Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

PINOS para violões

Autor Mensagem
      Kanon
      Membro
      # mar/14

Olá, gostaria de uma ajuda.

Seguinte, quero dar um up no meu violão e estou com uma grande dúvida sobre quais pinos colocar pra segurar as cordas.

Pesquisei na internet e achei pinos de madeira (Rosewood e ébano), de metal, de osso, de dentes de elefante, de chifres de búfalo e até de mármore...

Dentre esses eu descarto os de chifres, dentes e marmore.... eu n vou caçar os coitados dos bufalos e os elefantes para fazer pinos de violão, muito menos terei a sorte de achar um vendedor desses materiais na 25 de março...marmore nem vou falar nada...

Os de Madeira e osso, me agradaram, gostaria de saber o que acham, tendo em vista os 2 tipos de madeira citados e o osso, levando em consideração que a pestana e o rastilho serão de osso tbm...

E os de metal? valem a pena? o som n vai ficar muito berimbal? srsrsr

Abraço!

LeandroP
      Moderador
      # mar/14
      · votar

Kanon

Não acredito que esses pinos ou cravos (como também são chamados) exerçam uma influência no timbre. Acredito que os materiais disponíveis estão mais relacionados à estética do que ao timbre propriamente dito. Se você acha que o seu violão "merece" um material mais arrojado, vale a pena pesquisar na internet. Do contrário, compre aqueles genéricos em plástico mesmo. Ou leve uma amostra e peça pra um torneiro fabricar sob medida em alumínio ou latão.

MMI
      Veterano
      # mar/14
      · votar

Kanon

A influência desses pinos é mínima. Vai de Planet Waves, Martin, Graph Tech, algo assim, comum, barato e fácil de achar (pelo menos nos sites gringos - até a Guitar Center envia para cá!). Não precisa mais que isso.

MMJr
      Veterano
      # mar/14
      · votar

Kanon

Que violao voce tem?

Talvez os pinos nao de muita diferenca para quem toca com o Violao sempre plugado...Ja em Violoes somente acustico - sem capitador - a diferenca de timbre e consideravel....

Tusq da Graph Tech e a minha escolha para pinos e rastilho tambem...

Valeu

Kanon
      Membro
      # mar/14
      · votar

Bom meu violão é um VM921DT da Michael.

Agradeço as respostas. Mais acho que para a troca que estou fazendo que é Pestana e rastilho de osso, a simples troca do pino afetaria muito no timbre do violão, toco quase sempre desplugado mesmo.

Certa vez toquei num violão de um amigo participante de festivais, o violão dele estava com pinos de madeira, e digo, as cordas ficam bem presas, fazendo com que a vibração aumente consideravelmente e consequentemente o timbre melhore.

Mais vcs podem postar os links desses que citaram?

Obrigado novamente

Kanon
      Membro
      # mar/14 · Editado por: Kanon
      · votar

qual desses vcs indicam pro meu violão?

rastilho
      http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-acoustic-saddles

Nut
      http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-guitar-nuts

Pinos
      http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-bridge-end-pins

sabem se eles enviam pro brasil?

Jeff.guitar
      Membro Novato
      # mar/14
      · votar

Kanon
      Os pinos é só questão de segurança, quase não afetam no timbre, se afetam duvido alguém reconhecer um pino de plastico de um de ouro velho.
      Agora Nut e rastilho é outra coisa coloquei ambos de ossos no meu Condor SD10 (violão com valor sentimental) e mudou bastante.

Se puder mudar os dois, rastilho e nut, melhor, senão, troque o nut e depois o rastilho, e pino, somente se estiverem desgastados.

MMJr
      Veterano
      # mar/14
      · votar

Kanon
      Os pinos é só questão de segurança, quase não afetam no timbre, se afetam duvido alguém reconhecer um pino de plastico de um de ouro velho.

Jeff.guitar
      Nao e por ai... Obviamente ninguem seria capaz de reconecer um pino de plastico ou um de madeira.......

