava Dobro... rsrsrs

      Parabéns por agregar informações relevantes como essa!

      Abraços!


      Que bom saber que você aproveitou alguma coisa, eu acho que o Brasil é carente sobre informações sobre ressonadores, e todo apoio sobre o assunto é muito bom, tenho muito mais informações só que este post eu fiz com as informações básica, pra não ficar muito extenso, mas já estou juntando novas coisas e em alguns dias eu vou continuar com mais algumas informações.
      Se vc tiver alguma divida é só perguntar.

      Obrigado.

      Paz!!

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES
      qualquer hora eu vou fazer um vídeo novo , eu tenho um apenas no youtube se quiser ver um cover Duane Allman
      Esse video é de você tocando? Se for, parabéns!

      O ressonador vermelho tmb, eu já experimentei um o som é muito bom, que encordoamento você usa?
      Ressonador vermelho? Não entendi bem do que você está falando.

      O encordoamento que uso é normal, de violão de aço D'Addario. Usei o encordoamento específico para ressonadores da Dunlop por um tempo e não me adaptei.

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BrotherCrow

      qualquer hora eu vou fazer um vídeo novo , eu tenho um apenas no youtube se quiser ver um cover Duane Allman
      Esse video é de você tocando? Se for, parabéns!

      O ressonador vermelho tmb, eu já experimentei um o som é muito bom, que encordoamento você usa?
      Ressonador vermelho? Não entendi bem do que você está falando.


      O encordoamento que uso é normal, de violão de aço D'Addario. Usei o encordoamento específico para ressonadores da Dunlop por um tempo e não me adaptei.


      Olá
      Sim a musica do youtube sou eu, obrigado :)

      Eu vi no teu soundcloud um ressonador vermelho em uma imagem, se for Regal eu já experimentei, é muito bom o som .

      Eu tmb não gostei da Dunlop o,16-0,56, é igual Martin não tem o som legal o som é muito abafado é mais pra Bluegrass, eu gosto de um som mais brilhante com o médio grave equilibrado, D'Addario Resophonic e John Pearse 3050, com encordoamento mais espesso o som pode ser duplicado o volume quero dizer, as vezes vale o esforço de reabilitação, você toca muito bem, você pode mandar melhor ainda.
      Depois de uma hora de treino no meu Dobro, eu pego meu violão de corda de aço, fica muito mais fácil isso pq eu uso corda D'Addario 0,13 no meu violão.

      Paz!!!

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES
      · votar


      Como escolher as cordas para ressonador!

      Parte deste texto eu publiquei em outro topico, sobre corda 0.16

      Geralmente, cordas mais grossas têm mais volume, o som mais rico e mais um som mais duradouro. Eles também criar mais tensão, o que é bom e ruim. Para Resonators, isso é bom porque a ponte precisa de certa quantidade de pressão para fazer o cone vibrar. No entanto, também é muito perigoso como muita tensão pode deformar o braço.
      A regra geral é tocar para tocar como cordas espessa é de acordo com o teu violão ressonador. A espessura de uma corda de violão é chamada de bitola. Quando você olha para um pacote de cordas do violão você verá bitolas listadas, começando na seqüência mais estreita (a seqüência de alta E) para baixo através da corda mais grossa (a seqüência de baixa E). Você costuma ver jogos listados por apenas a primeira ea última seqüência, portanto, um 0,12-0,53 terá um bitola 0,12 alta E e um bitola 0,53 baixo E.
      É importante ver cada medidor de corda individual como podem variar em conjunto. Uma das maiores coisas a se considerar é a terceira corda, ou G corda. Essa seqüência ser enrroladas, como as outras 3 cordas graves, ou simples (aberto) como as duas cordas mais altas. Normalmente, cordas acústicas têm G enroladas, que é mais forte e mais alto, mas muito mais difícil de fazer o band. Tocadores comuns usará tipicamente cordas de bitola leve, como 0,9-0,42, que são mais fáceis de fazer o band. Tocadores acústicos usará um medida mais pesada, como um 0,12-0,53, que terá um som mais alto, mais rico. Tocador de ressonador dependendo de como eles tocam, normalmente usam cordas pesadas como 0,16-0,58 pode ser tambem 0,16-0,56 ou 0,16-0,59 dependendo da marca.

