Duvida cruel entre captadores ativo e eletromagnético ligados no mesmo jack.

    Autor Mensagem
    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12


    Bom dia Amigos, sou novo por aqui, mas posso garantir que já dei uma boa busca nos tópicos mas não consegui nenhum com alguma resposta convincente, bem vamos lá... tenho um violão com captação de rastilho ativa, som muito bom inclusive, mas toquei em um takamine EG320c com a captação alterada, meu amigo tirou a original tp-4 se não me engano e colocou uma fishmann com microfone, ficou um som monstruoso, dos takamines o que mais se aproxima dele é o ATN -10 que é valvulado, me imprecionei de verdade, pois o violão dele é a classe D da takamine..., bem, logo me veio a idéia de colocar outro captador independente no meu violão, além do que já tem nele, para que eu possa controlar os dois ao mesmo tempo, dando ganho e tonalidade diferente em ambos para chegar uma equalização perfeita.
    Até ai tudo bem, comprei um captador de guitarra com o circuito todo pronto, volume, tonalidade tudo soldado e tals, só que me veio a duvida mortal, será que se eu soldar o circuito passivo no mesmo jack do ativo, posso queimar o circuito ativo, tendo em vista que o Eletromagnético manda energia gerada através da vibração da corda, será que essa energia afetará o meu captador ativo?

    Perdão se em algum tópico já tenha sido respondida essa pergunta, eu procurei muito antes de criar esse tópico.

    Obrigado Gente!

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP
    será que se eu soldar o circuito passivo no mesmo jack do ativo, posso queimar o circuito ativo, tendo em vista que o Eletromagnético manda energia gerada através da vibração da corda, será que essa energia afetará o meu captador ativo?

    Eu acredito que não. Pelo o que eu entendi, você vai ligar a saída do captador magnético (depois de passar pelo volume e pelo tone) no jack de saída onde se encontra também a saída da captação ativa, certo?!

    Não sei se ficaria bom, mas não acho que você vai "queimar" sua captação ativa. Fico curioso pra saber a opinião de outras pessoas que entendem do assunto. Particularmente acho que daria certo este tipo de ligação.

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu acredito que não. Pelo o que eu entendi, você vai ligar a saída do captador magnético (depois de passar pelo volume e pelo tone) no jack de saída onde se encontra também a saída da captação ativa, certo?!

    Não sei se ficaria bom, mas não acho que você vai "queimar" sua captação ativa. Fico curioso pra saber a opinião de outras pessoas que entendem do assunto. Particularmente acho que daria certo este tipo de ligação.



    Então, eu procurei em vários lugares mas ainda não achei alguém que fez este tipo de ligação, geralmente utilizam os captadores eletromagnéticos como unica opção, no caso de violão somente acústico, agora os dois ao mesmo tempo ainda não achei nada parecido, até sexta chega o circuito eletromagnético, creio que vou meter a cara e instalar, "como bom gambiarra" eu mesmo vou instalar, já tenho algum conhecimento.

    Uma opção lógica que tive foi utilizar 2 jacks, um para cada um, em circuitos diferenciados, porém toco profissionalmente, os controladores das mesas iriam me matar toda vez que fosse passar o som kkk, fora que como tenho uma dupla, ficaria complicado ficar com 2 fios pendurados na minha correia kkk, por este motivo to tentando formas alternativas kkk

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP

    Pela lógica, não tem como queimar nada. Como você terá um potenciômetro de volume pro captador magnético, o que pode acontecer é que você pode controlar o quanto de volume você quer de cada captação, e depois isso seria misturado no jack... Vai com fé!

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pela lógica, não tem como queimar nada. Como você terá um potenciômetro de volume pro captador magnético, o que pode acontecer é que você pode controlar o quanto de volume você quer de cada captação, e depois isso seria misturado no jack... Vai com fé!


    To com os dedos cruzados aqui, se der certo vou dar um jeito de postar o video no youtube para mostrá-lo funcionando...

    Valeu LeandroP, me deu uma boa encorajada :)

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    null[url=null]null[/url]

    Está ai a foto do captador montado no meu violão, mas tive que colocar outro jack para ficar bom, o ruim é ter que usar 2 cabos para ligar o violão toda vez que eu precise usar o captador original, mas ficou monstruoso o som dos 2 quando ligados ao mesmo tempo, só vendo pra crer! Abração gentee.

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP
    mas tive que colocar outro jack para ficar bom, o ruim é ter que usar 2 cabos para ligar o violão toda vez que eu precise usar o captador original, mas ficou monstruoso o som dos 2 quando ligados ao mesmo tempo

    Agora que eu pensei. Um jack stereo e um cabo stereo resolveria este problema.

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Agora que eu pensei. Um jack stereo e um cabo stereo resolveria este problema.

