Campo Harmonico Frígio???

    Autor Mensagem
    _Wander_
    Veterano
    # jan/04


    Respondam ae galera, O campo harmonico do modo Frígio
    (T 2b 3b 4 5 6b 7b), não soa bem com tétrades???
    Todo lugar que encontro, o encontro feito em tríades e meu professor de teoria disse que a musica vira a maior bagunça se colocar 4 notas por acorde nesse modo, acho que ele não soube explicar e disse isso.
    Alguem pode me dar uma dica...

    hmpereira
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    So sei que o Brasil foi Penta la no Japao. O resto ai cara eu nao entendi nada!

    gabert
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Wander, a tua pergunta está mal formulada. O modo frígio é o 3° grau de qualquer tonalidade ou escala. Não dá prá entender essa de "Campo harmônico do modo Frígio". "A música vira a maior bagunça se colocar 4 notas por acorde nesse modo". Isso parece o samba do crioulo doido!

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Gabert meu caro

    Com qualquer escala de 7 notas voce consegue fazer um campo harmonico (vc sabe oque é campo harmonico né).

    Que o modo frigio é o terceiro grau eu sei (terceiro grau do modo jonio não de qualquer escala igual vc falou, por exemplo uma escala menor no modo eólio vai ter no terceiro grau o modo jonio e não o frigio!!!)

    A escala Frigio é formada do seguinte modo:
    T 2b 3b 4 5 6b 7b

    Se eu pegar a Frígio de Dó (C) por exemplo, vou ter as seguintes notas

    C Db Eb F G Ab Bb

    Montando o Campo Harmonico com essas notas (em tríades) consigo os seguintes acordes:

    Cm Db Eb Fm Gm5b Ab Bbm

    Montando em tétrades os acordes são os seguintes:

    Cm7 Db7+ Eb7 Fm7 Gº Ab7+ Bbm7

    Eu perguntei se esse campo harmonico em tétrades(Cm7 Db7+ Eb7 Fm7 Gº Ab7+ Bbm7) não é usado, pois todo lugar que o encontrava, eu o via formado em tríades (Cm Db Eb Fm Gm5b Ab Bbm).

    A resposta de meu professor de teoria foi que não soava bem, mais isso não me convenceu.

    Dai eu postei aí pra ver se alguem sabia me dizer...

    Agora se vc não sabe a resposta não fica enchendo o fórum com um monte de baboseira valeu!!!

    Peter Rocks
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Só tem um erro: o modo frigio de dó é mi. Quando se diz "modo frigio" de algum acorde, esse acorde é a tonica e o frigio o terceiro grau. Então, o modo frigio de dó é mi. Vlw?

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tem razão eu errei a forma de escrever, mais a escala e o campo harmonico estão certos rsrs

    gabert
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Você formula mal a pergunta e esculacha os outros? te encherga moleque!!! você só não é mais babaca porque não acreditou na idiotice do seu professor, ou seja continua sendo um 1/2 babaca!

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Foi mal ae tava meio estressado

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Foi mal ae gabert desculpe....

    gabert
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tá desculpado! você é do bem, mas relaxa mais meu! Um abraço!

    Eduardo Bispo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fala Amigao! po na boa , seu professor nao soube responder a sua pergunta, e como tinha que mostrar que era professor formado,possivelmente!na cabeça dele seria ridiculo te deixar sem resposta e devido a isso ele respondeu sua pergunta de forma errada. na verdade a idéia do modo frigio na minha concepçao auditiva é a mesma do modo eólio,as notas são as mesmas e só vao mudar os leks de tensoes.no modo eólio vc começa a contar a escala do sexto grau menor,e daí vc vai formando o seu campo harmonico, e nos demais modos inclusive o frigio a idéia permanece.qto a vc ter visto as notas do modo frigio só aparecerem em triades,vc pode ter certeza que era por uma questao de gosto do cara que harmonizou a musica.portanto essa idéia de que sao mal é papo furadooooooo !

    abraço cara
    Eduardo [b][/b]

    anonimo_83
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: anonimo_83
    · votar


    A diferença está nas disposições dos semitons, nao liguem muito pra essa coisa maluka e inexistente, isso é coisa de guitarrista querendo estudar Harmonia! heheeh!

    vejamos por que:

    Campo Hramonico, todo mundo sabe que é uma sequencia de acordes que giram em torno de um eixo que seria a tonica, se existe uma tonica, existe um tom certo!? o tom so passou a existir no periodo barroco, ja os modos ja eram usados mas sem essa de eixo giratorio como na musica tonal, sendo assim (sem eixo giratorio) nao existe essa de campo harmonico modal!hehehehee isso é coisa de mané que fica lendo revistinhas ! heheheheeeeh! Na boa nao leva a mal mas vc é guitarrista né!? so guitarristas viajam desse jeito em modos! hehehehehehehhehe!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo Harmonico Frígio???