      Estilo Slide ou Fingerstyle (Dedilhado)

      Cordas mais grossas são mais difíceis de tocar Slide, mas mordem as pontas do dedo causando dor. Eles puxam o movimento acima do fretboard tornando mais difícil para tocar Fingerstyle. Para os tocadores com Slide, isto não é um problema e melhor uma ação mais elevada para manter o slide sem bater nos trastes. Tocadores de Slide para ressonador de braço quadrado ou braço redondo, tipicamente vai subir a um conjunto para 0,16-0,56. Se você Tocar fingerstyle, porém, você tem que considerar se você tem força para a seguencia de notas (que tem um monte de músculo do dedo) e fazer bend ocasional ou abafar. Tocadores Fingerstyle tendem a ir para um conjunto mais de meio 0,13-0,56. É tudo uma questão de preferência.

      Standard (Padrão) ou afinação aberta Open G, Open D

      A afinação que voce usa determina a altura da corda e a tensão no braço. Uma afinação alta (como o Open E) com cordas de bitola 0,16-0,56 (que por si só causar mais tensão) pode ser um desastre para seu ressonador. Geralmente, "para baixo", como afinações abertas (Open) G ou D, onde certas cordas são afinadas para baixo (e assim vai reduzir a tensão) o padrão é usar uma bitola superior para afinação aberta.
      Você não gostaria de colocar um conjunto de 0,16-0,56 em um Ressonador com afinação padrão (Standard) ou open E a menos que o Ressonador tinha sido especificamente criado por um profissional para isto, o braço pode ser seriamente danificado. Pessoalmente, eu não iria passar por cima de 0,13 com um Ressonador na afinação padrão (Standard).
      Uma dica pra quem quer toar em Open E sem danificar o braço do ressonador e com cordar grossas, é usar o capotraste na segunda casa em uma aficação Open D, você terá um Open E


      Tipos de cordas:

      Estas informações servem pra Ressonador, Violão, Guitarra, Baixo, Viola etc..
      Vamos falar dos três formatos (tipos) de cordas que existem.


      Roundwound:

      Este corda como todo mundo já conhece, e gosta, tem um som bem aberto, em comparação com os outros dois tipos. Então se você quer um instrumento com som mais aberto este é teu tipo de corda. Tanto o timbre quanto a pegada pode variar de marca para marca, ou modelo para modelo de corda.
      http://s21.postimg.org/newpx46dz/Roundwound_strings.png


      Flatwound:

      Esta corda tem muito mais grave, alias para alguns graves até demais, tem um som bem fechado e escondido, mais para tocar algumas ondas do Jazz ou usa-la em um baixo fretless fica muito bacana. Pra quem não gosta daquele barulhinho quando se muda de um acorde para outro esta corda pode ajudar muito. Esta corda é mais comum em bitola maiores, 0.11 ou 0.12, mas com um pouco de paciência pode se achar até 0.10.
      http://s3.postimg.org/qy17cymvn/Flatwound_strings.pngl]


      Half Wound:

      Aqui podemos dizer que temos o melhor dos dois mundos. A halfwound tem mais brilho que a flatwound mas não tanto brilho quanto a roundwound. Corda muito legal para timbres limpos, tal qual a flatwound. Falando da marca das cordas podemos citar as mesmas da flatwound. Então qual tipo de corda eu devo comprar? Bom você deve compra o tipo de cordas que mais se adequar a suas necessidades. Leve em consideração o tipo da corda o bitola e por não a marca, afinal que não que ficar com dinheiro extra no bolso de for possível.
      http://s11.postimg.org/8bk5gal4z/Halfwound_strings.png

      Som brilhante ou Suave (Mellow)

      Aprofundando no assunto, vamos olhar para o outro fator importante que irá afetar o tom: O material. Cordas de ressonador vêm em uma ampla variedades de materiais, ou de ligas, que cada um faz um som diferente. Aqui estão algumas das opções mais comuns.

