Repertório (rock e blues) para violão de cordas de aço

    Autor Mensagem
    LucianaPP
    Veterano
    # nov/13


    Olá,

    Sou nova aqui no fórum. Dei uma pesquisada e não encontrei exatamente o que eu vou perguntar. Caso eu esteja repetindo a pergunta de outra pessoa, peço desculpas desde já.

    Bom, eu comecei a estudar violão há uns 10 anos. De cara, o professor me empurrou pro estudo do violão clássico. Depois de alguns meses, eu acabei desistindo. Na época, não entendia que era possível optar pelo violão erudito/popular (eu era bem novinha). Fiquei alguns anos sem estudar nada e comprei uma guitarra. Então, comecei a estudar escalas, escalas e mais escalas com diversos professores, sem dar continuidade com nenhum deles. Desisti de novo. Vendi tudo e fiquei uns 4 anos sem ter um único instrumento em casa e fui "cuidar da vida". Pois bem, recentemente, comprei uma Fender dos sonhos e um violão Taylor maravilhoso, mas chega a dar vergonha porque eu não toco nada. Resolvi voltar a estudar com um professor e optei pela guitarra. Parei de novo. Agora vou voltar a estudar com o mesmo professor e pedi para que ele me ensine violão primeiro (pelo menos por um tempo), já que eu sinto muita dificuldade na parte rítmica e tal. Ele achou a ideia boa. Bom, depois de escrever a bíblia, vem a minha pergunta:

    Vocês poderiam me sugerir um repertório para ser tocado num violão de corda de aço, com palheta (ainda não toco com os dedos), por uma quase iniciante? Os meus estilos favoritos são blues e rock.

    Desde já, agradeço muito!

    Axl15964
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Primeiramente te indico tocar musicas que voce gosta, bom para iniciante tem algumas bandas que tem um repertorio mais facil para tocar por exemplo Legiao Urbana, a musica AINDA E CEDO - LEGIAO URBANA tem so tres acordes e ainda por cima voce so mexe um dedo entao é extremamente facil ai tem outras legais tambem que serve para treinar dedilhado e pestana QUE PAIS É ESSE, TEMPO PERDIDO, ETC....

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Fender e Taylor? Parabéns! Antes de mais nada, que bandas você gosta? Se for pra focar na parte rítmica, a maioria das bandas tem pelo menos algumas músicas que você consegue levar com uma batida simples.

    LucianaPP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    BrotherCrow

    BrotherCrow, basicamente gosto de Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Beatles, Led Zeppelin, Muddy Waters... por aí.

    Soultunes
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Oi, LucianaPP, primeiramente, parabens pelos violões. Eu também comprei um Taylor sem saber bem como toca-lo ainda kkkk

    A gente trabalha tanto que as vezes tem que valer a pena né ?

    Sua história é até parecida um pouco com a minha, inclusive gosto bastante dos mesmos artistas que voce citou.

    "Acho" que para aprender mais parte ritimica e tal, os sons do Beatles são uma excelente pedida.

    O blues é um estilo interessante, parece facil demais, mas fazer o que o Robert Johnson fazia no violão e ainda cantando, não é para qualquer um mesmo.

    Tenho estudado blues e sinto mais facilidade no meu instrumento original que é a guitarra, no violão acho a tecnica um pouco mais dificil (pensando no walking bass, mais ritimo e mais linha de melodia), coisa que os grandes mestres do estilo fazem com extrema facilidade mas que na verdade é extremamente dificil reproduzir.

    O cantor Seal tem um disco acustico com uma ou duas musicas do hendrix, pega para ouvir que é bem bacana e a base no violão deles ficou muito boa para tocar.

    O clapton tem bastante coisa de violão tambem, mas ele geralmente toca como os caras tocavam blues antigamente, usando os dedos e nessa linha de misturar base + baixo + melodia junto.

    De qualquer forma, é só estudar e praticar bastante que a gente acaba assimilando a forma e técnica.

    Outro cara que tem umas musicas que curto e que tem acustico tambem é o Lenny Kravtz, tem umas baladas faceis de tocar, talvez voce curta.

    Soultunes
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Pra exemplificar no tópico as minhas sugestões

    http://www.youtube.com/watch?v=y0MUBR05B5k

    http://www.youtube.com/watch?v=2LzFAUavf-4

    metal_ofender
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Bom, poderia ir tb pro Rock Nacional

    Barão Vermelho
    Engenheiros do Hawaii
    Ira
    Cidadão Quem
    Capital Inicial
    Legião Urbana
    Biquini Cavadão
    Nenhum de Nós
    Titãs

    Tem tb mais opções, não é rock só que é bem legal de tocar no violão

    Charlie Brown Jr
    Roupa Nova
    Nando Reis (carreira solo)

    Bom, aconselho no começo pegar só "A BASE" da música, depois vc arruma alguem pra tocar junto com vc e tenta pegar os arranjos e solos enquanto ele faz a base.

    Aandreep
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Bom como já foi dito começa a tirar as músicas que você gosta, procura as mais fáceis e busca no cifra club, provavelmente você vai achar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Repertório (rock e blues) para violão de cordas de aço