Desastre com Super bonder

    Autor Mensagem
    Pomadinha
    Membro Novato
    # out/13


    Fala galera, beleza?
    Vim por meio do forum pra saber se alguem sabe como tirar mancha de superbonder do violão. Tive um acidente terrível e acabou pingando no meu violão! Alguém aí que saiba como retirar esse câncer poderia me dar uma mão?
    Podem rir, autorizo.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/13
    · votar


    Pomadinha

    Existe um produto da própria Loctite (fabricante da Super Bonder) que chama "descola tudo" e serve para isso.

    Acetona e paciência, também removem Super Bonder.

    No entanto, a área atingida, provavelmente irá ficar com uma mancha "opaca" devido a ação do produto sobre o verniz do violão.

    AlexFS
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Lelo Mig "No entanto, a área atingida, provavelmente irá ficar com uma mancha "opaca" devido a ação do produto sobre o verniz do violão."

    cara como o nosso colega disse acima vai ficar uma mancha por que o super bonder pode afetar o verniz do violao se eu fosse voce deixaria esse pingo ai do jeito que esta ou levaria em um luthier

    JJJ
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Aconteceu comigo em uma guitarra. Só saiu depois que eu decidi raspar o verniz todo da guitarra (porque queria deixá-la com acabamento acetinado, encerado).

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Velho,

    Não quero ser o arauto da desgraça, porém, tive uma experiência similar em proporções muito maiores e tenho praticamente certeza de que a área atingida jamais voltará a ser o que foi um dia...

    Para ter idéia, no meu caso, refiz a forração interna do case de minha guitarra. Alós acreditar que o case estava seco, coloquei minha guitarra lá. No dia seguinte, ao retirar a guitarra do case percebi a desgraça: a guitarra inteira, inclusive o braço, ficou toda manchada devido a ação do VAPOR da cola secando... desnecessário dizer que a guitarra nunca mais será a mesma. Isso porque a cola nem entrou em contato direto com o instrumento.

    Boa sorte...


    Kleber Blacklock

    JJJ
    Veterano
    # out/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Kleber Blacklock
    Caraca.... Meus sentimentos! (sério)

    Uma solução possível é raspar (dependendo de qual guitarra é).

    Manny Ray
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Nossa, véi.. Eu só fiquei imaginando isso no meu violão que é preto. Se no portão de casa, durante uma obra respingou e nunca mais saiu, (isso porque era uma cola de dois reais kkk) imagina no coitado do violão. Sinto por você, cara, tomara que consiga resolver com o mínimo de dano possível.

    Whiskey123
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Você pode relicar o violão, o Tommy Emmannuel tem um bem massa, só que provavelmente o dele é reliquia mesmo =)

    Lelo Mig
    Membro
    # out/13
    · votar


    Pomadinha

    Outra solução é fazer uma merda dessas:

    Violão

    Pomadinha
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Hahahah, valeu galera. Acho que vou tentar com acetona e depois envernizar. Talvez eu poste o resultado aqui, se tiver um final feliz.

    astrataranis
    Veterano
    # out/13
    · votar


    o sp nao eh eterno, deixe como esta, aos poucos ele vai sair, vai demorar meses, se bobear ate uns anos...
    mas vai sair...

    daqui uns meses comece a bater sobre o pingo com uma chave de leve, com a ideia de quebra-lo aos pouquinhos, virar caquinhos, vai fazendo isso durante todo esse tempo (de anos? hehehe)

    vai sair sem problema, qdo o sp fica velho, resseca, se craquela inteiro e um simples puxar com a unha sai tudo.

    vc pode experimentar tb fazer compressas de agua morna, vai demorar horrores, mas vai sair , algodao embebido na agua quente, deixa descansando, vai trocando o algodao e pronto. atente-se para nao ficar lavando muito a MADEIRA pq vai prejudicar e pode inclusive EMPENAR td com certa facilidade.talvez se vc passar uma fita crepe ou durex no local pra solar (deixando apenas o pingo la exposto)... se bem q uma fita, pode destruir o violao depois na hora de tirar auehuaheu

    Pomadinha
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    O problema em si é que eu fui no desespero de tirar e meti o dedo pra tirar! Não ficou um pingo, ficou uma mancha.

    Manny Ray
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ficar perfeito só levando no luthier mesmo, ele deve tirar tudo e depois envernizar de novo.. Mas sei lá, tu acostuma kkk

    (mas fazer o que o Lelo Mig é não gostar do instrumento.. acho horrível kkk)

    J.S.Bach_rules
    Membro
    # out/13
    · votar


    Cara, na boa, deixa como está.

    Pomadinha
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Perguntei pra algumas pessoas que conheço e todos deram a opinião de deixar como está. Não vou me afobar e acabar fazendo mais cagada! Enfim, obrigado a todos que responderam, tudo de bom.

