55ª Jam de Violão - Mix final! Comente aqui :)

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14


    Mix final!

    Link: ouça aqui

    Comente e cole para comentar:

    [b]DarkMakerX (0:00~1:02)[/b]
    [b]kiki (1:03~1:59)[/b]
    [b]Maycão (2:00~2:55)[/b]
    [b]Paulovfcm (2:56~3:52)[/b]
    [b]rcorts (3:53~4:49)[/b]
    [b]Nycolas (4:50~fim)[/b]

    Boas festas para todos! Não esqueçam de deixar um comentário para os coleguinhas :)

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Marcando, to no celular agora quando chegar em casa ouço com mais calma. Abç.

    Nycolas
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Nycolas
    · votar


    DarkMakerX (0:00~1:02)
    Me pareceu ter umas notinhas 'na trave', como se o violão tivesse desafinado.
    As idéias foram boas, e bem executadas! Só pecou nisso!

    O timbre ficou bacana também (y)

    kiki (1:03~1:59)
    Kiki sempre arruma uns negócios loucos nas Jams! Ficou legal! A ambiência foi do Mic ou do programa?
    Gostei man! (Y)

    Maycão (2:00~2:55)
    Timbre lindo! Parabéns! Não consigo um timbre desse na minha guita desde sempre kkkkkkkk
    Solo muito bem executado, idéias legais e conexas..
    Um dos melhores da JAM...

    Paulovfcm (2:56~3:52)
    Achei os bends repetitivos e a idéia não chegou legal... Mas ta com a execução bacana! Pouca coisa desafinando e foi bem agradável (y)

    rcorts (3:53~4:49)
    [EDIT] Acabei de ouvir de novo e entender sua idéia...
    Na verdade foi um dos mais ousados da JAM, explorou idéias de violão clássico, outsides, slides, arppegios, muito bacana.
    A gravação atrapalhou o entendimento. Não sei se faltou na EQ, ou se o MIC que não captou legal.

    Pecou em algumas execuções e nas nuances, mas relevantes devido a dificuldade e ousadia!
    Parabéns!

    Nycolas (4:50~fim)
    :D


    É isso aí galera! O importante é não deixar de gravar e estar sempre participando. Assim a gente aprende timbres, regulagens, possibilidades, escalas, tudo novo e ainda ouve o que os outros tem a falar do nosso "trabalho"
    Parabéns a todos os participantes e vamos que vamos :D

    Estaremos aguardando a 56º JAM agora o/

    rcorts
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    Nycolas

    Concordo com você, pequei na execução em algumas partes. Essa é uma crítica que aceito de bom grado e vejo que é um dos pontos que eu preciso lapidar bastante. Antes eu prezava mais pela execução e as idéias ficavam em segundo plano, mas na atual fase da minha vida eu ando mais preocupado com as idéias de fraseado e escalas, mas preciso realmente dar mais importância à execução.

    Obrigado pela sinceridade. Quanto à captação, foi do mic do notebook mesmo. Um baixista com quem eu tocava ficou com minha interface e com meu microfone, e não estou conseguindo falar com o cara pra buscar meus equipos. usei o Audacity pra fazer a mix e os plugins pra jogar o som mais pra frente foram basicamente os nativos do Audacity.

    Abç.

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    DarkMakerX (0:00~1:02)

    Gostei da escolha das notas, valorizou a coerência das frases, que conseguiu criar uma referência bem natalina mesmo, se adequando muito bem dentro da proposta da JAM. A opção pela simplicidade da construção do fraseado dentro do caráter tonal (apesar de algumas notas "outside", que encaixaram bem nos diminutos) praticamente eliminou a chance de erros, tiro certo na escolha das frases.

    Em se tratando de técnica, senti falta de uns vibratos bem colocados nos momentos oportunos para arredondar as frases que foram muito bem feitas, na minha opinião. Faltou também afinar melhor o bend. A parte rítmica do fraseado ficou redondinha, parabéns!

