Ter vergonha de tocar na frente de músicos

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# nov/14


Eu gosto de tocar em casa, longe de ser profissional, não tenho vergonha de tocar na frente de pessoas leigas que não entendem de música, mas tenho timidez para tocar na frente de pessoa que entendam de música, ou seja músicos.

Acham isso bobagem? Fico pensando o cara ter um conhecimento anos luz de mim, eu toco apenas músicas populares.

Isso já aconteceu com vocês? Qual a opinião sobre de vocês sobre isso?

Não achei nada na busca =)

dante115
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: dante115
· votar


eu já fui assim..

A uns 2 anos atrás eu queria aprender a tocar baixo pra apresentar com amigos na escola, e todo mundo sabia tocar super bem e tocavam a muito tempo, e eu não tocava nada. Ai claro, eles queriam me ensinar ( nós íamos tocar enter sandman do metalica) ai eu falava, não deixa que em casa eu ensaio sozinho, e todo mundo .. ''vai cara, a gente vai ensinar'' e eu com vergonha de segurar o instrumento, mas no final deu tudo certo, nós tocamos e todo mundo ficou doido. ( mesmo eu tocando tudo errado hehe)
Hoje eu toco essa musica de olhos fechados no baixo, mas hoje troquei instrumento e a 1 ano toco violão (meu instrumento preferido) e sei fazer pequenos riffs, alguns ritmos, mas não tenho nenhum problema em tocar perto dos outros mais. E assim a gente segue cara, aprendemos mas nunca é suficiente, temos sempre que nós melhorar não só como músicos mas como pessoas.

meus próximos objetivos.
Solar na guitarra
Aprender ritmos de ouvido
Afinar de ouvido e trocar a corda sozinho =D
e melhorar o canto claro..

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Geralmente eles vão ser humildes, e te ensinar. Eu aprendi assim.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


dante115 Ismah

Eu toco faz um bom tempo, mas nunca me arrisquei tocar em banda, o pessoal diz que toco bem, mas nunca fiz show, nada, agora quero se começo na guitarra, e queria começar tocar com banda.

Eu toco para o pessoal amigos, vizinhos, mas como disse nada profissional.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Tente tocar com uma música, se não se perder no andamento dela, está pronto pra banda. Mas recomendo que toque com alguém mais experiente, e veja se consegue acompanhar, melhor errar na brincadeira, que errar no compromisso. Antes de ganhar pra fazer show eu toquei muito de graça.

AllanGouveia
Membro
# nov/14 · Editado por: AllanGouveia
· votar


sanabria
Eu era assim até pouco tempo atrás, mas minha mente mudou com um workshop do cacau santos...

No workshop ele deu o seguinte concelho: "quer ser um bom músico? Toque com bons músicos! Quer ser um músico ruim? Toque com músicos ruins ou não toque com ninguém!"

Tomei esse conselho para mim e mesmo com o nervosismo, hoje eu já consigo tocar com os caras que são considerados monstros aqui no meu estado na cena que faço parte... Eu chego meio tímido e digo: "Cara, não toco como vocês ainda não, mas se me deixarem tocar com vocês vão ver que vou evoluir e tocar no nível de vocês, mas se liga malandro, porque se você não estudar eu passo de você hehe"

E nessa onda eu melhorei em um ano o que não melhorei em quatro anos hehe!!

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


Ismah
Antes de ganhar pra fazer show eu toquei muito de graça.

Até hoje, roda e vira eu toco umas gigs 0800 hehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


AllanGouveia

E eu não? Pela parceria, pela cerveja pssss

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

No início, muito tempo atrás, rolava isso sim. Mas depois de um tempo você ganha confiança e isso deixa de acontecer (pelo menos comigo foi assim).

Uma coisa importante é que você saiba os seus limites. Não tente fazer mais do que você consegue, quando estiver na presença de outros. Tentar ultrapassar os limites é bom e necessário, mas para treino e estudo, sozinho.

Certa vez toquei com um baixista que, sabidamente, era "pior" que os demais membros da banda. Tínhamos que ensaiar para um show e eu fiquei com um baita receio do cara fazer merda. Mas ele fez tudo absolutamente certo! Não ficou de presepada, não tentou inventar firulas no baixo. Foi lá, tocou o que tinha que tocar, de forma simples, mas eficiente. É assim que tem que ser, quando a gente está começando.

carlcarl
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria
acho que o teu comportamento é normal mas vai passar com o tempo.

AllanGouveia
e se os músicos bons aplicarem este critério? não vão querer tocar comigo.
eu acho que até com um musico que saiba menos que eu da pra aprender alguma coisa,mesmo que seja pra não errar da maneira que ele esta errando.

RenatoMamute
Membro Novato
# nov/14
· votar


sanabria
Sinceramente? Os músicos vão ter criticas construtivas e te ajudar... se você souber aceitar e estiver disposto a aprender... isso só tem a lhe ajudar!

As piores criticas, gozações e blablabla que podem rolar... virão das pessoas que não são músicos... principalmente das que nem um instrumento tocam, pois não conhecem a complexidade de se entender um instrumento e a perseverança necessária para aprender.

No mais... se um músico falar mau de você de forma grosseira, sendo que você se porta com respeito e humildade... você deve ignorar. Comentários de pessoas que não lhe tratam com reciprocidade... não devem ser levados a sério.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


RenatoMamute

As pessoas leigas que já toquem me elogiam. Só uma vez que uma senhora, disse que não tocava nada, mas a senhora não entendia nada de música. Para ela música é Roberto Carlos, rock por exemplo, é barulho, no conceito dela hehehe.

No caso dos músicos seria vergonha e timidez, mas saberia ouvir criticas e dicas.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Gostei das dicas de vocês, obrigado!