    Whiskey123
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pomadinha
    Para você não ficar triste cara:


    Pomadinha
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    HAHAHHAHAHHA VALEU

    Jéfi
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pomadinha
    Meu amigo, veja em qto está avaliado o preço de seu violão no mercado, pq o corretíssimo a se fazer é levá-lo a um luthier de sua confiança para trocar todo o verniz. Eu citei o fator preço pq pelo valor q se cobra por esse tipo de serviço às vezes nem compensa. Ex.: entre um violão q custa 400 paus e um reparo q vai custar uns 350, a diferença é bem pouca.
    Se vc observar q colocando os valores na balança ñ compensa, é melhor deixar como está e ficar a lição: tenha mais cuidado com seus instrumentos e com o q vc vai fazer perto deles. Abraços amigo!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    hahahaha

    Não tem jeito eu tinha uma Jaqueta bem legal, mas queimei com o cigarro e ficou um buraco, o único jeito de salvar foi colar um adesivo, só que com o passar do tempo fica pior.
    No caso do violão parece não ter outro jeito, o conserto fica mais caro que um novo.
    Sei lá um adesivo reflexivo holográfico bonito bem escolhido pode esconder o defeito. (não um adesivo qualquer, deve-se fazer uma escolha cuidadosa).
    E depois quando este envelhecer ou estragar, retirar com todo o cuidado e colocar outro no lugar.
    Rsss...
    Mas o mais importante é a sonoridade, com o tempo por mais cuidado que se tenha todo o instrumento sofre algum tipo de dano.
    Eu tinha um violão Di Giorgio muito bom, tomava todo cuidado , não tinha um arranhão, toda a semana fazia uma cuidadosa limpeza, foi o instrumento que mais tive cuidado nesta vida, até que um dia a minha empregada estabanada destruiu ao deixar cair, simplesmente rachou a parte de trás bem no meio e descolou muitas partes.
    Nesta vida já vi muitos instrumento sofrerem quedas mas nunca vi um rachar bem no meio e se desmanchar como aconteceu.
    Não teve outro jeito deixei no luthier para aproveitar as outras partes onde fosse conveniente (por conta de futuros reparos de outros violões), o conserto ia ficar muito caro.
    Eu deixava o violão suspenso e pendurado de fácil acesso para a minha altura, e a múmia era baixinha e enxerida e foi mexer lá e crash...
    Agora o ideal mesmo é tomar todo o cuidado e ter até bags para guardar o instrumento para transporte como estantes para ter fácil acesso, e manter longe de pessoas destruidoras de coisas.
    Todo instrumento musical é uma peça delicada que requer todo um carinho e cuidado, e fazer muitas coisas ao mesmo tempo com um instrumento por perto pode ocasionar danos pelas pessoas desastradas.
    Parece comédia mas tem cada figura que tem o dom de destruir coisas.
    O que tinha que fazer com cola superbond com o instrumento por perto?
    Superbond é uma cola perigosa, tem que ter todo o cuidado na manipulação, até para a saúde do próprio indivíduo, não pode deixar cair pingos de jeito nenhum!, é uma cola que é útil, mas um pingo que cai fora do lugar é um problema sério. (é um produto químico agressivo).

    joca marujo
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: joca marujo
    · votar


    talvez posa te ajudar.. primeiro a cola por voce mencionada. nao é uma doenca
    foi algo desenvolvido e aprovado para atender as mais diversas nessecidadaes.
    todavia, seu uso egixe cuidado e atencao,assim como tudo que se faz.
    nao sei ao certo o que voce estava colando no seu violao,
    mais quero te dizer que a marca do bonder vai ficar lá por muito tempo.
    pois a resistencia do verniz é propocionalmente inferior, deixe isso queto,
    e com calma depois veja um topico:como polir a escala com super bonder e aprenda um pouco mais. ha continuando...
    usava ela somente para colar escalas bracos quebrados imendas em corpo de guitarras aberturas em violoes etc...
    até o dia que um pingo caiu sobre a parte trazeira de um violao YAMAHA novo,
    que veio para mim trocar a pestana, ai veio o poblema e O MILAGRE: deixe o pingo da colar se acomodar, até estar completamente seco, nao tente mexer nele de imediato. equilibre o intrumento para que ela nao escora
    e espere secar em media de 5 horas. depois, coloque fita 3m ao redor da area atingida e venha lixando levemente,
    com as seguintes lixas:600 dagua e 1200 para madeira. corte a lixa em tamanhos pequenos e use massa para polir ou braco
    va lixando com essas pastas nao tenha pressa...faca isto ate a area estar compretamente nivelada e sem aranhoes. em seguida,
    retire afita, aplque a cera gra prix com a politriz muito usada pelos pintores depois que lixam a pintura do carros
    foi o que fiz e valeu a pena, alias, ha alguns casos de medicos que salvaram vidas com essa cola e algodao , valeu...

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    ahahaha.. não creio!

    me lembra minha finada avó, que tinha um remédio para todos os males do corpo: Olina.

    joca marujo
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    o que faz o milagre nao sao as palavras nem o que voce enxerga a sua frente
    mais o que voce relaciona, desde que a fé seja, o firme fundamento.
    os antigos que muitos chamam de velho, foram os primeiros a encontrar grandes segredos, por isso viveram mais tempo. o povo em nossa volta more por falta de fé... talvez isso que falei nao tenha relacao direta com a questao, mais tudo bem. DA MULHER PECADORA ,NASCEU AQUELE QUE É PURO...PARA TORNAR PURO, AQUELE QUE É PECADOR pesquise sempre sobre qualquer assunto vá em frente. os milagres esperam por voce um abraco joca marujoluthier

    ogner
    Veterano
    # set/15
    · votar


    O.o

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    e nasce mais um OTeta

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desastre com Super bonder