Harmônico natural em todas as casas

    Autor Mensagem
    GabrielDV
    Veterano
    # fev/13


    Nesse vídeo o violonista toca uns harmônicos bem interessantes, a partir do minuto 1:17. Alguém sabe como fazê-los? Eu só consigo fazer harmônicos naturais nas 5, 7 e 12 casas.



    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    GabrielDV

    Cara, os harmônicos fora das casas que você citou, são difíceis mesmo.

    Não conheço nenhum "macete", só treinando bastante mesmo...

    GabrielDV
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: GabrielDV
    · votar


    Lelo Mig

    beleza. então é basicamente a mesma coisa dos outros naturais que eu falei né? (5, 7, 12 casas)

    valeu!

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    GabrielDV
    Cara, na verdade você tem harmônicos por toda a extensão do violão, porém em violões mais simples os mais perceptíves são os que você citou(apesar de eu te um violão que mal sai o da 5ª direito). Experimente pegar um violão de aço(de preferência jumbo) e tentar tirar os harmônicos em todas as casas, você irá tirar uns sons bem interessantes(na 4ª e na 9ª você tira uma terça maior da corda solta, em cima do terceiro traste você consegue oitavar o harmônico da 12ª, no meio da terceira casa você tira uma sétima maior, e por aí vai). Com violões de nylon é mais difícil tirar eles, o instrumento deve ser de alta qualidade(com tampo e laterais maciças devem ajudar muito), que é o caso do violão do vídeo apresentado.

    Espero ter ajudado.

    GabrielDV
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ViniciusBorges

    Pois é, não sabia disso aí não! Mas desde que eu postei o tópico que eu tô praticando aqui e realmente é isso mesmo. se resume apenas em técnica e um violão com boa acústica.

    valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    De passagem, uma aula em ré mixolídio... Afine o bordão em Ré e manda ver!
    Beatles é uma escola!

    GabrielDV
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP

    O Nonato Luiz gravou um disco inteiro só com arranjos de músicas dos Beatles, acho muito bacana o trabalho dele.



    Nesse vídeo ele toca Penny Lane

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Umas coisas que ajudam a tirar harmônicos na 4ª e até na 3ª casa (funcionam no meu violão (nylon) vagabundo). Tocar perto da ponte, tocar com unhas e cordas pesadas. Também as cordas mais graves fazem harmônicos mais perceptíveis.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    GabrielDV

    "beleza. então é basicamente a mesma coisa dos outros naturais que eu falei né?"

    Sim, não há uma técnica especial para as outras casas, você vai ter que descobrir no seu instrumento o ponto certo e treinar bastante.

    Como a galera falou, a qualidade do violão, encordoamento e regulagem influi muito, e varia muito de um instrumento para outro.

    É difícil mesmo, não desanime, que você descobre onde os "danados" estão.

    Olha, por experiência própria, eu tocava uma música num trabalho autoral com alguns harmônicos, aí eu troquei de violão (para um teoricamente melhor) e não conseguia fazer mais, tive que redescobrir onde eles "se escondiam".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmônico natural em todas as casas