PINOS para violões

    Autor Mensagem
    Kanon
    Membro
    # mar/14


    Olá, gostaria de uma ajuda.

    Seguinte, quero dar um up no meu violão e estou com uma grande dúvida sobre quais pinos colocar pra segurar as cordas.

    Pesquisei na internet e achei pinos de madeira (Rosewood e ébano), de metal, de osso, de dentes de elefante, de chifres de búfalo e até de mármore...

    Dentre esses eu descarto os de chifres, dentes e marmore.... eu n vou caçar os coitados dos bufalos e os elefantes para fazer pinos de violão, muito menos terei a sorte de achar um vendedor desses materiais na 25 de março...marmore nem vou falar nada...

    Os de Madeira e osso, me agradaram, gostaria de saber o que acham, tendo em vista os 2 tipos de madeira citados e o osso, levando em consideração que a pestana e o rastilho serão de osso tbm...

    E os de metal? valem a pena? o som n vai ficar muito berimbal? srsrsr

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Kanon

    Não acredito que esses pinos ou cravos (como também são chamados) exerçam uma influência no timbre. Acredito que os materiais disponíveis estão mais relacionados à estética do que ao timbre propriamente dito. Se você acha que o seu violão "merece" um material mais arrojado, vale a pena pesquisar na internet. Do contrário, compre aqueles genéricos em plástico mesmo. Ou leve uma amostra e peça pra um torneiro fabricar sob medida em alumínio ou latão.

    MMI
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Kanon

    A influência desses pinos é mínima. Vai de Planet Waves, Martin, Graph Tech, algo assim, comum, barato e fácil de achar (pelo menos nos sites gringos - até a Guitar Center envia para cá!). Não precisa mais que isso.

    MMJr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Kanon

    Que violao voce tem?

    Talvez os pinos nao de muita diferenca para quem toca com o Violao sempre plugado...Ja em Violoes somente acustico - sem capitador - a diferenca de timbre e consideravel....

    Tusq da Graph Tech e a minha escolha para pinos e rastilho tambem...

    Valeu

    Kanon
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Bom meu violão é um VM921DT da Michael.

    Agradeço as respostas. Mais acho que para a troca que estou fazendo que é Pestana e rastilho de osso, a simples troca do pino afetaria muito no timbre do violão, toco quase sempre desplugado mesmo.

    Certa vez toquei num violão de um amigo participante de festivais, o violão dele estava com pinos de madeira, e digo, as cordas ficam bem presas, fazendo com que a vibração aumente consideravelmente e consequentemente o timbre melhore.

    Mais vcs podem postar os links desses que citaram?

    Obrigado novamente

    Kanon
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Kanon
    · votar


    qual desses vcs indicam pro meu violão?

    rastilho
    http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-acoustic-saddles

    Nut
    http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-guitar-nuts

    Pinos
    http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-bridge-end-pins

    sabem se eles enviam pro brasil?

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Kanon
    Os pinos é só questão de segurança, quase não afetam no timbre, se afetam duvido alguém reconhecer um pino de plastico de um de ouro velho.
    Agora Nut e rastilho é outra coisa coloquei ambos de ossos no meu Condor SD10 (violão com valor sentimental) e mudou bastante.

    Se puder mudar os dois, rastilho e nut, melhor, senão, troque o nut e depois o rastilho, e pino, somente se estiverem desgastados.

    MMJr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Kanon
    Os pinos é só questão de segurança, quase não afetam no timbre, se afetam duvido alguém reconhecer um pino de plastico de um de ouro velho.


    Jeff.guitar
    Nao e por ai... Obviamente ninguem seria capaz de reconecer um pino de plastico ou um de madeira.......

    So posso te falar que os Pinos tem o seu papel no timbre final do instrumento....Voce nao precisa acreditar...Mas pinos de Madeira e Tusq auxiliam na producao de um timbre mais complexo de forma geral...Porem e dificil de perceber a diferenca em em se tratando de violoes inteiros de madeira laminada....Em um violao com o tampo macico ou um violao inteiro macico a diferenca e tranquilamente perceptivel, sem sombras de duvidas....

    Kanon

    Tudo e uma questao de medida.
    Voce tem que medir o comprimento e a largura da fenda onde o rastilho se encaixa na ponte. Quanto aos pinos, creio eu que os pinos tradicionais graph tech tem medidas mais padrao e servem em quase todos os violoes....O Nut tem que se verificar a distancia entre as cordas Mizao e mizinho. Nut e complicado e e bom deixar para um profissional competente.....

    Este rastilho graphTech e o mais usado:

    http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/product-detail/pq-9280-c 0-tusq-acoustic-saddle-compensated?id=8430fb4a-c971-432d-b894-d81ae3ec a131



    Valeu e boa sorte...

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    MMJr
    Até acredito que os pinos mude algo no timbre, mas algo perceptível assim, tipo na cara como é o nut/rastilho de osso para um de plástico, acho meio complicado, mas enfim, é algo barato, e em pouquinho em pouquinho o timbre vai mudando, até num cabo, porque não se preocupar com os pinos, mas acho isto preciosismo, e olha que eu sou atucanado com timbre.

    Kanon
    Membro
    # mar/14
    · votar


    é acho que vou comprar um rastilho, um nut e os pinos de tusq e ver o que dá

    Kanon
    Membro
    # mar/14
    · votar


    amigos to pesquisando aki, mais em todos sites falam em taylor style e martin style, alguem pode me dizer o que é isso?

