Método Américo Jacomino "O Canhoto"

    Autor Mensagem
    cordas de aço
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: cordas de aço


    Gostaria de explicação sobre esse belo Método. Américo dispôs 10 acordes cifrados para cada tonalidade. Como aplicar-lo. Por exemplo:( C Maior): C , G7, F, Bb, Dm, Fm/Ab, C/G, A7, D7, G7. Já em Cm(Dó menor):Cm, G7, Fm, C7, Fm, Cº, Cm/G, D7, G7, Cm. Ré maior: D/A, A7, G, B7, Em, Gm/Bb, D/A, B7/F#, E7, A7.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    cordas de aço

    Se tiver esta aula digitalizada, ou se puder transcrever esta aula através do fórum, fica mais fácil da galera te ajudar. Eu não conheço este método e sem um enunciado claro, os acordes acima são de uso bem comuns. É o máximo que posso dizer até o momento.

    cordas de aço
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Leandro boa tarde. Tem esse endereço onde você pode dá uma visualizada nesse método. lobinho.ln.zip.net/arch2011-10-30_2011-11-05.html e no Youtube www.youtube.com/watch?v=65Srvw-wg64 . Grato e aguardo sua ajuda

    cordas de aço
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Leandro esse método ai esta sem as cifras do endereço eletrônico, só que agora em 2012 o filho de Américo lançou uma nova edição pela editora Irmãos Vitale com os acordes cifrados. Como posso aplicar esses 10 acordes( posição) numa musica na tonalidade Dó Maior?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    cordas de aço

    A impressão que eu tenho é que ele utiliza em seu método algumas cadências comuns à sua época, dentro de cada tonalidade. Não seriam todos os encadeamentos, mas talvez o que estivesse "na moda" nessa época em que foi escrito o método (não conheço e posso estar dizendo bobagem).

    Recomendo a prática dos acordes sugeridos, observando os graus dos acordes em relação às tônicas de cada tonalidade. E não confundir o que ele chama de "primeira, segunda e terceira posições" com os "graus" das tonalidades. Me parece que essas posições estão relacionadas às "funções harmônicas", como a tônica, a subdominante e a dominante.

    Um método meio ultrapassado, mas não inútil, no meu ponto de vista. Não se apegue a este método e procure outros mais modernos, como os métodos do Almir Chediak, Nelson Faria, entre outros.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    cordas de aço

    E aí? Conseguiu entender o método?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método Américo Jacomino "O Canhoto"