Por que um acorde montado de uma maneira igual tem uma nomenclatura diferente?

    Autor Mensagem
    Thirdeiro Alternativo
    Membro Novato
    # fev/15


    Boa Tarde.

    Estou aprendendo a tocar violão e me veio uma dúvida, por exemplo os acordes: A5/G e Em/G (quase todos os acordes possuem diferentes nomenclaturas, usei esses 2 de exemplo) são montados de maneira igual mas eles possuem nomenclatura diferentes sendo que emitem o mesmo som, por que isso acontece?


    Obrigado.

    Buja
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Buja
    · votar


    Thirdeiro Alternativo
    Estes dois acordes nao são montados iguais nao.

    Mas tudo bem, acordes iguais com nomenclatura diferente são acordes enarmonicos. Exemplo são o acorde de Eb e o D#.

    Isso porque um intervalo de semiton podem ter dois nomes, bemol e sustenido.

    Assim, acordes que acabam sendo formados por notas assim, podem acabar tendo nomenclaturas completamente diferentes, mais sonoridade igual.


    Edit: alguem com conhecimento musical melhor que o meu poderá te responder melhor.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Existe sim uma explicação formal pra isso, agora estou no servico mas chegando em casa vou colar aqui a explicação

    Quadrado
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Cara A5/G nem deveria ser escrito assim pq no A5 (que deveria ter sido escrito Asus) não tem a nota G, então não dá para fazer uma inversão de uma nota que não estava presente no acorde inicialmente. É um erro consagrado, mas é errado e não deveria ser cifrado assim.

    O segundo acorde está grafado corretamente porque G é a terça menor de Em. Então é a chamada primeira inversão desse acorde.

    Então no seu exemplo existem dois nomes pq o primeiro está cifrado de maneira incorreta.

    Quanto a acordes com a mesma formação e nomes diferentes isso pode acontecer, posso citar os tetracordes simétricos ou diminutos, formados pela tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima dobrado bemol.

    Por exemplo o Cº pode ser chamado de Ebº/C, Gbº/C e Aº/C, perceba que todos esses acordes tem exatamente as mesmas notas (C,Eb,Gb e A)

    Outro detalhe é quando o as mesmas notas são tocadas em diferentes ordens, por exemplo tocar o acorde A-C-E na ordem A-E-C isso se chama de voicing, que é um detalhezinho diferente no acorde, vocÊ pode pegar uma música monótona que fica muito tempo em um acorde e tocar vários voicings do mesmo acorde, isso dá uma sensação de movimento para a música. Nesse caso os voicings diferentes tem sempre a mesma cifragem, note que a nota grave continua sendo A então não é inversão.

    Valeu cara, qualquer dúvida manda que a gente tenta responder.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Por que um acorde montado de uma maneira igual tem uma nomenclatura diferente?