    MMJr
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: MMJr
    · votar


    amigos to pesquisando aki, mais em todos sites falam em taylor style e martin style, alguem pode me dizer o que é isso?
    Kanon
    Os Violaoes Taylor e Martins vem de fabrica com nut e rastilho de tusq graph tech e cada um tem um estilo, formato e medidas um pouco diferentes....Foi por isso que eu ja te fale acima: "Voce tem que medir o comprimento e a largura da fenda onde o rastilho se encaixa na ponte."

    Valeu...

    Frozza
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Coloquei tudo da Graphtech no meu Crafter Lite (saddle, nut e pinos).
    Posso falar que mudou a pegada do instrumento, ficou mais fácil fazer bends, e os harmônicos saem com mais facilidade.

    O timbre muda, mas não faz milagre. Se você não está satisfeito com o timbre do instrumento, sugiro pensar em comprar outro.

    Os pinos posso falar que são fáceis de tirar e colocar. O material não marca facilmente como o plástico.
    No geral eu curti, comprei tudo no Ebay e paguei bem barato.

    MMJr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Frozza

    Exatamente. Nao faz milagre. Muito bem observado. Principlamente em violoes inteiro de madeira laminada...


    Valeu...

    Kanon
    Membro
    # fev/17
    · votar


    tenho pinos graphtech mais eles n ficam firmes no meu cort L100F

    DuBarzinho
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    3 anos procurando os pinos e eles não serviram? Com esse tempo já devia ter pinos de fóssil de tiranossauro rex.

    Kanon
    Membro
    # fev/17
    · votar


    3 anos procurando os pinos e eles não serviram? Com esse tempo já devia ter pinos de fóssil de tiranossauro rex.


    3 anos que não acessava o fórum com esse perfil, e por educação, dando um feedback a membros novatos que assim como vc, podem vir a precisar de uma informação tipo essa, daqui a mais 3 anos.

    Abraço

    chicao77
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Kanon, estou ressuscitando o tópico para saber mais sobre sua experiência.

    Tenho um Takamine Jasmine e um dos pinos originais de plástico quebrou ao trocar as cordas agorinha mesmo. E gostaria enfim de trocar para pinos de osso ou madeira.

    Dei uma pesquisada e não achei um tópico definitivo.

    Procurei no ML e tem muitos vendedores vendendo de osso / rosewood / ebano etc.

    Tenho receio de comprar e não ficar muito preso no meu violão.

    Qual foi a sua conclusão sobre os mesmos ?

    Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    chicao77

    Caso você não encontre, te digo que é uma peça muito, muito fácil de tornear. Pra não ter erro, procure na sua região alguma empresa que trabalhe com torno (tanto faz se é torno pra madeira ou pra aço), e peça pra fazer os pinos sob medida pro seu violão. Esses pinos funcionam sob pressão, e dependendo do diâmetro do furo que tem no violão, fica com folga ou não encaixa da forma adequada. Fazendo com um torneiro é uma vez só. Aí fica a seu critério fazer em osso ou em madeira. Em madeira é muito melhor pra trabalhar e conseguir a matéria prima. Osso fede muito! rs

    Eu não sei o grau de experiência que você tem com ferramentas elétricas manuais, porque o que eu vou sugerir é muito perigoso se não tiver alguma habilidade ou experiência. Seria utilizar uma furadeira elétrica portátil presa a uma bancada ou uma mesa firme, e você prender a madeira na furadeira e tornear manualmente, um a um. Pra isso teria que fazer um suporte pra apoiar a ferramenta de desbaste. Depois é só lixar. Mas, como eu disse, é perigoso se machucar.

    https://www.youtube.com/watch?v=-ci75hX3GxE

    Ningen
    Veterano
    # ago/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    chicao77

    Comprei uns no Aliexpress e me satisfizeram muito bem.
    Não precisa ficar "muito preso". A corda não é segura diretamente pela pressão do pino, mas indiretamente. Algum engenheiro que explique mas talvez com essa minha ilustração porca no mspaint ajude.

    https://i.imgur.com/MT3nkYE.png

    (A corda, para sair, com o pino colocado, precisa exercer uma força lateral ao pino)

    O Bertola poderia falar melhor mas não vejo motivo para essa preocupação toda não.

    instrumentista
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Pino de madeira é legal, bonito e tal, mas o melhor material é o bom e velho osso. Um pino de osso não só vai ser mais resistente como também vai segurar melhor as cordas no lugar, faz diferença no som? relativamente sim, mas não é tanta coisa assim, não é como se fosse transformar seu violão num violão top de linha só porque você colocou o pino de um violão top, mas como é barato e oferece mais segurança e durabilidade é um bom upgrade, eu iria num pino de osso pro caso de um violão com cordas de calibre maior (012, 013) só usaria de madeira se fosse um violão que usa corda 010 ou 011

    Joaopaladio
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Tópico antigo, mas enfim..
    Acredito que o que mais influencie seja nut e rastilho de qualidade. Mas no meu caso os pinos fizeram diferença sim.

    Estava achando os bordões do meu violão bem apagados. Só se ouvia as agudas. Estava sem tempo e $$ pra levar no luthier, então comprei pinos de latão e troquei os dos bordões (que eram de plástico) por eles. Fiquei bem satisfeito. Gastei 30 pila e equilibrou bastante o som. Mas acho que isso é tentativa e erro. Só testando mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PINOS para violões