Pra que tipo de musica violões menores servem?

    Autor Mensagem
    vsamntos
    Membro Novato
    # mai/15


    Eu estava vendo uns violões pra comprar, e vi que tem uns que são mais pequenos tipo esse:
    http://www.martinguitar.com/new/item/3839-ed-sheeran-x-signature-editi on.html

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    cara, é um violão de aço, só muda o formato do corpo. tem som de violão de aço. manja?

    sobre as implicações sonoras do formato e etc e tal, ai precisa de alguém qualificado como o mauricio luiz bertola ou algum outro luthier pra te explicar.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Não precisa ser luthier... Basta manjar o básico de física:

    Maior tamanho = mais volume e mais graves

    Claro que existem outros poréns, mas basicamente é esse o efeito.

    Quanto à aplicações não existe um divisor de águas. Os folk são os mais populares, enquanto os outros geralmente estão em nichos específicos de sons acústicos. Por exemplo um dobro é muito comum no blues e country, um jumbo no country e freestyle... E por aí vai...

    Natanael Gama
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Natanael Gama
    · votar


    vsamntos

    na verdade esse violão não é pequeno é mais do estilo classico, som agudo e brilhante por ser cordas de aço. Eh bom pra dedilhados e Fingerstyle (não tem violão proprio pra Fingerstyle), musicas que pedem um som mais limpo e brilhante mas tem o gosto pessoal que pesa muito. Os que Vc viu pra comprar provavelmente seja semi flat tipo o Eagle Gl 36

    rcorts
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    Natanael Gama
    na verdade esse violão não é pequeno é mais do estilo classico

    Não sei não hein, pelas especificações do site a escala é menor do que de guitarras Les Paul, então provavelmente é menor mesmo e não simplesmente flat.

    E violão clássico é sempre com encordoamento de nylon, não de aço.

    vsamntos

    Como disse o Ismah, a diferença básica consiste no som.

    No entanto, outra diferença drástica de um violão 3/4 para um tamanho "normal" * é que como a escala é bem mais curta as cordas atingem o ponto de afinação padrão com tensões bem menores. Assim as cordas ficam bem mais macias de tocar. Então interfere diretamente também na tocabilidade.

    Na prática, o som de violões "pequenos" tende a soar mais frouxo, bem aveludado com ataque reduzido e menos definição sonora (brilho, presença). E isso se deve muito mais ao comprimento da escala do que ao tamanho e profundidade da caixa de ressonância.

    Já a questão dos graves, essa sim se deve mais ao tamanho e profundidade da caixa do que ao próprio comprimento da escala.

    Quanto ao uso, cabe dizer que violões pequenos são pensados para estudantes, geralmente crianças de pouca idade que possuem as mãos pequenas e teriam mais dificuldade motora em violões de tamanho normal. **


    * (ressalva: nessa possível classificação tem violão de todo tipo: flat, jumbo, folk, clássico, ovation, eletroacústico etc....)

    ** detalhe: a mesma lógica não se aplica a outros instrumentos pequenos como violino e cavaquinho por exemplo, pois como as suas afinações são diferentes da afinação padrão de um violão as cordas ficam mais tensionadas. E nestes pode se notar facilmente que são instrumentos com timbre com bastante brilho.

    Natanael Gama
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    rcorts

    Sei.. Eu disse é mais do estilo, quis dizer que o shape é mais do modelo classico. Pode ser mais do estilo do Di Giorgio Picolo que é mais pra estudo infantil. ( como Vc mesmo disse em seu comentario) Tah Relax

    MMJr
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    Galaera, "pelamor"...

    Este violao e para tocar qualquer coisa, Serve para uma crianca, para uma pessoa de estatura pequena ou adulto. Serve para se carregar para todos os lados, para viajar, para um acampamento... para ser usado a toda hora. sem frescura..
    Simplesmente mais uma opcao no mercado. Nao necessariamente para um estilo espefico de musica.....

    rcorts
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Natanael Gama
    Tah Relax

    Tranquilo. Esquenta não. He he!

    rcorts
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    MMJr

    Serve pra qualquer coisa mesmo, dá pra tocar qualquer coisa, tanto criança quanto adulto, você está certo.

    Mas se o cara quiser um som mais brilhante (ou encorpado) esse aí pode deixar um pouco a desejar.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ainda vou comprar um assim. Sempre quis ter. O Tommy Emmanuel usa, então ruim é que não deve ser. Só que não tem a preços baixos.



    rcorts
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Esse aí tá com cara de ser flat, mas não de tamanho reduzido. Claro, só achismo meu.

    Ah, só uma observação, eu não disse em momento algum que é bom ou ruim, apenas que o tamanho da escala reduzida influencia na sonoridade, ok. Se houve outra interpretação, então já deixo explicado que eu não quis dizer nada a respeito de bom ou ruim.

    Abç.

    MMJr
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    Esse violao, citado pelo .vsamntos tem uma finalidade em particular,:

    The Ed Sheeran X Signature Edition is the second Signature Artist Edition from multi-platinum singer/songwriter and Martin Ambassador Ed Sheeran. Designed in collaboration with the team at Martin Guitar,

    Ed Sheeran is donating 100% of his royalties from the sale of every model to the East Anglia’s Children’s Hospices (www.each.org.uk).


    Obs.
    O Violao que T. Emmanuel esta usando no video acima , ja e uma coisa totalmente diferente do exemplo da serie X citada no inicio do topico....

    Valeu.,..

    vsamntos
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar



    eaí, obrigado todo mundo por reponder, então eu queria um violão pra tocar um estilo de musica perecido com esse incluindo essas musicas, e pensei vou comprar um violão parecido com esse, sera que violão que eu botei no link é semelhante mesmo a esse do video??

    kiki
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    vsamntos
    sera que violão que eu botei no link é semelhante mesmo a esse do video??
    acho que sim, no video o violao parece ser menor. se é o modelo signature do cara, deve ser parecido.

    mas nao se iluda, nao é comprando um instrumento igual que voce vai soar igual. tem milhares de fatores ai: cordas, amplificadores, efeitos, etc. e, principalmente, a pegada.

    MMJr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    http://www.guitarcenter.com/Martin-X-Series-LX1E-Little-Martin-Acousti c-Electric-109455931-i1148318.gc

    rcorts
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    kiki
    mas nao se iluda, nao é comprando um instrumento igual que voce vai soar igual. tem milhares de fatores ai: cordas, amplificadores, efeitos, etc. e, principalmente, a pegada.

    Bem colocado.

    vsamntos
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    kiki, sim eu sei o ed sheeran é muito foda no violão o cara toca desde os 3 anos de idade, e segundo ele quando era criança era obcecado por tocar na maioria dos dias depois que chegava da escola ele ficava mais de 5 horas seguidas tocando....Mas com tempo td se aprende neh :D

    vsamntos
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Vlw pelo link MMJr ;D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que tipo de musica violões menores servem?