    Quanto à Mix, a gravação ficou muito boa, apresentando muita clareza e um timbre quente, bem agradável. Não gostei das dobras de guitarra que parece que eu ouvi ao fundo. Quando digo "parece" é porque ficaram muito baixas e soou um pouco desafinado pra mim, ou não harmonizou legal com a melodia principal, sei lá.

    Para a mix ficar melhor, acho que faltou também abaixar um pouquinho o volume da guitarra solo e tentar simular uma ambiência mais próxima da BT, mas sabendo que isso é algo difícil de se conseguir, é algo que dá pra passar sem críticas.

    Como bem mencionou o Nycolas, algumas notinhas meio que bateram na trave, especialmente no bend. Mas enfim, deu pra sacar que você tem uma grande musicalidade, algo que precisa apenas de ser lapidado.

    kiki (1:03~1:59)

    Apesar de ter gostado do timbre e das notas terem soados todas com muita clareza, em alguns momentos as frases me soaram meio soltas, como se não tivessem um ponto de chegada. Já em outros momentos senti que se encaixaram muito bem na harmonia. A execução ficou perfeita. Pro meu gosto, a mix poderia ter tido um reverb um pouquinho mais discreto, nada exagerado. No mais, um bom solo.

    Maycão (2:00~2:55)

    Putz! que timbrasso de guitarra. Às vezes a gente se envereda por outras praias mas não tem jeito, um belo fraseado blues se encaixa perfeitamente em vários estilos, e não apenas no blues padrão. Nesse quesito, só tenho elogios a fazer, ficou nítido que você domina a praia blueseira, tanto em termos de fraseado quanto de pegada. Gostei tanto da execução quanto do timbre.

    Arrisco a dizer que gravou com uma Teleca. Em termos de ambiência, foi o que melhor casou com a mix, só reduziria um pouquinho o volume do solo para dar uma cara mais "estúdio profissional".

    Paulovfcm (2:56~3:52)

    Rensga! confesso que tive que escutar várias vezes sua parte antes de formatar minha opinião para tecer os comentários. Apesar de não ter percebido notas fora da tonalidade, meio que senti falta de um movimento da melodia rumo a alguma parada.

    Não sei se você vai entender o mesmo que eu estou querendo expressar, mas acho que faltou desenvolver um pouco mais as idéias melódicas, enfim. Acabei entendendo a mensagem do seu solo como um "vou, ah mais daqui em diante é meio arriscado, então melhor voltar".

    Como quase não conheço você como companheiro do FCC não tenho outras referências para dizer se você precisa desenvolver melhor ainda seu senso melódico e conceitos de fraseado, ou se foi apenas questão de momento, pois tem vezes que mesmo caras que transbordam maturidade musical se sentem meio travados criativamente, então pode ser coisa de momento.

    Enfim, não entenda isso com uma crítica destrutiva, sinto que você tem um grande potencial. Essa crítica minha, pelo menos na intenção, foi de ser uma crítica construtiva amigão.

    Quanto ao timbre achei uma boa escolha, caiu muito bem na Mix também. O seu timbre juntamente com o do Maycão foram os dois timbres que melhor se encaixaram na Mix.

    rcorts (3:53~4:49)

    Bom, não vou ficar tecendo comentários a respeito do meu solo pois acho que o objetivo é saber a opinião alheia e não a minha própria. A única coisa que vale a pena comentar é que tem alguns trechos que pediram uma melhor execução como bem comentou o Nycolas, e uma grande contribuição das JAMS para meu aprimoramento tem sido justamente me fazer cada vez mais ciente desse lag no meu toque de violão e guitarra.

    Em minha defesa gostaria de ressaltar dois pontos: 1º a gravação foi feita de forma bastante precária: microfone do Notebook e tentei salvar a barra da mix no Audacity, o que contraria a regra de que se foi bem gravado, dispensa muito trabalho de mix, mas se não foi, não tem mix que salva.

    2º apesar de ter escutado a BT antes, só parei para improvisar e tentar construir as ideias melódicas no mesmo dia que gravei. Contabilizando, foi cerca de 2 horas de pedreiragem em cima junto com a correria pra arrumar uma maneira de gravar, baixar o Audacity e tudo mais. Se eu tivesse dedicado mais tempo teria caprichado melhor e provavelmente teria feito uma execução menos porca, ou não (rs rs).

    Resumindo, minha participação foi mais voltada para experimentação mesmo, não é um tipo de fraseado muito comum pra mim e serviu para me mostrar pontos que eu preciso dar mais atenção, como uma execução mais "limpa".

    Nycolas (4:50~fim)

    A princípio pensei: subida e descida de escalas. Depois deu uma desenvolvida no solo e quebrou essa impressão. Senti algumas frases criativas e muita clareza nas notas, inegável. Passou uma mensagem mais folk para a JAM. Se não estou enganado, usou um violão com encordoamento de aço, isso mesmo? Em termos de execução alguns bends poderiam ter entonado melhor, o resto ficou excelente, no mais é isso. Gostei bastante em especial das ideias que você apresentou na parte entre 5:25 até o final.

    MIX

    Quanto a Mix, achei que as entradas e saídas entre cada solo foram basicamente como nas demais JAMs, nesse ponto tudo ok. Para o resultado final penso que poderia ter sido cortado aquele 1, 2, 3... e entrado direto no início da BT.

    O final também merecia ser um pouco mais trabalhado tipo, um teminha de encerramento feito por você Darkmaker, teria caído como uma luva durante mais uns 15 a 20 segundos e dado uma roupagem melhor pra finalizar a JAM com chave de ouro.

    No mais, gostei bastante da JAM, foi minha primeira participação com violão em JAMs e achei legal o lance de ser tudo clean também. O interessante também é que essa progressão valoriza bastante os acordes diminutos como passagem e confesso que por um momento fiquei tentado a fazer minha participação baseada principalmente numa sonoridade mais bluesy, mas achei melhor tentar explorar os diminutos e o E7(#9), o que acabou se tornando um desafio para mim.

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: Paulovfcm
    · votar


    Nycolas
    Obrigado pelo comentário, realmente estou começando a treinar improviso!

    rcorts
    "vou, ah mais daqui em diante é meio arriscado, então melhor voltar"
    É bem isso mesmo! kkk
    Estou voltando a estudar guitarra agora, obrigado pelas dicas!
    Edit: tive que pesquisar no google o que é rensga, não fazia idéia do que era. kkk

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Paulovfcm

    Ha ha!, rensga é uma expressão muito usada aqui em Goiás, para expressar espanto, surpresa ou mesmo alguma coisa que "dá trabái!"

    A gente acaba usando sem perceber que tá na internet falando com pessoas de todo lugar do Brasil.

    kkkkk.

    Abraço. Feliz Natal!

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    TODOS!!!
    Primeiro: Feliz natal! :)
    Peço desculpa, pois acabei fazendo na pressa (solo e mix). Estou sozinho com meus irmãos mais novos em casa, e cuidar de tudo perto do natal tá complicado rs
    A internet também está totalmente instável, técnico veio em casa, etc. E me deixava ainda mais apressado. Deveria ter feito uma intro e finalização, como o rcorts sugeriu e também feitos uns cortes e transições melhores. Mas, é o que tem pra hoje! huaehueauha

    DarkMakerX (0:00~1:02)
    -

    kiki (1:03~1:59)
    A gravação ficou um pouco barulhenta, mas entendo pela correria em gravar. O timbre ficou bacana, mas com muita distância, faltando um pouco de "corpo".
    As frases ficaram bacanas, e senti que seu solo teve a mesma dificuldade que o meu: ligar as idéias no tempo da BT, deixando muito espaço entre elas. Mas gostei do solo, com notas bem encaixadas e executadas com técnica apurada.

    Maycão (2:00~2:55)
    É...não ficou um timbre clean. Mas é natal, então vou relevar! kkk
    Timbre foda. Ponto final. Apesar de ser muito guitarrístico, é o que sempre quis pra minha guitarra!
    A técnica e execução estão apuradas! Parabéns!
    Gostei das frases, todas dentro da idéia da BT. Blues encaixou muito bem.
    A gravação está ótima também. Timbre bem parecido com do Paulovfcm, mas o seu ficou mixado um pouco mais alto. Talvez um pouco mais baixo encaixaria melhor.
    Enfim, solo perfeito!

    Paulovfcm (2:56~3:52)
    É...não ficou um timbre clean. Mas é natal, então vou relevar! kkk [2]
    Timbre massa! Bem parecido com do Maycão, mas achei seu volume melhor mixado.
    As frases ficaram muito boas! Gostei das idéias, e tecnicamente também foram muito bem executadas. Um ou outor deslize, mas nada que comprometesse. Achei que faltou um ápice para deixar mais legal, mas mesmo assim achei um bom solo.

    rcorts (3:53~4:49)
    Ao contrário dos outros comentários, eu gostei do seu solo de primeira. Teve uma coisa que prejudicou seu solo: a gravação. Ela acabou com seu timbre. No fim, a mixagem ficou meio baixa, até porque a gravação não facilitou e estouraria o volume.
    As idéias foram muito massa! Adorei a mudança de idéia. Todo mundo fez um solo mais melódico (não é essa a palavra, mas não consegui uma que expressasse melhor) enquanto suas idéias foram mais elaboradas. A técnica e execução estão em dia!
    Parece que teve um deslize aqui e ali, mas eu acho que é a gravação que confunde um pouco. Como ficou bem preenchido, talvez duas linhas de violão ficariam legal, com sobreposições.
    Parabéns!

    Nycolas (4:50~fim)
    Outra gravação impecável!
    Gostei bastante do timbre, apesar de poder sei um pouco mais encorpado.
    Gostei muito da técnica também. A execução dos bends foram muito boas e gostei das idéias e frases, encaixando muito bem na BT.
    Na mixagem, achei o solo um pouquinho alto em relação a base. Também ficou somente no lado esquerdo (foi mal, ia corrigir isso no mix final mas esqueci kk). Parabéns!


    Boa jam! Altas idéias e boas inspirações :)
    Parabéns a todos!

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Nycolas
    Me pareceu ter umas notinhas 'na trave', como se o violão tivesse desafinado

    É, eu acho que são minhas cordas que já estão bem velhinhas rs
    Improvisei bem "freestyle" mesmo, e como não sou muito teórico, com certeza algumas notas ficaram fora mesmo. Valeu!

    rcorts
    Não gostei das dobras de guitarra que parece que eu ouvi ao fundo. Quando digo "parece" é porque ficaram muito baixas e soou um pouco desafinado pra mim, ou não harmonizou legal com a melodia principal, sei lá.

    Concordo! Achei o solo um pouco vazio, com muito espaço entre as frases, então tentei inventar um segundo violão, mas errei na execução e acabou não encaixando muito bem.

    Para a mix ficar melhor, acho que faltou também abaixar um pouquinho o volume da guitarra solo e tentar simular uma ambiência mais próxima da BT

    Ah, essa é a grande questão. Sempre erro no volume. Não tenho essa experiência para harmonizar as duas linhas.

    No mais, obrigado pelo comentário bem detalhado! Gostei muito das suas palavras :)
    Não sou músico e toco como lazer, tentando desenferrujar, como agora rs. Saber que alguém mais experiente, e obviamente com conhecimento teórico maior que o meu, teceu elogios ao meu solo é uma alegria!

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    DarkMakerX (0:00~1:02)
    no geral bom fraseado e pegada, mas acho que faltou uma subida no clima, tudo um pouco manso demais.
    pegou algumas notinhas fora, não sei se é por causa do tom, mas é preciso se guiar mais pelo ouvido.
    o timbre do violão tá bonito, só na mix o solo tá muito mais alto que a BT, poderia baixar.

    kiki (1:03~1:59)
    violão yamaha ncx700 gravado com mic do laptop!
    (tava sem minha interface)

    Maycão (2:00~2:55)
    xô guitarrero!!
    ficou um solo clean bem bonito. a pegada não está nada violonistica, abusou de vibratos, bends e afins, mas o solo e o timbre limpo ficaram muito legais.
    um dos melhores da jam.

    Paulovfcm (2:56~3:52)
    outro guitarrero! xô!
    curti o timbre, bem macio, só achei que com uma leve crunchada que deixa bem guitarristico. mas tá um solo leve e com um ótimo fraseado. só no finalzinho dá uns deslizes minimos.
    um dos melhores da jam.

    rcorts (3:53~4:49)
    sem medo de ser feliz, ousou bastante.
    acho que poderia ter economizado um pouco nas notas e no cromatismo, usou frases mais rapidas do que o violao e sua palhetada conseguem passar, embola um pouco. acho que voce pode testar ser mais economico em notas e explorar mais melodias.
    o timbre da gravação tá um pouco ruim, deve ser microfonado, fica um ruido de fundo (que nem a minha ficou).

    Nycolas (4:50~fim)
    o louco, muito legal a entrada com as escalas, e depois a parte mais melodica. conseguiu criar dois climas bem distintos e ambos casaram bem
    um dos melhores da jam.

    ===================================

    Nycolas
    kiki (1:03~1:59)
    Kiki sempre arruma uns negócios loucos nas Jams! Ficou legal! A ambiência foi do Mic ou do programa?
    Gostei man! (Y)

    valeu cara!
    a ambiencia foi o mid de laptop mesmo, gravando num quarto um pouco grande e com poucos moveis. tava sem minha interface!

    rcorts
    kiki (1:03~1:59)
    Apesar de ter gostado do timbre e das notas terem soados todas com muita clareza, em alguns momentos as frases me soaram meio soltas, como se não tivessem um ponto de chegada. Já em outros momentos senti que se encaixaram muito bem na harmonia. A execução ficou perfeita. Pro meu gosto, a mix poderia ter tido um reverb um pouquinho mais discreto, nada exagerado. No mais, um bom solo.

    hahaha, o revern é o problema que eu expliquei acima!
    ache ia bt longa, é dificil de manter ideias coerentes mesmo!
    valeu!

    DarkMakerX
    kiki (1:03~1:59)
    A gravação ficou um pouco barulhenta, mas entendo pela correria em gravar. O timbre ficou bacana, mas com muita distância, faltando um pouco de "corpo".
    As frases ficaram bacanas, e senti que seu solo teve a mesma dificuldade que o meu: ligar as idéias no tempo da BT, deixando muito espaço entre elas. Mas gostei do solo, com notas bem encaixadas e executadas com técnica apurada.

    exato, o problema que eu expliquei acima da gravação causa tudo isso!
    de fato essa bt foi desafiadora, longa e com ritmo suave. na minha opinião isso é mais dificil do que uma bt rapida, voce precisa de mais jogo de cintura e criatividade pra segurar!

    ============================

    valeu mano DarkMark por essa ressucitada nas JAMs!
    espero que tenham tido um bom natal!

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    kiki
    acho que poderia ter economizado um pouco nas notas e no cromatismo, usou frases mais rapidas do que o violao e sua palhetada conseguem passar, embola um pouco. acho que voce pode testar ser mais economico em notas e explorar mais melodias.
    o timbre da gravação tá um pouco ruim, deve ser microfonado, fica um ruido de fundo (que nem a minha ficou).


    Valeu por comentar brother! quanto à execução não foi com palheta não, só dedos mesmo. A gravação ficou a pior da JAM, realmente, meu solo foi o que ficou mais baixo de todos. Gravei com o mic do notebook mesmo e não deu pra salvar muita coisa.

    Abç. Feliz Natal!

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Up!

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Aliás, alguém pensando em fazer a próxima jam? Se ninguém se habilitar, vou pensar em algo :)

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    DarkMakerX
    posso tentar agilizar algo agora pro comecinho do ano

    DarkMakerX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    kiki
    \o/

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    DarkMakerX
    vou lançar uma JAM de ano novo

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    ••• 56a Jam do Violão! ••• Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319533/

    ••• 56a Jam do Violão! ••• Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319533/

    ••• 56a Jam do Violão! ••• Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319533/

    ••• 56a Jam do Violão! ••• Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319533/

    ••• 56a Jam do Violão! ••• Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319533/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 55ª Jam de Violão - Mix final! Comente aqui :)