O quanto muda o timbre se eu fixar peças no tampo do violão?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/13


    Galera, estou pesquisando para adquirir (ou mandar fazer) um violão, porém vou querer Customizar ...

    Entre vários detalhes Custom que esto pensando, uma dúvida que me surgiu foi a respeito da provável alteração de timbre caso eu colar ou parafusar alguma(s) peça(s) em madeira ou metal no tampo para dar um "cheguei" na aparência do violão.

    Vocês poderia me ajudar com isso??? Alteraria muito ou pouco??? Alteraria graves, agudos ou geral???
    Tenho experiência com guitarras ... mas nunca fiz nada mais aprofundado no violão ...

    ABR

    MMI
    Veterano
    # dez/13
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    Fernando de almeida

    Algum MODERADOR poderia arrumar o título do tópico ... eu quis dizer: O quanto muda o timbre se eu fixar peças no tampo do violão?

    Pede na central de ajuda que eles fazem.

    Vocês poderia me ajudar com isso??? Alteraria muito ou pouco??? Alteraria graves, agudos ou geral???

    O tampo do violão é um ponto muito importante na ressonância dele, boa parte do som dele vem daí. Então logo de cara já vou falando, não inventa muito aí para não "matar" o instrumento. Pintar pode, um escudo pode (Martin tem, Taylor tem, Gibson tem, então não estraga tanto, certo?), mas não passe muito disso. Muito violão top não recebe esse escudo...

    Como eu disse, a vibração do tampo é de extrema importância num violão. E colar algo que interfere na vibração do tampo é algo questionável. Por isso que o bracing do violão é tão importante, ele costuma ser feito com a melhor madeira disponível para distribuir a energia vibratória perpendicularmente (ou diagonalmente) às fibras.

    Em resumo, pense bem nessa customização. Mas não inventa gambiarra...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/13
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    MMI
    Legal cara ...
    O que eu tinha pensado era fazer uns alto-relevos (fixando algum desenho/logo legal) ou até mesmo colocando alguma peça em metal (com escrito alguma coisa ou ainda no formato de alguma coisa) ...

    Tive essa idéia que assisti o vídeo do Zakk Wylde tocando em um violão customizado (só pintado) com os esquemas do Black Label Society ( o vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=nuqz2vgUF9Y ) ... Imagine se o desenho da caveira e o logo com o nome da banda escrito fosse uma peça em madeira (mais escura ou pintada de preto mesmo) fixada, fazendo um alto-relevo no violão ... Eu acho que ficaria muuuuuito loko ...

    O que vc acha????

    MMI
    Veterano
    # dez/13
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    Fernando de almeida

    Fazer inlays, principalmente se for feito de madeira (ébano preto por exemplo) pode ficar legal, já em relevo não acho porque acaba interferindo. Mas depende muito. O Zakk no vídeo não está nem um pouco preocupado com som de violão, aliás o cara não se importa muito com timbre mesmo. Então para tocar desse jeito, não precisa nem de violão, quem dirá se importar com a vibração.

    Eu compartilho a opinião de muitos especialistas que dizem que guitarra ou violão, o importante é timbre, tocabilidade e cosmética, nesta ordem. Respeito quem sacrifique um em relação ao outro, mas para mim ainda é uma inversão de valores e um sacrilégio. Jamais vou pensar num instrumento como visual, a natureza daquilo é produzir som bonito e não ser bonito, mas alguns tem a sorte de juntar tudo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/13
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    undefinedEu compartilho a opinião de muitos especialistas que dizem que guitarra ou violão, o importante é timbre, tocabilidade e cosmética, nesta ordem. Respeito quem sacrifique um em relação ao outro, mas para mim ainda é uma inversão de valores e um sacrilégio. Jamais vou pensar num instrumento como visual, a natureza daquilo é produzir som bonito e não ser bonito, mas alguns tem a sorte de juntar tudo.

    Entendi fera ... Legal ...

