Como colar as travessas?

    Autor Mensagem
    Daniel_DSO
    Veterano
    # fev/14


    Olá pessoal!

    O meu problema é o seguinte, eu tenho um Tonante de 18 anos e com o tempo, provavelmente, a travessa (eu acho que é assim que é chamado rs), o que eu quero dizer, é que são aquelas madeiras que ficam do lado de dentro do corpo (na vertical, horizontal) se soltou, agora quando toco uma corda um acorde, a madeira de trás vibra.

    Gostaria de saber se é fácil de colar, mesmo que não seja, qual tipo de cola? Apesar de saber que o certo é levar a um Luthier.

    Valeu Galera, aguardo respostas!!

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Daniel_DSO
    cola branca de madeira (que muitas vezes é um pouco amarela). acha facil em qualquer casa de material pra construção.

    como qualquer cola de madeira, tem que aplicar e depois deixar pressionado por pelo menos 12h.
    não precisa muita pressão, mas precisa ficar pressionado constante.

    o problema é conseguir aplicar a cola e pressionar o violao montado, não é uma tarefa facil.
    pesquise por imagens de travessas do violao do mesmo tipo do seu (aço ou nylon) e veja se dá uma dica de como elas são.

    Apesar de saber que o certo é levar a um Luthier.
    mas tem o outro lado: vale a pena levar um tonante no luthier?
    voce vai achar um luthier que faça o serviço?
    muito nao fazem, pois não vale a pena (o preço do conserto as vezes é outro instrumento novo).

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    kiki

    Quando eu vi este tópico logo me lembrei de você colando as travessas de um violão, com aquela parafernália de ripas fazendo pressão nas travessas. Coidiloko, mano °.°

    Daniel_DSO
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Eu levei a um Luthier aqui da cidade, ele faz pra mim por R$ 40,00, mas como sou curioso rs e tenho vontade de aprender esses tipos de coisas, resolvi tentar fazer eu mesmo. Velu pela resposta Kiki!!!

    Jéfi
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eu tenho um tonante e resolvi desmontá-lo, ri muito das travessas; eram três bem pequeninas. kkkkkkk

    luthiergarrido
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Leve para um luthier.

    A cola mais usada para esse serviço é a amarela, a branca não serve.

    Abraço,

    Jefferson Garrido

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como colar as travessas?