Dois Violoes, Mesma Musica, Tons Diferentes!

    Autor Mensagem
    belan.taioba
    Veterano
    # out/14


    Exemplo. Meu irmao decora cifras, e na verdade eu tambem decorava
    Agora estou estudando campo harmonico, harmonia, escalas e tal. entao vejo a diferença de quando forço pra cantar, as vezes penso que as musicas ficam mais mortas por abaixar o tom de um jorge e matheus

    Minhas perguntas...
    Ex: Jorge e Matheus, por exemplo, tem um tom muito elevado do meu, eu SEMPRE terei que abaixar os tons das musicas?

    Pergunta2: Se eu tocar as mesmas Sequencias harmonicas porem em um ou dois tons abaixo de uma pessoa tocando no tom original, ao mesmo tempo, ficará estranho? feio? dificil de cantar? o que acontece?

    Obg

    LeandroP
    Moderador
    # out/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    belan.taioba

    Mudar o tom da música é uma opção sua. Se a música está muito alta pra sua voz, você pode transpor os acordes pra uma altura mais baixa. E se a música estiver muito baixa, você pode transpor pra uma altura maior.

    Algumas pessoas baixam em um semitom a afinação do violão/guitarra, o que não deixa de ser uma transposição também, porém, preservando a tessitura da harmonia, a forma original dos acordes. Já o "capotraste móvel" também é um acessório onde você poderia passar horas seguidas se divertindo e aprendendo. A diferença é que ele apenas sobe o tom.

    Acho que você deveria experimentar a transposição de algumas músicas. É um exercício prazeroso e muito eficiente, com resultados surpreendentes.

    Faça uma busca no fórum por "transposição de tom".

    Sobre a pergunta 2, vai ficar estranho, feio, impossível de cantar e pode acontecer um monte de coisa :P

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    belan.taioba
    Jorge e Matheus, por exemplo, tem um tom muito elevado do meu, eu SEMPRE terei que abaixar os tons das musicas?

    Provavelmente, a não ser que consiga desenvolver seu falsete a ponto de cantar só nele.

    Se eu tocar as mesmas Sequencias harmonicas porem em um ou dois tons abaixo de uma pessoa tocando no tom original, ao mesmo tempo, ficará estranho? feio? dificil de cantar? o que acontece?

    Sim, estranho não. Mas soa contra. Acontece que um, estará fora do tom do outro. Trocar de tom, deve ser fundamental para os estilos de sertanejo... E eu acho fundamental pro cara ter em mente.

    Pode ser particular meu, mas acho mais eficiente decorar as mudanças (progressões), que as notas. Você fica apto pra tocar em todas os tons. Mas fica realmente estranho, transpor algo como uma IV ou V.

    Recomendo que desde já dê uma estudada no CAGED, sair da região grave do braço (mais comum de quem aprende violão, por não usar pestana) facilita descer ou subir tons.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    LeandroP
    pode acontecer um monte de coisa :P


    Dedo cair por exemplo?

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    Ismah

    rsrsrsrs

    rsp_guitar
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Sou da seguinte opinião: Feio é cantar num tom inapropriado, tanto forçar pra atingir agudos como graves. Mudar muito o tom deixa realmente uma sonoridade diferente, pois, já nos acostumamos com o tom original, mas é melhor do que esgarçar a garganta. Aí sim, fica horroroso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois Violoes, Mesma Musica, Tons Diferentes!