Equalização - onde e como ?

    Autor Mensagem
    call.me
    Veterano
    # mai/13


    Pessoal, bom dia.
    Já procurei aqui no fórum mas não encontrei nada que sanasse minha dúvida que é a seguinte:
    Tenho duas situações de equipamento
    a primeira é quando vou tocar em casa que consiste de:
    Violão (Cort 710 com cap fishman classic 4) -> reverb (boss rv-5) -> behringer adi 21 -> cabo p10 normal -> amplificador (kustom sienna 30)
    a segunda é quando vou ensaiar com a banda em estúdio:
    violão -> reverb -> adi -> cabo xlr -> mesa de som.

    Minha dúvida é nesses dois casos onde e em que ordem eu devo equalizar para ter os melhores resultados ?
    na mesa, depois do adi depois no villão ?
    no ampli, no adi e depois no violão ?

    Enfim, nunca sei onde equalizar e o que esta sobrepondo o que, se é que existe alguma ordem de sobreposição nas equalizações entre essas etapas.

    Espero ter sido claro, qualquer dúvida é só me perguntarem, e desde já agradeço muito.

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    call.me

    Cara, sempre que você sobrepõe equalizações, sua chance de "perder a mão" na regulagem, é muito grande.

    Eu aconselho o seguinte:

    - Sempre que pensar em equalização, pense em um princípio e esse princípio é flat.

    Teoricamente, Flat seria o som todo neutro, sem equalização, contudo muitos amplis e/ou pedais possuem uma equalização ativa, nesse caso sempre haverá alteração.

    Então, ouça o som natural de seu violão, e regule seu ampli para soar o mais igual o natural possível. Faça isso sem passar pelo ADI.

    Quando conseguir o som natural no ampli, aí coloque o ADI e compense a falta de "graves/médios/agudos" (o que você achar que falta), até chegar ao som desejado.

    Se somente a equalização do ADI não der conta, deixe ela na posição que você achou melhor e tente melhorar no ampli.

    Não fique mexendo os botões do ADI e Ampli feito louco, porque você perde a equalização. Se se perder, volte da estaca zero.

    Para a mesa, envie o sinal o mais agradável e natural possível. Teoricamente a mesa possui uma qualidade de equalização melhor, então deixe com ela.

    Lembre-se, inicie sempre do Flat.

    call.me
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    beleza Lelo Mig
    já ajudou bastante, esse conceito de flat já me é familiar, sempre que eu tento fazer algo começo em flat.

    mas sempre tive essa dúvida de onde mexer.
    então resumindo: sempre focar no ampli ou mesa e corrigir se necessário nos outros equipamentos. vou pegar o violão no luthier hj a tarde ai já faço alguns testes.

    obrigado

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    call.me

    Essa é a ideia, como o Lelo disse, começa com tudo flat. Depois acerta onde tem um equalizador melhor, tomando cuidado com o feedback.

    Só um caso de exceção: algumas pessoas preferem timbrar amplificadores com os controles todos no máximo e tirar o que sobra. Ainda assim, seria tudo flat no máximo.

    call.me
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    acho que no caso do violão com tudo no máximo nem iria dar tempo por causa do feedback :-)
    mas vocês já me deram um norte.
    agora vou testar e estudar mais sobre cada frequência tb, ainda é um ponto que preciso melhorar.

    thanks

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    call.me

    Tudo no máximo a equalização, né? O volume não...

    call.me
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sim sim , claro

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização - onde e como ?