Bandolim antigo trastejando!

    Autor Mensagem
    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15


    Eae, pessoal,
    Esses dias achei um bandolim aqui em casa, no fundo do guarda roupa, e estou restaurando ele.
    Troquei algumas peças e as cordas, porém quando vou tocar, além de trastejar demais, quando toco por exemplo, o que seria a nota si (2a casa da corda Lá), o som é quase de Dó, e se eu forçar a corda nessa casa, chega até o dó sustenido.
    O problema pode ser resolvido lixando os trastes? Ou trocando?
    Esse é o bandolim: Giannini Tranquillo

    carlcarl
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    pode ser:
    braço empenado
    tampo empenado
    cavalete fora do lugar

    antes de lixar ou trocar os trastes ,verifique estes pontos.
    senão a solução é procurar um profissional para ver o que ele sugere

    Pablo Luthier
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Mexer nos trastes é sempre a ultima opção em qualquer tipo de regulagem , geralmente esse tipo de instrumento se ficou muito tempo guardado afinado ( anos ) tende a empenar o braço , verifica se não existe nenhuma trinca na região onde o braço encontra a caixa ou mesmo uma deformidade ali , um calombo algo assim se tiver tu colocas uma régua por cima do tampo que alcance até a pestana na mão e verifica se vai formar um espaço grande embaixo dela na altura do 12° até o 14° traste se sim o braço empenou , aí tu terias que baixar um pouco o cavalete e ir testando , como tu escreves que trasteja as cordas estão baixas , se ele ficou guardado desafinado pode acontecer o contrario o braço ter empenado para trás e feito uma barriga positiva em vez de negativa , enfim coloque a régua tire algumas fotos que o que puder ajudar a distancia ajudo ...

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Pablo Luthier
    Então, obrigado pelo comentário. Ele ficou guardado sem cordas, e o braço parece nao estar empenado. Porém esqueci de falar das duas rachaduras na parte traseira (pequeno detalhe hehe), acho que isso deve influenciar bastante. Devo levar a um profissional ou tentar colar o tampo? Abraços

    carlcarl
    Vou ver antes de lixar, obrigado pelo comentário

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Bandolins antigos são muito legais! Qual a marca?
    Dependendo da marca pode valer mais de mil reais!
    Eu quero dizer que vale a pena você gastar uns 100 ou 150, mandando para um luthier e pedir que ele o conserte e regule. Eu não falei de restauração, que seria uns 200 ou 300.
    O luthier resolveria esse seu problema de trastejamento e consertaria estas rachaduras que, dependendo onde for, pode ser o responsável pelos ruídos.
    O luthier, também, faria uma retífica de trastes. Um alinhamento.
    Aí fica show!
    Antigamente não fabricavam porcarias. Tenho certeza de que é uma obra-de-arte.
    Valeu!

    Pablo Luthier
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Cara recomendo que leve em profissional sim porém já te aviso que esse tipo de instrumento não é todo mundo que mexe por ser bem chatinho de restaurar , se for somente a colagem é tranquilo.

    Pablo Luthier
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Restauração de um instrumento desses custa bem mais que isso Eu não falei de restauração, que seria uns 200 ou 300.
    E só se deve restaurar quando atrapalhar a tocabilidade , porque se não perde-se o valor histórico da peça , se não somente se conserta ou regula-se.

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Paulovfcm
    · votar


    Baixão
    São legais mesmo! É da Giannini, linha Tranquillo. Eu dei uma pesquisada e diz que foi pruzido até 1920! Achei um pessoal vendendo por mais de 1200 reais! Fiquei bem animado quando achei ele, e depois de pesquisar mais ainda, hehe.

    Pablo Luthier
    Eu moro no interior de São Paulo, vou ver se por aqui tem um luthier que manje de restauração, se não eu peço só pra consertar as rachaduras, porque estão bem feias. Obrigado pelos comentários!

    Baixão
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Baixão
    · votar


    Paulovfcm
    Caraca, Paulo! Ganhou na loteria, heim! Poxa, eu bem que queria achar um instrumento de 90 anos, também. Vô dá uma fuçada nos armários aqui de casa [brinks]
    O seu bandolim é este da foto?
    Velho, se liga no que o Pablo Luthier disse. Restauração, só em último caso. Não mexa muito...! Só deixe-o pronto pra tirar o melhor som. E tira logo, umas fotos dele e posta aqui no forum. Um instrumento de 90 anos não se vê todos os dias!

    Valeu!

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Baixão
    Vô dá uma fuçada nos armários aqui de casa [brinks]
    O seu bandolim é este da foto?

    Kkkk, vai que acha né? Ele é do mesmo modelo da foto, acabei de upar umas fotos:
    Frente
    Trás
    Superior
    Rachaduras no tampo

    Nas fotos ele ja está com as cordas e as tarraxas novas, abraços!

    Baixão
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Baixão
    · votar


    Poxa, obrigado por compartilhar as fotos desta jóia!
    Cara que lambança é aquela na mão do bandolim?
    O terceiro par de cordas (contando de baixo pra cima) deveriam estar nas tarrachas de cima. Eu vejo estas cordas com uma mudança de direção muito brusca. Pode causar um rompimento nas cordas, por cisalhamento. E elas devem enrolar, nas tarrachas, de dentro pra fora, sempre! Observe isso!
    O capotraste está quebradinho, né? Isto é baratinho e o luthier põe um pra você em osso.
    Outra coisa. Você trocou as tarrachas, por estética ou porque elas estavam quebradas, com algum mal funcionamento?
    Digo isso, porque se elas estiverem funcionando perfeitamente, deixe-as no instrumento. Ferrugem é beleza!
    Aquela rachadura é na união dos tacos. Esta rachadura transpassa o fundo do instrumento? Ou seja, olhando por esta fresta, eu vejo o interior do instrumento? Portanto, pode ser um afastamento causado pelas variações térmicas durante seus 90 anos. Eu acredito que não influencie no som. E eu acho, também, que não valha a pena mexer nisso. Pode piorar!
    Pelas fotos deu pra ver que os trastes estão como novos (o instrumento não foi muito usado), então vale muito a pena fazer uma retífica e alinhamento dos trastes.
    Não caia na besteira de lixá-lo, reinvernizá-lo. Compre cera de carnaúba para madeira, para polí-lo. E passe óleo de peroba na escala (se nunca o fez, pergunte como se faz). A limpeza e polimento você mesmo pode fazer.

    Valeu, bro!

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Baixão
    Cara que lambança é aquela na mão do bandolim?
    O terceiro par de cordas (contando de baixo pra cima) deveriam estar nas tarrachas de cima. Eu vejo estas cordas com uma mudança de direção muito brusca. Pode causar um rompimento nas cordas, por cisalhamento. E elas devem enrolar, nas tarrachas, de dentro pra fora, sempre! Observe isso!

    Valeu as dicas! Não tinha noção de como encordoa-lo. O nut estava todo quebrado, comprei um no mercado livre, chegou, porém ja estava pronto, e nao encaixou com as cordas do instrumento, acho que vou ter que levar ao luthier mesmo...
    Esta rachadura transpassa o fundo do estrumento? Ou seja, olhando por esta fresta, eu vejo o interior do instrumento?
    Sim, duas delas passam a corpo todo do instrumento, a outra é superficial.
    Os trastes não vou lixar nem nada, valeu pelas dicas dos materiais pra polir, abraços!

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Paulovfcm
    Esse nut tem que ser de osso. O que você comprou deve ser de plástico, né? Não serve! Aliás, nut (eu prefiro chamar de capotraste ou pestana) é feito sob medida. E confeccionado em osso. Compra-se uma peça de osso bovino e se faz artesanalmente, ajustando às medidas.
    Agora sob a rachadura, realmente interfere no som.
    Brother, eu te aconselho a procurar um bom luthier. Que trabalhe com violinos, bandolins e violões antigos. Que seja especialista em restaurações de instrumentos realmente antigos, como o seu. Esta restauração é muito delicada. O corpo abaulado do seu bandolim é de uma técnica e capricho muito raro. Poucos luthieres estão habilitados para trabalhar com essa técnica. A maioria trabalha muito bem com instrumentos modernos.
    Eu sei que nada disso é barato mas você achou uma joia rara e não quero que você mal trate-a. Eu não conheço nenhum luthier que possa fazer este trabalho. Talvez, no forum de violino ou aqui mesmo, no de violão. Alguém possa te indicar um "especialista em restauração de instrumentos antigos". E só deixe o instrumento com ele se você ver fotos de outros trabalhos de restauração que ele já fez.
    Acho legal sua curiosidade e atitude de fazer você mesmo o trabalho.
    Mas, na boa, faça isso num violão Memphis ou Tonante velho. Nesse bandolim não! Mande prum especialista! E ponha as tarrachas antigas! Rs rs rs.
    Valeu, bro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bandolim antigo trastejando!