      Nickel Pure (Nickel Puro):

      Historicamente, a maioria das cordas era feitas de níquel. Hoje o níquel é usado principalmente em guitarras elétricas como eles têm melhores propriedades magnéticas para captadores elétricos. Dito isto, níquel puro fez um pouco de voltar para os tocadores que querem um som mais acústico e um som vintage, o níquel é brilhante, mas tende a ser um pouco "tranquila".
      Já falando das cordas de níquel puro, as mesmas são mais macias e tem som mais quente quando comparadas com as de aço inox ou cordas com enrolamento niquelado. É um ótimo tipo para quem vai tocar blues, jazz ou rock clássico.


      Nickel Plated (Niquelado):

      Semelhante a Pure Nickel, mas banhado. Eles tendem a ter um som mais brilhante e vida útil mais curta do que o níquel puro. Mais uma vez, estes são encontrados principalmente em guitarras elétricas. No entanto, se o seu ressonador tem uma captação que você provavelmente vai querer níquel puro ou níquel cadeias como outras cordas acústicas tradicionais banhado não tem as mesmas propriedades magnéticas.


      Bronze (às vezes chamado de 80/20)

      Estes não é na verdade bronze, mas uma mistura de cobre e zinco. 80% de cobre e 20% de zinco para ser exato. Essas seqüências são extremamente brilhantes e nítidas e som grande em um ressonador. No entanto, eles tendem a perder o som rapidamente
      A troca do encordoamento é nescessário frequentemente.

      Cordas Phosphor Bronze:

      Phosphor Bronze tem o som mais suave e é um pouco mais escura do que cordas de bronze. Eles também tendem a durar mais tempo. Cordas Phosphor Bronze são de 92% de cobre e 8% deestanho, Muitos músicos acham este corda melhor para tocar com palheta. Phosphor bronze é como bronze regular, mas tem uma pequena quantidade de fósforo adicionado a liga que compõe a corda. O fato de ter fosforo na liga ajuda um pouco na durabilidade.



      Silk and Steel:

      Estas são as cordas mais suave (Mellow ) do grupo. As três primeiras são de cobre as três mais graves são prata enrolada em um nucleo de aço são comuns entre em musica Folk, mas geralmente não entre slides, Blues e Bluegrass.


      Os principais fabricante de cordas para ressonador são. (Não necessariamente nesta ordem).

      D’Addario
      John Pearse
      Ernie Ball
      Martin
      GHS

      Abaixo alguns links para download de catalogos de cordas


      D’Addario
      https://mega.nz/#!DkJWUaQS!-fakcyW-8vwlhy7yk0-95Frsj2qEg_xWiWSRtGIDK8Y

      GHS
      https://mega.nz/#!Skow2aoZ!kCM5LzxHl0GC-WVU9HNRgruIukwGTDzGGV8IYZadF10

      Martin
      https://mega.nz/#!L55jUCZa!3pBuLA_hjXKBIIYfyuOeuxNjk90WhWhgq5VRQnQixAk

      Cordas e produtos diversos
      https://mega.nz/#!6lhjyaAR!4kkuaVBK03iyU_IIBLBnLHTrKZEAz7eJVTOVXZsBh2g

      Obrigado a todos !!!


      PAZ!!


      Ismah
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES
      acho que o Brasil é carente sobre informações sobre ressonadores

      Temos outras carências, acredite!!!

      Haben Sie Fragen, fragen Sie ich immer helfen

      Dann, sind wir zwei!


      strinbergshredder
      Opa opa opa!! Vamos parar com esse xingamentos aí?! Agressão verbal aqui não pode!

      Só imagina dois falantes de alemão em pânico... Melho que isso, só os bate-boca di nostri italliani!

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES
      Eu vi no teu soundcloud um ressonador vermelho em uma imagem
      Acho que você tá falando da minha Gretsch. Não é um ressonador, é uma guitarra hollowbody.

      D'Addario Resophonic e John Pearse 3050, com encordoamento mais espesso o som pode ser duplicado o volume quero dizer, as vezes vale o esforço de reabilitação, você toca muito bem, você pode mandar melhor ainda.
      Claro, sempre dá pra melhorar! Quando tiver a chance vou testar essas cordas que você falou, mas não me preocupo tanto assim com o volume. Aliás, se o volume do ressonador for muito alto, a minha voz não dá conta de acompanhar! Hehe... minha preocupação maior é com a qualidade do som mesmo. O ressonador foi uma surpresa muito agradável pra mim na primeira vez que testei um. Eu já tocava slide no violão de aço, mas quando toquei um ressonador pela primeira vez, senti imediatamente que aquele era o som que eu estava procurando.
      Abraços e aguardo mais músicas suas.

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES
      · votar


      Ismah

      Hallo, wie gehts?
      Se eu puder ajudar é só me chamar inbox no facebook ?
      kein Problem !!

      Paz!!

      BR-BLUES
      Membro Novato
      # jun/15 · Editado por: BR-BLUES
      · votar


      BrotherCrow


      Acho que você tá falando da minha Gretsch. Não é um ressonador, é uma guitarra hollowbody.
      Desculpa, eu vi errado, acho que eu estava meio chapado, é um ressonador preto, !

      Quando tiver a chance vou testar essas cordas que você falou, mas não me preocupo tanto assim com o volume. Aliás, se o volume do ressonador for muito alto, a minha voz não dá conta de acompanhar! Hehe... minha preocupação maior é com a qualidade do som mesmo. O ressonador foi uma surpresa muito agradável pra mim na primeira vez que testei um. Eu já tocava slide no violão de aço, mas quando toquei um ressonador pela primeira vez, senti imediatamente que aquele era o som que eu estava procurando.
      Abraços e aguardo mais músicas suas.

      Claro, mas não só o volume o slide trabalha melhor é mais fácil, o ressonador vai dar uma melhor resposta tmb, Eu não gosto muito de cantar, sou mais de tocar msm, eu gosto muito de Open G, da pra tocar quase tudo de Robert Johnson à Jimmy Page, Que afinação vc usa?

      Paz!!

      Ismah
      Veterano
      # jun/15 · Editado por: Ismah
      · votar


      BR-BLUES
      Hallo, wie gehts?
      Se eu puder ajudar é só me chamar inbox no facebook ?


      Ya! Gehts gut, krang, aber gut. Meine Facebook.

      acho que eu estava meio chapado

      Esteve na Bélgica ou Holanda???

      BrotherCrow
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      BR-BLUES
      Desculpa, eu vi errado, acho que eu estava meio chapado, é um ressonador preto, !
      Ah, tá, então é meu Regal mesmo. É um ressonador bem simples, mas dá conta do recado.

      eu gosto muito de Open G, da pra tocar quase tudo de Robert Johnson à Jimmy Page, Que afinação vc usa?
      Uso tanto Open G quanto Open D. Gosto mais de Open D, porque te dá a raiz do acorde na primeira e na sexta corda. É por isso que o Keith Richards toca Open G arrancando a sexta!

      Beto Guitar Player
      Veterano
      # 17/set/17 19:50
      · votar


      Obrigado pelo material. Eu tenho uma guitarra resonator, mas entendo muito pouco ainda, acho o som sensacional.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia para Violão Ressonador ou Famoso Dobro.

      303.530 tópicos 7.854.571 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital