Será que estou pronto para dar aulas?

    Autor Mensagem
    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # abr/15


    Toco violão desde os 13 (agora estou para fazer 21) e guitarra desde os 15. Já fiz aulas de guitarra, tenho uma noção boa de teoria e campos harmônicos, mas será que estou realmente pronto para ensinar alguém?

    Eu já dei aulas antes, tinha cerca de 3~5 alunos, durante os 6 meses que lecionei. Meu método de estuda era separado por aulas, cada aula eu ensinava um tópico onde estava: acordes iniciantes, técnicas sonoras(bend, vibrato, slide, etc), tablaturas e leitura musical, sistema temperado, exercícios diários para fluidez em ambas mãos, campo harmônico, progressões com dominante, segunda cadencial, escalas maiores, menores, menor melódica, menor harmônica, arpejos, palhetada alternada, sweep, econômica, tríades exóticas(diminutas, aumentadas), escalas exóticas(hexafônica, cromática)...

    Agora com o foco maior em violão e não apenas guitarra, pretendo manter aulas também em ritmo, batidas, dedilhados (pretendo passar os estudos do villa lobos), harmônicos naturais, artificiais, contratempo(reggae), improviso, partitura (caso demandado por alunos). Aulas sobre estruturas da música popular, rock, blues...

    Além disto estão os tópicos onde não tenho completo domínio, como sistema natural(apenas como intuito didático), solfejos rítmicos, solfejos melódicos, escalas gregas, jazz, sertanejo, bossa nova (com dedilhados sincopados, algo que estou passando dificuldade) e caso haja mais assuntos para estudar, favor dizerem.

    A squestões são: com esses tópicos estou disposto a ser um bom professor? Além do mais, existem mais normas e dicas para transmitir informações aos alunos com mais facilidade, como incentivar mais os alunos a estudarem, etc? 50 reais é um bom preço pelas aulas?

    Minha meta atual é dar aulas nos períodos da manhã/noite, estudar à tarde e viver em uma república com amigos (também são músicos hehe) e construir nome com o tempo. Mas antes de me aventurar nisto, preciso sentir segurança no que estou fazendo... :/

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Esqueci de citar também escalas pentatônicas e pentablues

    LeandroP
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    escalas gregas

    O que é isso?

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Modos gregos, perdão.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    "construir nome com o tempo"

    Eis o segredo: Fé e Pés no Chão ! ! !

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # abr/15
    · votar


    BrunoRodrigues
    Tenho medo, muito medo. :(

    Fico ansioso se vou conseguir pagar minhas contas.

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    E aí, beleza? Estou pra completar 17 anos ainda, e estou dando aula desde janeiro, comecei há 4 anos no violão/guitarra. Você tem que tem conhecimento paciência só, conhecimento você parece ter cara, boa sorte!

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    "Tenho medo, muito medo. :(
    Fico ansioso se vou conseguir pagar minhas contas."


    Sei perfeitamente como é. Passei por isso quando resolvi abrir uma loja pra vender Instrumentos e Acessórios com o slogan "Qualidade e Preço Justo".

    No começo era "apertado" pra pagar até o Simples. Ainda não está nem perto do pensei, mas aos poucos as coisas estão melhorando.

    Quase todo começo é difícil, mas se vc está preparado p desafio, pode ter certeza que vc chegará onde merece.

    Boa Sorte e se precisar, estamos aí pra ajudar ! ! !

    #BrunoRodrigues

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    Você só tem interesse em tocar ou também tem interesse no processo de aprendizagem?

    carlcarl
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: carlcarl
    · votar


    voce esta pedindo conselhos,darei o meu palpite.
    a meu ver um dos maiores erros cometidos por professores de violão/guitarra que não trabalham em uma escola é que estes querem ensinar coisas demais em pouco tempo(não estou afirmando que este é o teu caso)
    a maioria dos alunos querem somente tocar para se divertirem e não querem nem saber se a penta é tônica ou se a tônica é penta,é claro que esta não é uma regra fixa, o que eu te desejo é que voce encontre alunos que queiram saber tudo e claro voce ira perceber quando o aluno esta interessado.
    o grande desafio é tentar sempre incentivar a vontade e a curiosidade dos alunos.
    se voce para pagar as tuas contas precisa de ,por exemplo: ter 5 alunos ,tente ter 10 alunos ou mais porque o numero de desistentes infelizmente é grande sobretudo se forem iniciantes porque eles pensam que musica é brincadeira,acham que na hora da aula vai acontecer um milagre e o que eles não estudaram vai ser tocado como num passe de magica(vai acumulando matéria....,o aluno não evolui e quem é o culpado?claro o professor(vejo varias reclamações de pessoas falando que o professor não é bom,aqui no FFC,sera?)
    eu particularmente não gosto de dar aulas para iniciantes,quando alguém me pede para ter aulas comigo,na maioria das vezes acontece quando toco em algum lugar,eu sugiro que a pessoa me mostre o que ela ja sabe tocar para saber em que nível ela esta(ofereço uma aula de 30 minutos gratis),pergunto o que ela deseja aprender comigo(pois como na maioria das vezes o que atraiu o aluno foi a minha maneira de tocar)e apresento a maneira como ensino o que sei fazer,por isto não preciso ensinar os primeiros passos....e fica fácil pra mim e para o aluno desta forma.
    se voce tiver oportunidade de tocar para outras pessoas,esta é uma excelente propaganda é o que me ajuda bastante para ter alunos.
    te desejo muitos e muitos alunos!!!!
    abç

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Você só tem interesse em tocar ou também tem interesse no processo de aprendizagem?
    Uma das razões para eu querer ser professor é para continuar aprendendo e ficar sempre afiado no que sei.

    carlcarl
    Já passei por essa de dar matéria demais pra uma aluna e ela não aprender nada... Boa parcela da culpa foi minha, eu deveria ter acompanhado o ritmo da aluna.. :/

    Pra pagar as contas e não passar fome, preciso de 700 reais ao longo do mês... Ou seja, 14 alunos se for cobrar 50 reais.

    50 reais é um bom preço para começar?

    Obrigado pela ajuda gente, já exclareceu um monte de coisa que eu tava em dúvida :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que estou pronto para dar aulas?