Tocar viola é a mesma coisa de tocar violão?

Autor Mensagem
brunoguitarhero
Membro Novato
# mar/15


Tenho duas guitarras e um violão e to querendo comprar uma viola, é a mesma coisa? Compensa?

Mentzer
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Mentzer
· votar


Cara, sempre tive essa dúvida também.
Eu tenho uma vontade enorme de aprender a tocar viola. Só sei que a afinação mais usada é E, B, G#, E, B. ou em D, um tom abaixo.

Tenho um tio que, segundo ele, tocava quando era moço. kkkkk

brunoguitarhero
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mentzer
Então cara to com essa grande dúvida, to doido pra comprar uma viola.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


É e não é.

A afinação é variável, o mais comum é a aberta mesmo, chamada de cebolão.

O tocar é estranho, porque se aperta duas cordas de vez, não uma. Também tem a sensação de arranhar uma tábua, devido a proximidade das cordas, na batida.

Os chord shapes dão nó na mente, mas as pestanas salvam um pouco na dúvida. Solar é um desafio já que tem as duas cordas.

Eu preferi tocar com a mão, por sair mais o som de viola, sem ser estalado.

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunoguitarhero

Não é igual não.

Existem dezenas de afinações possíveis, à gosto do freguês. Cebolão, Rio Abaixo, Rio Acima, Boiadeira, Paraguaçú, Cebolão Ré, Cana Verde, Chitarina e etc...

Usei muito tempo o Mi aberto, a chamada cebolão, mas há algum tempo venho afinando em Rio Abaixo, porque acho a sonoridade mais bonita, apesar de ser um pouco mais difícil de tocar.

Afinação de Viola é pessoal, é uma identificação única com a sonoridade desejada.

fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Os nomes das afinações são um show a parte

Lelo Mig
Membro
# mar/15
· votar


brunoguitarhero

Esqueci de um detalhe:

Ao definir uma afinação, seja pela praticidade para se iniciar no instrumento, ou seja pela sonoridade, você deve escolher o encordoamento certo para a afinação que elegeu.


fernando tecladista

Também acho bonito, estes títulos, dados à cada tipo de afinação.

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


O tocar é estranho, porque se aperta duas cordas de vez, não uma.

Depende. Existe viola de 5 cordas e de 10 cordas (5 pares).

Assim como o violão, que pode ser de 6 cordas e de 12 cordas (6 pares).

Basicamente os princípios são os mesmos. No entanto, como muda a afinação, os desenhos de acordes e de escalas também mudam, conforme a afinação. Como as afinações são abertas, é muito comum a formação dos acordes apenas com uma pestana.

BassX
Membro Novato
# mar/15
· votar


É diferente sim, mais quem já tem um boa base de violão pode toca viola com facilidade , exemplo o mi maior na viola é as corda soltas . e a maioria das outras notas maiores são pestanas de um dedo na casa de referencia ex: pestana na casa três e sol maios e na casa 5 e lá maior ,então juntando essas duas notas mais o mi maior cordas solta já dar pra fazer um seguimento de muitas musicas raízes .

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP

"Existem viola de 5 cordas e de 10 cordas (5 pares)"

Particularmente, desconheço viola caipira que não possua corda dupla (ou pareada).

Basicamente os princípios são os mesmos. No entanto, como muda a afinação, os desenhos de acordes e de escalas também mudam, conforme a afinação.

Sim... na teoria não muda nada, basta aprender os desenhos novos de escalas e acordes.

Mas, na prática, muda muito até se adaptar.

Se fizermos acompanhamento de viola, como fazemos no violão ou na guitarra, não fica bom. O som da viola é muito cheio, muito poderoso, muito brilhante, exige uma delicadeza e sutileza enorme.

É engraçado que a viola soa, magistralmente bonita, ao se fazer soar na mão de qualquer um, mas dentro de uma música ela é exigente e não permite "qualquer coisa". Eu que vim do violão e a "mão pesada" de guitarrista, demorei a entender o "pontear" e demais sutilezas que ela pede..... hehehe.

BassX

"Quem já tem um boa base de violão pode toca viola com facilidade"

Facilita bastante.....mas, "tocar com facilidade" não é ter técnica e principalmente a leitura que o instrumento exige. Seria desprezar os violeiros bons do País, que são poucos.

"exemplo o mi maior na viola é as corda soltas"

Isso na Cebolão......depende da afinação, como disse, não existe afinação fixa em viola.

"pestanas de um dedo na casa de referencia ex: pestana na casa três e sol maios e na casa 5 e lá maior ,então juntando essas duas notas mais o mi maior cordas solta já dar pra fazer um seguimento de muitas musicas raízes"

Isso é "tocar violão na viola"... na maioria das vezes soam horrorosas estas pestanas.

Quanto mais se constrói/busca acordes com cordas soltas, mais agradável fica.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


Lelo Mig

Assino em baixo, Lelo.

Já toquei muita viola nessa vida e avalizo sua opinião.

brunoguitarhero

Viola precisa de um uma boa dinâmica pra soar bem. Palheta na viola, jamais!
Normalmente as cordas são muito tensas e o som tem muita projeção e punch. Aí tem q saber dosar a mão.

Por isso, tocar violão popular na viola não vai dar o melhor resultado, mas já é um bom começo. A melhor base seria de violão clássico, que exige técnica de dedilhados e acentuação dinâmica.

BassX
Membro Novato
# mar/15
· votar


Estou falando do básico, ate porque o aprimoramento vem com tempo você tem que base pra ir tocando o instrumento e se fascinando por ele
cada tem um estilo ,sim existem o cebolão e pode se afinado em qualquer nota , mais e principal e mi que a base de muitas musica tocada na viola .

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Pra ilustrar...



rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Como bem disse o Lelo Mig, tocar viola com pegada de violonista ou guitarrista não tem nada a ver. Viola tem que ser tocada como viola, não como violão.

Em tese realmente basta pegar os novos formatos de acordes e escalas e qualquer problema estaria resolvido, mas pra se tocar bem viola tem que tocá-la como violeiro, ou seja, não é nem a mesma coisa que violão, nem é fácil e nem é simples. Apesar de também ser um instrumento de cordas é um novo instrumento. E isso vale não apenas para viola mas também para baixo, contrabaixo, violino, bandolim, cavaquinho etc...

Quem toca violino é violinista, quem toca violão é violonista, quem toca guitarra é guitarrista, e quem toca viola é violeiro. Fim de papo.

yorketo
Veterano
# mar/15
· votar


nao cara, nada a ver. Viola é outro instrumento, com outra sonoridade, outras técnicas.

Assim, se vc sabe tocar violão já um bom passo, pq vc vai aproveitar muita coisa que vc já sabe, por ser um instrumento de cordas. Entretanto a tocabilidade é outra, tudo muda.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


yorketo

Não seja tão radical. O picado do flamenco é muito próximo do ponteado da viola.

yorketo
Veterano
# mar/15
· votar


Pode ser, mas em questão de célula ritmica. Mas a tocabilidade é bem diferente sim, até para se acostumar anatomicamente com a viola. A visão da escala muda tbm, o jeito de pensar e tudo mais.

Porém como disse, sabendo tocar um instrumento de cordas e tendo coordenação motora, já é um bom passo para aprender outro instrumentos de cordas, exceto instrumentos mais clássicos como violino, viola, cello... que merecem uma atenção diferente nesse caso.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


yorketo +1

Richard1964
Membro Novato
# mar/15
· votar


esse é o melhor solo de viola que eu já vi:


Louco loucão
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Louco loucão
· votar


não, é outro instrumento, assim como banjo e contra-baixo são outros instrumentos.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


yorketo
exceto instrumentos mais clássicos como violino, viola, cello...

Percebamos que são instrumentos fretless.

arturRoCk
Veterano
# abr/15
· votar


aproveitando o tópico, uma coisa que desde mlk quis aprender era a tocar viola (tinha um cara na minha rua que tocava, td noite ele sentava na calçada juntava uma roda de mlk ao redor dele e ficava tocando a noite td (: ) mas acabei começando a tocar violão primeiro, mas ainda hj quero aprender, só que no caso eu quero aprender a viola nordestina (a que basicamente os repentistas usam) , que tem uma diferença pra viola caipira (pelo que eu pesquisei cada lugar no Br, tem usa viola e isso é incrível), mas o material sobre a msm é muito escasso. (na verdade ñ achei nada relativo à alguma música ou teoria, apenas a história da msm, que também é pouco ):
No caso alguém saberia de algum site, livro, ebook sobre a msm?
Thanks

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


pelo que eu pesquisei cada lugar no Br, tem usa viola e isso é incrível

Na verdade não conheço ela fora da comunidade portuguesa. Os hispânicos preferiam as 6 cordas...

arturRoCk
Veterano
# abr/15
· votar


pelo que eu pesquisei cada lugar no Br, tem usa viola e isso é incrível

Na verdade não conheço ela fora da comunidade portuguesa. Os hispânicos preferiam as 6 cordas...


Bem, segundo a wikipédia

A viola é o símbolo da original música sertaneja, conhecida popularmente como moda de viola ou música raiz.

No Brasil, é um instrumento tradicional. Músicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas e gerações e até hoje estão presentes no nosso dia a dia da cultura brasileira.

