O que voce busca num violão? Nitidez? Aveludado? Som flat? Grave? Agudo?

    Autor Mensagem
    astrataranis
    Veterano
    # mai/13


    O que voces buscam afinal num violao (vou focar no nylon pq aço muda completamente algumas necessidades)?

    Nitidez nas notas?
    Som doce?
    Som Aveludado?
    Som flat?
    Puxado pra agudo ou grave?
    Projecao?
    Volume?

    Faco essa pergunta pq obviamente nao existe violao perfeito, existe melhor ou pior para seu estilo e necessidade.

    Acho que todos (incluo eu) do fórum gostaria de ter um ou vários Sugiyama. O violão é único, magistral em qqr aspecto e definitivamente tem um som particular, com uma nitidez que não vejo em nenhum outro, um volume bom, projeção excelente (o que está ligado a nitidez de certa forma), acabamento do japa é aniquilador, enfim. é soberbo. E eu não sinto o mesmo tesão ouvindo ele que em muitos outros alguns milhares de reais mais barato.

    Essa nitidez incrível dele embora eu fique maravilhado pelo resultado, sonoramente não vejo tão gostoso, prefiro um som mais doce, aveludado. ë um violão perfeito para MPB e musica flamenca/italiana/basca mas não é isso que me atrai tanto.

    Claro que um segóvia faz maravilhas e ng vai negar isso, mas nao consigo escutar 2 horas nesse violão sem me dispersar. Não é algo que eu deito na cama e falo: WOOWW hora do prazer exclusivo, vou ouvir um sugiyama. Muitas vezes acabo caindo em músicas bem mais xulas e músicos sem quase nada de qualidade pelo simples fato de que o som me é mais agradável.

    Vou dar um exemplo, aqui uma pagina com gente tocando sugiyama e logo abaixo um violao baritono, a diferenca na tecnica e qualidade dos violonistas sao evidentes, mas nao consigo assistir todos os videos do sugiyama... Vejam por sí:

    http://brazilianguitar.net/index.php?showtopic=5074&page=5

    http://brazilianguitar.net/index.php?showtopic=5202&page=2


    Em tempo, ontem estava em uma reunião de oração, onde um rapaz tocava um violão ... Jesus.... Desafinado, usando palheta dura num nylon, o giannini até tentou soltar algo de bom, mas daquela pedra não sairia leite, vamos combinar, tudo precisa de um conjunto a altura, palheta dura num violao de nylon fica seco e corta os ouvidos, ainda amis qdo se toca com força e tenta aumentar o volume... Qdo o rapaz tocava baixo, ate que ficava menos desafinado e ela melhor, o violãozinho mostrava pra que veio, mas bastava imprimir mais vontade que parecia aqueles violão de crianca com corda de linha de pescar. Fica a dica pra quem vai se aventurar.

    diegodavid
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu busco um som aberto e brilhante, tento intensificar isso no meu violão usando encordoamento 80/20.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    astrataranis

    O que mais procuro é nitidez e equilíbrio. Acho essencial essas duas coisas, e como não tenho condições de ter um violão de autor, tendo essas duas já se tem alguma coisa. Embora que o equilíbrio em violões de fabrica é algo um tanto difícil de se achar.

    vinibassplayer
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    acão baixa, som brilhante e estalado, maior volume, braco largo... e tenho tudo isso num antigo michael de estudo hehehehe só ñ é elétrico.

    astrataranis
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    diegodavid
    vinibassplayer

    entao gostaram mais do sgiyama?

    Dr.Pacheco
    seria um tessarim o melhor pra vc?

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    astrataranis

    Não faço ideia. Nunca tive a oportunidade de tocar em um violão construido por ele. Agora, o Sugiyama muitos dizem que em certo tempo ele mudou seus rumos de construção. Grandes nomes da MPB começaram a procurar por seus violões, o que alguns dizem ter levado sua construção mais pra esse lado da música popular que se utiliza mais o acompanhamento, embora este seja muitas vezes altamente refinado e técnico.

    Eu não me importo com a questão de o violão ser de autor ou não, se fosse possível conseguir com mais facilidade esses quesitos que mencionei - nitidez e equilíbrio - em violões não 100% artesanais, eu já me daria por satisfeito. Até porque meu nível técnico é baixo e não ando tendo tempo de estudar, então eu teria um violão com uma gama enorme de possibilidades das quais eu não teria a capacidade de usufruir.

    maspn
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    eu queria um violão com som de banjo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que voce busca num violão? Nitidez? Aveludado? Som flat? Grave? Agudo?