AllanGouveia
Membro
# nov/14
· votar


carlcarl
Não falei querendo ser extremo, pow hehe... vou explicar melhor
Não é só tocar com músicos bons, mas procurar ta sempre junto de gente assim e se possível tocando com eles também... Mas hoje em dia eu toco com músicos "melhores" e "piores" que eu e fico feliz tanto quando aprendo quanto quando ensino! hehe

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


AllanGouveia

Bem isso...

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


sanabria
Talvez você preciso ser mais humilde.

O que? Mais humilde??
isso mesmo.. Humildade é verdade. Ou seja, reconhecer o quanto se é bom em algo ou o quanto não é tão bom assim em algo.
E diante disso, levar a vida numa boa. Saber que se outros músicos são melhores, é por que se dedicaram e estudaram mais.
Um caminho fácil de você mesmo trilhar.

A propósito, quem é bom mesmo não menospreza quem tem um nível técnico menor.

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


E tocar com músicos bons e melhores que eu sempre é uma escola. Sou metido, chato e sempre aprendo coisas novas hehe

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Cara, vou te falar. Esse tipo de insegurança pode ser coisa simples ou coisa mais grave. Não é coisa pra se brincar não.

Vou te dar o exemplo por mim mesmo, eu toco há 15 anos e o mais esquisito é que exatamente nos primeiros anos, quando eu tocava mal pá karái e tinha pouco conhecimento de harmonia, improvisação, fraseado etc... eu era mais desinibido e tocava relaxado.

Hoje eu posso tocar algo mais complicado em casa,sozinho, mas quando vou tocar em público (e não estou falando de barzinho nem nada parecido) sinto que tem algo me travando, a técnica fica presa, entende? acredito que isso seja psicológico e imagino que outros como eu talvez tenham de enfrentar o mesmo problema.

Então, o meu conselho é: se essa "vergonha" é apenas de tocar em frente a outros músicos, esqueça! eles não são melhores do que você e mesmo que tenham mais domínio ou conhecimento teórico, saberão entender que você está apenas trilhando um caminho, pelo qual em algum momento eles também tiveram que passar.

Mas se essa inibição chegar a ser generalizada e te travar, então talvez seja a hora de buscar uma ajuda de um profissional. Eu mesmo, se não conseguir superar isso por mim mesmo, talvez seja o próximo a seguir meu próprio conselho.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


dideivox

Eu não sou bom, apenas sou curioso na música, tenho muita coisa para aprender, sou um pequeno aprendiz, nunca desprezei ninguém, isso não faz parte do meu ser como pessoa.

Eu admiro estas pessoas que sabem tocar bem que estudam, e são como exemplos para mim, vejo o quanto sou pequeno, estou longe de ser músico mesmo.

No meu caso é timidez mesmo, pois gosto de receber dicas, e gosto de ajudar quem sabe menos que eu, mostrar como faz um acorde, o que é uma escala, coisas bem simples.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Não chega ao extremo, até consigo tocar para pessoa que seja músico, mas é no começo me causa uma certa timidez, porém com o passar do tempo, acabo deixando a timidez de lado. E sou bem principiante, não sei fazer nada complicado, só coisas bem simples, por isso quero voltar a estudar música, talvez com a guitarra que sempre gostei.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


dideivox

Com certeza deve ajudar, estou pensando em fazer mais amizades com músicos, tentar sair dessa de ficar só em casa tocando, acho que com pessoas mais experientes posso aprender muitas coisas que não sei, pratica ajuda muito.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
ajuda de um profissiona

CERVEJA! Pode não parecer, mas a bebida te desliga um pouco da terra, e assim vc vai sem medo de errar... Não é a saída definitiva, mas é um arranque...

sanabria

Cuidado que nem todo mundo que toca bem, é estudado. Tem muita gente virando instrumento do avesso e não lê um acorde...

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

"Cuidado que nem todo mundo que toca bem, é estudado. Tem muita gente virando instrumento do avesso e não lê um acorde..."


Como assim?

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


sanabria

Tem muito músico que só tem experiência, estudo é pouco...

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Eu bebo nada, fica complicado hehe.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Eu me refiro aos músicos que estudam anos, admiro o esforço deles.

f14gomes
Membro
# nov/14
· votar


Sei bem o que é essa timidez...
Me atrapalhava até nas aulas de guitarra com o professor.
A maior parte da aula era de improviso, então imagina, o medo de mandar um bend fora do tom ou uma paletada fora me consumia. E depois da aula eu saia com aquela sensação de que poderia ter tentado mais.
Certa vez, em uma palestra na faculdade, ouvi que a melhor forma de vencer o medo de falar em público (acho que se assemelha ao caso) era praticando isso, ou seja, falando em público.
Bem, acho que se o cara é tímido, feito eu, tem que treinar bastante para quando chegar o momento de encarar esses medos estar mais confiante e fazer o que sabe.
Uma breja ajuda a subir no palco, talvez duas, mas não mais do que três pq se não podes esqueceres as músicas e fazer mais vergonha ainda kkkk

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


sanabria

Um bom motivo pra começar AHUsASUSHASUHASUH

Eu só parafraseei...

f14gomes
Membro
# nov/14
· votar


e toca Roberto Carlos pra senhora pow.

ontem assisti a um programa interessante na tv, onde o músico pernambucano mais conhecido como China fala de suas influências musicais e apresenta algumas delas. E estão lá, Roberto, Erasmo e outros desses que as coroas gostam. Apesar do tal China ter outro estilo musical, eu creio.

sanabria
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
f14gomes

Então vou começar beber umas hehehe, brincadeira hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ter vergonha de tocar na frente de músicos