Em Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Tocantins, dentre outros, a viola tem destaque na música, onde a tradição da moda de viola é passada de geração em geração. A viola é um instrumento com um potencial fora do normal. O músico e instrumentista já falecido Renato Andrade comprovou isso em meio de estudos em que conseguiu imitar instrumentos como: Harpa de concerto, Harpa Paraguaia, Guitarra Portuguesa, Bandolim Napolitano, Balalaica Russa, e como ele sempre dizia: "...também imita a viola!"


Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural. É comum a utilização da afinação Paraguaçu pelos repentistas nordestinos, apesar de também ser encontrada na região do Vale do Paraíba.

No caso de cada local ter sua viola, devia ter dito em relação a afinação e ao corpo da msm :p

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Viste que são todos lugares com antecedentes portugueses em sua grande maioria?

arturRoCk
Veterano
# abr/15
· votar




Viste que são todos lugares com antecedentes portugueses em sua grande maioria?


sim, sim, podemos dizer que há inúmeras variações sobre a msm origem.

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
arturRoCk

Em Goiás a mais usada, pelo que já conversei com violeiros daqui é a afinação cebolão, com 5 pares de cordas. Mas certa vez vi um documentário, no qual aparecia até o Almir Sater e mostrava que lá no Mato Grosso por exemplo, se fabricava uma viola totalmente artesanal. Uma que eles constroem pegando um bloco de madeira e esculpindo-no uma cavidade e sobre esta peça colavam um tampo (método diferente das violas comerciais, nas quais as laterais e fundo são moldadas e coladas).

Infelizmente é uma parte da cultura brasileira que permanece em vários pontos misteriosa e pouco documentada.

Artur, acredito que se você conseguir algum contato com o Marcos Biancardini, este poderia tirar algumas de suas dúvidas. Se não me engano o cara é mestre ou doutor em viola, e também um virtuose do instrumento. Sei lá, hoje com a internet facilitando as comunicações não custa fazer a tentativa.

Abç.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


arturRoCk
podemos dizer que há inúmeras variações sobre a msm origem

Exatamente. Mas isso não faz ela comum por todo lado. Aqui no RS, a viola é rara. Existem muito mais violonistas (e de nylon) que violeiros. Tradicionalmente somos uma escola de gaiteiros/acordeonistas, mas não vem ao caso.

rcorts
com a internet facilitando as comunicações não custa fazer a tentativa

Nunca custa a tentativa.


Em Goiás a mais usada, pelo que já conversei com violeiros daqui é a afinação cebolão, com 5 pares de cordas.

Ou também chamada "boiadeira", e é geralmente em E ou D.
----------
Há também algo que eu reparei quando troquei as cordas da viola... Alguns pões os pares de bordão, com as oitavadas primeiro (pares ficam agudo-grave), enquanto alguns fazem o oposto, seguindo a lógica do instrumento (ficando o par grave-agudo)...

O que muda? Na prática não muita coisa, no som tudo... O sistem agudo-grave faz ela ter o som como num ukulele, que não parece existir diferença entre a batida ou a puxada. Enquanto o grave-agudo gera a diferença comum aos violões e guitarras.

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah

Já ouvi como cebolão, mas até faz muito sentido mesmo o nome boiadeira por aqui, que já lembra a principal atividade econômica do Estado.

Se não me engano, já toquei em uma viola com essa colocação de cordas agudo-grave, como você mencionou, e a impressão que tive foi de que o som se tornava um pouco menos brilhante do que eu sempre costumei ouvir em violeiros profissionais. Como você falou, fica mais parecido mesmo com um Ukulele. Mas eu sempre associei com o próprio instrumento, nunca tinha parado para pensar nessa questão de ordem de cordas. Até por que eu não sou violeiro. Por isso que é bom sempre trocar ideias.

Ismah
Veterano
# abr/15 · Editado por: Ismah
· votar


rcorts

Eu tampouco sou violeiro. Tive que aprender na marra, a tocar e fazer toda a manutenção. Tudo porque está no gear da banda uma viola - mesmo que pra tocar 1 música kkk

Eu sei só essas afinações e suas variantes de tom:

- Rio Abaixo (Open G - G D G B D)
- Rio Abaixo Alterada (Open G6 - G D G B E)
- Rio Acima (Open C - C E G C E)
- Cebolão (Open E/B - B E G# B E)
- Boiadeira (Open E4/A - A E G# B E - mais comum em D)
- Paraguaçu (Open G7/A - A D G B D)
- Meia-guitarra (Open G4 - G C G B D)

EDIT Esse artigo me ajudou muito, as afinações tive ajuda de um violeiro (Luan),ex-colega, e guitarrista da Sigma Banda Show.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar viola é a mesma coisa de tocar violão?