Iniciação em MPB, Bossa nova e musicas de barzinho

    Autor Mensagem
    FernandoMPB
    Membro Novato
    # jan/15


    Boa tarde,
    Amigos.

    Sou novo no fórum e preciso de uma grande ajuda de vocês, andei pesquisando muito sobre iniciação em MPB, atualmente eu toco um pouco violão apenas batidas (base) ... Tipo ritmos RockBalada, Pop, Xote, toada, vanerão... Mais nada muito 100% só que gostaria nem que fosse começar do zero, já que eu não tenho nenhum teoria no assunto... Gostaria de iniciar no MPB, Bolero, Bossa Nova... Musicas de barzinho. Atualmente troquei meu violão para um de Nylon. um Yamaha C40m (fosco) que pesquisando muito no fórum me deixaram seguros de compra-lo. Alguém poderia me dar uma luz para começar meus estudos? Como já disse pode ser do 0, pois quero dominar bem o assunto tanto na pratica quanto na teoria. Já pesquisei muito no fórum e não localizei nenhum tópico que realmente sanasse as duvidas de quem o abriu o que encaminha-se manuais, teorias, escalas e sei la mais o que precisa. Pois ficar preso em professor hoje em dia não dá, quero aprender eu mesmo. Fico no aguardo na ajuda vossas e que se possível não encerra-se meu tópico por ter outro semelhante mais que não conclui-se o assunto. Obrigado!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    FernandoMPB

    Cara, toquei MPB por muitos anos em bares.

    De coisas simples à complexas, de Roberto Carlos à João Bosco... tudo!

    O básico para se tocar bem MPB, são três coisas.

    - Ouvir muito!
    - Dominar a maior quantidade de acordes possíveis. (mão esquerda)
    - Ter um amplo repertório de dedilhados, batidas, ritmo e suingue. (mão direita)

    Mão esquerda (harmônia) tu aprende em livros e pratica montando os acordes e as mais variadas passagens emtre eles.

    Mão direita, para alguns gêneros como o samba, bossa, choro e etc. (fundamentais para quem pretende tocar MPB) a teoria é quase inútil. Tem de "ver com os olhos", ouvir e sentir, aprender, pegar o "jeito"....e praticar muito.

    Para a teoria recomendo Harmônia & Improvisação e o Dicionário de Acordes Cifrados, ambos de Almir Chediak. O cara ensinou "todo mundo a tocar", não há material básico melhor que o dele para o estilo.

    As batidas e "pegadas", recorra a professor, amigos ou mesmo videos na NET.

    Dominando estas duas coisas achará muito material de qualidade na série do mesmo Almir Chediak, chamada song book. Tem song book, com obra completa, dos principais medalhões da MPB, cifrados de forma melhor do que os próprios compositores fariam.

    Sempre ouvindo muita música.

    Bons estudos!

    FernandoMPB
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig

    Sem palavras para lhe agradecer, você abriu as portas que eu precisava para começar neste lindo seguimento da musica!

    Sobre aqueles Dvds de aula do Edon sobre Violão Popular com o professor Rodrigo Bezerra acha viável?
    Téria também alguma dica de um livro de escalas ou arpejos e de inicio na usarei isso?

    FernandoMPB
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Procurei na NET e achei:

    Acordes, arpejos e escalas - Nelson Faria
    O que me diz?

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    FernandoMPB

    Vai.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    FernandoMPB

    Vai. (2)

    Sem erro!

    Nelson dava aula (não sei se ainda dá) numa Universidade de Música na Suécia e é figurinha carimbada em qualquer Big Band para fusion MPB/Jazz na Europa e E.U.A.

    O cara sabe o que faz/ensina...

    Quanto a este material que você cita do Rodrigo Bezerra, confesso que eu não conheço o trabalho dele.

    Não sei o nível que você esta, mas aqui no FCC, tem algumas aulas muito boas também.

    Estas aulas de Youtube e etc, você deve tomar cuidado com "teoria", "conceitos" e exercícios, porque muita gente fala bobagem e ensina errado ou de forma deficiente.

    Mas, batidas, arpeggios e etc., não vejo problema em pegar, porque você vê o cara fazendo e mesmo que não seja a forma mais fácil ou correta, não causa danos, porque não existe uma "regra fixa", para um conceito livre, como é levada e suingue.

    FernandoMPB
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig

    Já andei procurando e confesso que não achei nenhum aula, só se eu realmente não procurei direito... O material dos DVDs é feito a partir de uma empresa chamada EDON...

    Mais já baixei os livros que você me indicou, com mais este de arpejos e já vou começar meu estudos, agora o que me falta será só a pratica...

    FernandoMPB
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    O nível que estou de MPB e teorias é zero! Apenas algumas batidas e ritmos do violão como rockBalada, pop, reggae, toada, esses mais basicos... mais minha força de vontade esta forte!!! rs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Iniciação em MPB, Bossa nova e musicas de barzinho