Tampo do violão empenado

    Autor Mensagem
    flaviosilva
    Veterano
    # nov/12


    Entre a boca e o cavalete esta fundo, e depois do cavalete esta alto, eu já pesquisei bastante mas tudo que encontro é gente falando pra levar em um luthier (que eu sei que é o certo) mas não tem nenhum luthier que eu posso levar (moro no c# do mundo), tem alguma coisa que posso fazer? (além de jogar ele no fogão de lenha da minha vó)
    O violão é um gf1c e ta aqui uma foto:
    http://imageshack.us/f/20/foto0106w.jpg/
    e aqui um desenho que achei:
    http://musictube.com.br/wp-content/uploads/2012/04/viola3.png
    Obrigado...

    RenatoPage
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tive quase o mesmo problema com o meu GF1C! O cavalete levantou na parte de trás, mas não chegou a empenar o tampo. Só não tenho como te ajudar, pois vendi ele quando vi o problema, e comprei um Epiphone.

    flaviosilva
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Será que se eu colocar um Cordal, resolve?

    Jéfi
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Jéfi
    · votar


    flaviosilva
    Se você tem dificuldade de encontrar um luthier onde você mora a melhor opção seria usar um esticador. É uma peça metálica que você coloca no violão onde coloca-se as cordas, com isso a pressão que as cordas estão exercendo sobre o tampo do violão vão estar concentradas no esticador.
    Veja se esta imagem te ajuda para saber que peça é.
    http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSnvXglggKR0PhTu06iT9PfDeEEiac CjJ4fKHBbGLXpFuO54tZY

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    flaviosilva
    sim, um cordal pode ajudar.

    mas nem sempre quando esta assim quer dizer que vai ter algum problema. se estiver muito preocupado, experimente por um cordal, só tem que fazer um furo do lado.
    se quiser, dá pra tirar depois (fica com o furo).

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Jéfi

    Vc usa cordas acima de 010?

    Flw

    flaviosilva
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O meu jé tem o furo (da roldana) acho que da para colocar nele...
    E eu uso 010, perguntei na loja e me falaram que vem com 010 , só que era giannini, troquei uma vez só e coloquei NIG.
    Aproveitando, qual marca de cordas vocês me recomendam?

    RenatoPage
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: RenatoPage
    · votar


    Elixir, pra mim, são as melhores, mas são bem caras! Também gosto muito das D´Addario. São boas e mais em conta.

    Jéfi
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Jéfi
    · votar


    MauricioBahia
    Não. Uso cordas D'Addario pro 0,10 aço, mas é num violão Hofma HM 239 o qual não utilizo esta peça.
    kiki
    Exato, o nome correto certamente deve ser cordal. Quando conheci esta peça, a conheci com o nome de esticador. Eu a uso em violão antigo que tenho, pois a entrada da 1ª corda está com o furo muito aberto. Eu opinei ao flaviosilva usar esta peça porque talvez possa ajudá-lo, mas mantenho que a melhor opção é consultar um luthier.

    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    É conhecido como cordal mesmo, porém isso só vai minimizar o problema ... esse descolamento .e devido ´provavelmente a tração das cordas e a má construção do violao, tente tira uma foto do violao inteiro, par ver se consigo ajudar.

    Abraços

    flaviosilva
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Vou colocar algumas fotos aqui..
    Mas ele não chegou a descolar, eu uso o mesmo calibre de cordas (só troquei a marca) de fábrica e afinado em meio tom abaixo da padrão.
    Ta foda arrumar um luthier aqui, já perguntei pra todo mundo e ninguém sabe de nenhum (meu avô me falou de um mas o cara já morreu).
    http://imageshack.us/photo/my-images/195/foto0107t.jpg/

    paulo_hdb
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    flaviosilva
    Um cordal nesse violao vai ficar feio pra dedeu. Pelas fotos não deu pra ter noção de quão levantado está o tampo, mas não parece ser muito. Se não for muita coisa eu usaria ele assim mesmo, ate que encontre um luthier.

    Jéfi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    flaviosilva
    Procure no Google por um luthier perto de você, foi assim que encontrei aqui onde moro. Eu digitei: Luthier em São Paulo, zona leste. Deu certo, possa ser que dê contigo também.
    Abraço no coração.

    ComradeJack
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: ComradeJack
    · votar


    Comprei um S14 da Giannini há uma semana, mais ou menos. Hoje estranhei um afundamento entre a boca e o cavalete. Alguém pode ajudar a esclarecer isso?


    http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=e7gys1&s=8#.VQr6TOPIba4

    rcorts
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    ComradeJack


    Então brother, já tive violões Giannini e DiGiorgio das séries mais baixas que apresentaram o mesmo problema, e que afetavam tanto timbre quanto regulagem e tocabilidade.

    Já tive também um Condor CS-85 (linha intermediária) com encordoamento de aço que teve o mesmo problema, só que umas 8x menos grave (praticamente não afetava a regulagem e o timbre).

    No momento tenho um Yamaha CG-SF 172, um violão flamenco de excelente construção (top de linha - só que de série), que apresenta exatamente o mesmo problema, só que a exemplo do Condor, não representa nenhum prejuízo nem na entonação nem na regulagem ou tocabilidade.

    Tenho um aluno de violão que tem um Giannini C-6, feito à mão, série SOR, que tem exatamente o mesmo problema, só que assim como o Yamaha que tenho hoje e assim como o Condor de aço que já tive, não representa nenhum prejuízo à tocabilidade, nem ao timbre, muito menos à regulagem/entonação.

    Não sei te dizer se um violão de luthier seria 100% imune a este problema, que parece estar presente, ainda que em grau mínimo, em quase todos os violões.

    Minha conclusão/conselho: não sei qual é a desse violão, se é de linha baixa, intermediária ou top. Também não sei qual a gravidade do caso, se é apenas estético, se é apenas uma preocupação ou se está te causando um prejuízo maior, e na foto não dá pra ter uma noção exata.

    Se não estiver prejudicando timbre, tocabilidade e regulagem, acho que não precisa esquentar a cabeça. Do contrário, já que seu violão é novo, se ainda estiver na garantia não pense 2x. Acione-a!

    EDIT: cara, pesquisei melhor aqui e saquei qual é a desse violão. É um violão com cordas de aço cuja construção deveria ser para nylon. Batata que ia acontecer uma merda dessas. Pelo jeito o problema deve ser bem grave, como a foto mostra.

    Infelizmente você gastou seu dinheiro em um violão de entrada que na verdade é uma bomba relógio. Se você conseguir acionar a garantia e trocar por um novo, sugiro que retire as cordas de aço e substitua por cordas de nylon (tensão leve) como a mais urgente de suas prioridades. Fiz isso no violão da minha sobrinha (exatamente o mesmo modelo) e o violão tá lá reguladinho, sem danificar tanto o tampo.

    Bom a dica está dada. Agora você decide.

    Abç.

    ComradeJack
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    rcorts
    Então, camarada.
    Estava pensando nisso quando vi seu post. Iniciei agora no violão e aqui onde estou morando atualmente não tem loja. Luthier então... nem pensar.

    Se eu mando pelos correios, vou ficar mais ou menos um mês parado, sem praticar. O jeito vai ser trocar as cordas por nylon mesmo e levar em um luthier para dar uma olhada na primeira oportunidade.

    Por enquanto, o que percebi hoje, além da estrutura em si, que ainda não havia percebido antes, foi a 3ª corda destoando das demais. Fica um som meio estranho quando vou trocar de acorde, entende? Meio que não encaixa por continuar vibrando em um timbre meio diferente. Não entendo muito de timbre ainda, mas já percebi que não tá muito legal.

    No mais, agradeço pela ajuda. Realmente quis um violão de aço por conta dessa história de começar pelo nylon e tal. Queria de aço, para acostumar logo. Mas o violão realmente não ajudou. O acabamento parece não suportar o aço como deveria mesmo. Valeu!

    ComradeJack
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Opinião final sobre o assunto: Tem que gastar $$$!

    Corda de aço só se for com violão bom, seja iniciante ou não. O resto é furada. Vou trocar as cordas do meu S14, como aconselhou o rcorts e já começo a pesquisar um Hofma ou Eagle para continuar os estudos.

    rcorts
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    ComradeJack

    A questão hoje nem é gastar DEMAAAIS! já que tem vários instrentos intermediários com construção muito decente.

    Um ex aluno meu toca em um violão jumbo da Dolphin, com cordas Elixir e te digo, é bem Bacaninha. Dá para fazer pequenas e médias apresentações tranquilo. Inclusive ele toca na paróquia onde frequenta toda semana com esse violão.

    A questão é que esses lances como o que a Gianinni faz nesse violão que você comprou, por exemplo, é muita picaretagem mesmo.

    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tampo do violão empenado