So posso te falar que os Pinos tem o seu papel no timbre final do instrumento....Voce nao precisa acreditar...Mas pinos de Madeira e Tusq auxiliam na producao de um timbre mais complexo de forma geral...Porem e dificil de perceber a diferenca em em se tratando de violoes inteiros de madeira laminada....Em um violao com o tampo macico ou um violao inteiro macico a diferenca e tranquilamente perceptivel, sem sombras de duvidas....

Kanon

Tudo e uma questao de medida.
      Voce tem que medir o comprimento e a largura da fenda onde o rastilho se encaixa na ponte. Quanto aos pinos, creio eu que os pinos tradicionais graph tech tem medidas mais padrao e servem em quase todos os violoes....O Nut tem que se verificar a distancia entre as cordas Mizao e mizinho. Nut e complicado e e bom deixar para um profissional competente.....

Este rastilho graphTech e o mais usado:

http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/product-detail/pq-9280-c 0-tusq-acoustic-saddle-compensated?id=8430fb4a-c971-432d-b894-d81ae3ec a131

Valeu e boa sorte...

Jeff.guitar
      Membro Novato
      # mar/14
      · votar

MMJr
      Até acredito que os pinos mude algo no timbre, mas algo perceptível assim, tipo na cara como é o nut/rastilho de osso para um de plástico, acho meio complicado, mas enfim, é algo barato, e em pouquinho em pouquinho o timbre vai mudando, até num cabo, porque não se preocupar com os pinos, mas acho isto preciosismo, e olha que eu sou atucanado com timbre.

Kanon
      Membro
      # mar/14
      · votar

é acho que vou comprar um rastilho, um nut e os pinos de tusq e ver o que dá

Kanon
      Membro
      # mar/14
      · votar

amigos to pesquisando aki, mais em todos sites falam em taylor style e martin style, alguem pode me dizer o que é isso?

MMJr
      Veterano
      # mar/14 · Editado por: MMJr
      · votar

amigos to pesquisando aki, mais em todos sites falam em taylor style e martin style, alguem pode me dizer o que é isso?
      Kanon
      Os Violaoes Taylor e Martins vem de fabrica com nut e rastilho de tusq graph tech e cada um tem um estilo, formato e medidas um pouco diferentes....Foi por isso que eu ja te fale acima: "Voce tem que medir o comprimento e a largura da fenda onde o rastilho se encaixa na ponte."

Valeu...

Frozza
      Veterano
      # mar/14
      · votar

Coloquei tudo da Graphtech no meu Crafter Lite (saddle, nut e pinos).
      Posso falar que mudou a pegada do instrumento, ficou mais fácil fazer bends, e os harmônicos saem com mais facilidade.

O timbre muda, mas não faz milagre. Se você não está satisfeito com o timbre do instrumento, sugiro pensar em comprar outro.

Os pinos posso falar que são fáceis de tirar e colocar. O material não marca facilmente como o plástico.
      No geral eu curti, comprei tudo no Ebay e paguei bem barato.

MMJr
      Veterano
      # mar/14
      · votar

Frozza

Exatamente. Nao faz milagre. Muito bem observado. Principlamente em violoes inteiro de madeira laminada...

Valeu...

Kanon
      Membro
      # 23/fev/17 08:18
      · votar

tenho pinos graphtech mais eles n ficam firmes no meu cort L100F

DuBarzinho
      Membro Novato
      # 23/fev/17 09:41
      · votar

3 anos procurando os pinos e eles não serviram? Com esse tempo já devia ter pinos de fóssil de tiranossauro rex.

Kanon
      Membro
      # 23/fev/17 10:05
      · votar

3 anos procurando os pinos e eles não serviram? Com esse tempo já devia ter pinos de fóssil de tiranossauro rex.

3 anos que não acessava o fórum com esse perfil, e por educação, dando um feedback a membros novatos que assim como vc, podem vir a precisar de uma informação tipo essa, daqui a mais 3 anos.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a PINOS para violões

302.036 tópicos 7.823.605 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital