Por que um acorde montado de uma maneira igual tem uma nomenclatura diferente?

    Autor Mensagem
    Thirdeiro Alternativo
    Membro Novato
    # fev/15


    Boa Tarde.

    Estou aprendendo a tocar violão e me veio uma dúvida, por exemplo os acordes: A5/G e Em/G (quase todos os acordes possuem diferentes nomenclaturas, usei esses 2 de exemplo) são montados de maneira igual mas eles possuem nomenclatura diferentes sendo que emitem o mesmo som, por que isso acontece?


    Obrigado.

    Buja
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Buja
    · votar


    Thirdeiro Alternativo
    Estes dois acordes nao são montados iguais nao.

    Mas tudo bem, acordes iguais com nomenclatura diferente são acordes enarmonicos. Exemplo são o acorde de Eb e o D#.

    Isso porque um intervalo de semiton podem ter dois nomes, bemol e sustenido.

    Assim, acordes que acabam sendo formados por notas assim, podem acabar tendo nomenclaturas completamente diferentes, mais sonoridade igual.


    Edit: alguem com conhecimento musical melhor que o meu poderá te responder melhor.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Existe sim uma explicação formal pra isso, agora estou no servico mas chegando em casa vou colar aqui a explicação

    Quadrado
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Cara A5/G nem deveria ser escrito assim pq no A5 (que deveria ter sido escrito Asus) não tem a nota G, então não dá para fazer uma inversão de uma nota que não estava presente no acorde inicialmente. É um erro consagrado, mas é errado e não deveria ser cifrado assim.

    O segundo acorde está grafado corretamente porque G é a terça menor de Em. Então é a chamada primeira inversão desse acorde.

    Então no seu exemplo existem dois nomes pq o primeiro está cifrado de maneira incorreta.