Dúvida sobre tensão no Takamine GD15CE

    Autor Mensagem
    FCelline
    Membro Novato
    # jul/14


    Olá pessoal, muito obrigado por disponibilizar um fórum tão acolhedor!

    Fiz várias pesquisas aqui, mas nenhuma delas conseguiu sanar minha dúvida por completo.

    Ganhei esse maravilhoso Takamine GD15CE NAT - recomendadíssimo, muito macio, som cristalino e amp super versátil.

    Acontece que agora chegou hora de trocar as cordas e bateu maior dúvida: Qual a tensão que devo usar nas cordas? Pesquisei muito e ele vem com cordas D'addario EXP16 Light 0.12 de fábrica, mas um amigo meu disse que não colocaria tanta tensão assim - que o melhor seria levar num luthier para fazer o ajuste pra 0.10.

    O que vocês acham? Que cordas eu poderia usar? Estou com medo de estragar uma preciosidade dessas!

    Abração e obrigado desde já!

    MMJr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ola FCelline

    O seu amigo nao colocaria, mas a Takamine colocou. quem voce acha que tem razao????

    Tensao de cordas acaba sendo uma escolha pessoal e as vezes a gente tem que fazer uns testes para chegar aou "ideal". A diferenca de Timbre entre cordas de tensao 0.012 para a tensao 0.010 e muito grande. A tensao 0.010 e extremamente macia, mas perde-se muito no Timbre. Com o violao plugado, tudo pode ser compensado eletronicamente...Mas com o violao desplugado a diferenca e grande, pricipalmente nos primeiros dias. Depois o ouvido acaba acostumando e "nivelando o som por baixo".

    Eu uso cordas de tensao 0.011-0.054.

    Valeu...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Nada mais a acrescentar do que já disse o MMJr.

    FCelline
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Poxa, muito obrigado MMJr e LeandroP! Fico mais tranquilo assim, ufa!

    Toda corda 0.12 que eu comprar tem tensão igual? Pois as especificações da Takamine dizem que vem com a 0.12 Light. Existe a 0.12 "hard", por exemplo?

    Teria alguma implicação nessas diferenças ou só colocando 0.12 já posso domir tranquilo?

    Muitíssimo obrigado, caras, um forte abraço pra vocês!

    MMJr
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: MMJr
    · votar


    Toda corda 0.12 que eu comprar tem tensão igual?

    Nao exatamente. Cada marca tem uma caracteristica diferente e a tensao final pode ser diferente tambem. As cordas 0.12 de uma marca X podem ser mais duras ou mais macias que as 0.12 da marca Y...

    Pois as especificações da Takamine dizem que vem com a 0.12 Light. Existe a 0.12 "hard", por exemplo?

    Cada fabricante tem uma denominacao propria, podendo ser: light, custom light, extra light, medium e/ou heavy por exemplo....

    .Teria alguma implicação nessas diferenças ou só colocando 0.12 já posso domir tranquilo?

    Digamos que voce pode Tocar Tranquilo....

    Obs>
    Se voce esta satisfeito com as cordas originais, sugiro que voce as troque por cordas da mesma marca e tensao...E mais para frente voce pode se aventurar em encontrar uma outra marca e/ ou uma outra tensao....

    Valeu e boa sorte na escolha...

    FCelline
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    O problema é que não acho essa corda pra comprar - e quando acho na internet estão enfiando a faca!

    Percebi que a D'addario tem outros kits de tensão 12-53, como o EJ16 que é bem fácil de encontrar. Só que na tabela de tensão da D'addario ele é algumas libras de tensão total a mais que o EXP16. E aí?

    É tão complicado assim ou eu tô procurando pêlo em ovo?

    Desculpem reviver o tópico, mas tõ me corroendo com isso haha

    MMJr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FCelline

    A coisa e simples. Voce que esa dando muia imporacia aos dealhes...

    A linha EXP da D'dario e mais cara porem dura mais tempo que as d'darios EJ16...
    Escolha as cordas de acordo com a sua disponibilidade. E absoluamene normal o Violao passar por ajustes nas primeiras vezes que as cordas sao trocadas....


    Valeu...

    xavy
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: xavy
    · votar


    FCelline
    O problema é que não acho essa corda pra comprar - e quando acho na internet estão enfiando a faca!

    Talvez uma opção seja você adquirir o encordoamento em sites estrangeiros, como o Stringsbymail ou qualquer outra loja que envie para o Brasil. Pode acontecer do produto ser taxado pela Receita, mas compensa o risco, já que de toda forma, pagamos caro por eles em lojas do Brasil.

    Bom som!!!

    KCLM
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Bom dia pessoal, desculpem-me por estar revivendo o tópico.
    Tenho um Takamine GD15CE, comprei ele a uns 4 meses, acredito que as cordas dele sejam as mesmas do rapaz ai acima, exp16 0.12 hehe. Enfim ele está com uma barriguinha abaixo do cavalete, tenho visto isso em outros violões, e queria saber se isso é uma coisa normal em violões folk.

    viniciusjau
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    KCLM
    Se voce não conseguir distinguir se o braço está empenado o ideal é levar em um luthier...

    Uma dica que posso te dar é comprar no mercado livre uma régua pra medir a altura das cordas, pesquise por "Régua Luthier Altura De Cordas".

    Pelo menos vai te dar uma noção melhor.. Se já é hora de levar pra regulagem.

    KCLM
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    viniciusjau, você não entendeu, a minha dúvida é sobre a barriga por trás do violão, e uma leve fundura na parte de cima, perceptivel apenas em um certo ângulo e com a luz do lado do violão.

    viniciusjau
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    barriga por trás do violão, e uma leve fundura na parte de cima, perceptivel apenas em um certo ângulo e com a luz do lado do violão

    humm me desculpe.. Será que consegue tirar fotos e postar aqui?

    francisco2004
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    KCLM
    É normal, mas não é legal. É o que mais tem... inclusive, tem luthier preguiçoso que compensa essa barriguinha baixando o rastilho. Uma época, nos manuais de instruções dos Taylor, tinha um tópico sobre isso. Basicamente é umidade. Umidade de menos deixa o tampo côncavo (tampo afundado) e umidade demais deixa o tampo convexo (essa barriguinha que costumamos ver em violões com cordas de aço).

    Dá para fazer um tratamento com desumidificadores, sílica gel, etc. Tem tutoriais no Youtube.

    EDIT: Pelo que você descreveu na última mensagem, o problema é umidade de menos. Você mora no sertão nordestino, algo assim? Umidade costuma ter de sobra no Brasil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre tensão no Takamine GD15CE