    Existiria a possibilidade de timbre, tocabilidade e cosmética coexistirem de modo TOP simultaneamente em um violão???? Existe algum modelo que seja assim???

    MMI
    Veterano
    # dez/13
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    Fernando de almeida

    Sim, mesmo em alguns detalhes em relevo. Mas é para poucos, não é qualquer um que consegue aliar. Da uma olhada no que o maior luthier do mundo faz neste ramo, dá um Google em Erwin Somogyi. Só para você ter uma ideia, o violão simples dele começa pelo precinho de 30 mil dólares, os detalhes são extra..

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/13
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    MMI
    Erwin Somogyi
    Que coisa mais linda .... curti muito .... Existe alguma opção mais acessível???? heheheheheheeee

    MMI
    Veterano
    # dez/13
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    Fernando de almeida

    Na qualidade dele, vou te dizer que não. Mas tem alguns alunos dele aqui no Brasil, mas nunca vi algo deles que cheguem nessa ornamentação. O principal pupilo do Somogyi foi o Michihiro Matsuda. No Brasil, estudaram com ele o João Cassias (trabalhou na oficina dele, mas não se dedica a violões) e o Fernando Bernardo que fez o concorridíssimo e caro curso do Somogyi. Quem faz violões muito bons aqui é o João Scremin, nunca vi um ornamentado assim.

    FBlues_rock
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: FBlues_rock
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    Fernando de almeida
    O tampo é o maior responsável pelo timbre e ressonância do violão, já vi quantificarem em 80% (só o tampo).
    A parte do tampo mais alta (próxima à escala) tem influência bem menor do que a parte inferior, portanto recomendo botar as firulas nela, ainda assim sem perfurações ou afins.
    O fato de marcas famosas usarem escudos não abonam tal prática para o mero mortal aqui, pois escolher a melhor madeira no melhor corte (pagando muitas vezes bem mais que uma quase tão boa) para botar um escudo e interferir um pouco que seja no timbre não me parece bom negócio. Agora se vale a aparência, tanto visual quanto evitar impactos e desgaste do verniz no longo prazo, perde relevância a questão.
    Até uso um "apetrecho" chamado Plenosom, elaborado pelo Tessarin em parceria com o Bellinati, mas ao invés de atrapalhar evita perdas.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Fernando de almeida
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    FBlues_rock
    Até uso um "apetrecho" chamado Plenosom, elaborado pelo Tessarin em parceria com o Bellinati, mas ao invés de atrapalhar evita perdas.
    Legal .... mas visualmente não é lá grande coisa ... mas ajuda o som ... Só não vi nenhum lugar pra vender por aqui ...


    MMI
    Na qualidade dele, vou te dizer que não. Mas tem alguns alunos dele aqui no Brasil, mas nunca vi algo deles que cheguem nessa ornamentação. O principal pupilo do Somogyi foi o Michihiro Matsuda. No Brasil, estudaram com ele o João Cassias (trabalhou na oficina dele, mas não se dedica a violões) e o Fernando Bernardo que fez o concorridíssimo e caro curso do Somogyi. Quem faz violões muito bons aqui é o João Scremin, nunca vi um ornamentado assim.
    Pesquisei todos e nenhum chega nem aos pés do Somogyi ....

    Mas pensei aqui e talvez pudesse dar certo ... Será que rolaria de usar uma peça semelhante ao Plenosom citado pelo FBlues_rock, porém que essa peça, além de fazer o trabalho similar ao do Plenosom, pudesse ser fixada nas laterais (dois ou três pontos, em baixo, em cima ou dos lados) e um trabalho (desenho, palavras, ou logos) em madeira que abrangesse parte do tampo, porém essa parte sem encostar no tampo - essa peça estaria presa nesses "plenosoms".
    Pra ficar mais fácil pra entender, imaginem 2 ou 3 plenosoms presos em diferentes partes do corpo porém, interligando esses plenosoms, teríamos uma arte em madeira que cobriria (sem encostar - mas bem próximo) parte ou todo o tampo .... Rola?????

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