    O duro é que não manjo nada de solda, ai fiquei meio com medo de mexer... eu desmontei 2 vezes o violão ontem, pois a captação ativa estava com um Dellay estranho, quando fui ver, tinham mexido no canal da mesa que eu tinha ligado ela, kkk quase me bati de raiva, menos mau, pois foi mais ou menos na hora que eu fiz um jamper para testar a funcionalidade dos 2 captadores no mesmo jack, e acredita que ficou legal!... só que eu já fiz o furo do jack novo, vou tirar os fios dele e deixá-lo no lugar pois fica menos feio o buraco rsrs... cara eu recomendo a quem quiser fazer essa experiência, se o captador original estiver precisando de um upgrade compensa, e agora o povo fica perguntando como funciona e ficam impressionados com o que veem rsrs, fora que eu posso colocar o efeito que quiser no canal do captador da guitarra e no ativo do violão deixo sem efeito, eu pirei no resultado kkk.

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Consegui!!!!!!

    Estão ligados os 2 captadores, o ativo original e o passivo de guitarra no meu violão, o legal é que posso usar tanto um jack para os 2 cap ao mesmo tempo, ou usar cada um em cada jack e colocar na mesa de som em canais separados, em um deles eu coloco o efeito que quiser (dellay, reverb...) e no outro fica o som normal do violão, coisa de filme, muito legal, recomendo a quem quiser testar.

    Vou tentar colocar fotos aqui para mostrar...

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar




    Postei as fotos do violão, só fata os Knobs pretos no lugar desses brancos e uma chave seletora igual a das guitarras gibson para que eu possa usar um captador apenas ou os 2 ao mesmo tempo sem que eu precise ficar mechendo no volume deles toda hora.

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    http://www.tumblr.com/blog/diegoepadilha

    o blog onde se encontram as fotos... Abraços

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP

    O link que você postou exige um cadastro.

    Tenta utilizar este site: http://tinypic.com/

    Você nem precisa postar as fotos novamente. Basta copiar a url da foto ecolar neste site que ele gera uma url pra você.

    Tô ansioso pra ver o resultado. Fico feliz que tenha dado tão certo!

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    também fiquei curioso para ver o resultado, postando para acompanhar.

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: PadilhaDeP
    · votar


    http://s1326.photobucket.com/albums/u649/WillianPadilha/


    Acho que postei no lugar certo agora :)[/url]

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O link que você postou exige um cadastro.

    Tenta utilizar este site: http://tinypic.com/

    Você nem precisa postar as fotos novamente. Basta copiar a url da foto ecolar neste site que ele gera uma url pra você.

    Tô ansioso pra ver o resultado. Fico feliz que tenha dado tão certo!


    LeandroP não dei conta de usar o site tinipyc.com, coloquei no Photobucket mesmo, só não sei se dá pra ver a foto nele sem precisar logar tbm... qualquer coisa avisem ai para que eu possa tentar outro site pra postar as fotos...



    Abração!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP
    Em princípio não dá pra utilizar no mesmo sistema capts ativos e passivos, pois há uma enorme diferença de impedância e carga enmtre eles. Talvez seja possível se for instalado um circuito de "casamento", mas o preço provavelmente seria proibitivo.
    Abç

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Em princípio não dá pra utilizar no mesmo sistema capts ativos e passivos, pois há uma enorme diferença de impedância e carga enmtre eles. Talvez seja possível se for instalado um circuito de "casamento", mas o preço provavelmente seria proibitivo.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola eu também tinha a mesma dúvida, até conseguir, na primeira ocasião eu liguei cada um em seu lugar, o da guitarra eu liguei no circuito da guitarra com o potenciômetro de volume e tom e o jack individual, e o do violão já veio montado de fábrica, ficou ótimo, como esse violão é mais barato eu uso apenas quando vou tocar em festas particulares e não quando vou fazer show, logo estava perfeito, porém, eu tinha que ligar 2 cabos p10, um em cada jack, ai ficava com 2 cabos pendurados na correia (o que pra mim nem importava muito), ainda tinha a opção de usar qualquer efeito disponivel na minha mesa, mas veio a duvida maior, como ligar os 2 captadores em um jack apenas, para que quando eu fosse tocar em algum show e estivesse afim de usar esse violão o técnico de som não precisaria me matar por usar 2 p10...
    ... terça-feira desmontei tudo novamente, fiz um jump do jack do cap. ativo para o passivo, soldei e resultado, ficou perfeito, sem nenhum chiado, nem nada, mesmo assim os 2 jacks estão funcionando, se eu quizer usar 2 cabos como antes para usar efeitos no cap. de guitarra também funciona, agora o que farei no sábado é colocar uma chave seletora idêntica as das guitarras Les Paul para selecionar o uso independente ou os 2 ao mesmo tempo sem que precise ficar baixando e aumentado o volume de um e de outro toda vez, apenas mudando a chave de direção... se der certo sábado posto o resultado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP
    Vc está utilizando 2 "jacks" de saída?

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: PadilhaDeP
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vc está utilizando 2 "jacks" de saída?


    Até terça-feira sim, um jack para o captador ativo e um para o captador passivo, até que fiz um "jump" entre eles, agora em apenas um jack eu possuo o circuito ativo e passivo ao mesmo tempo, eu tinha medo de que o passivo queimasse o ativo por gerar um campo magnético, mas não aconteceu nada, os dois estão funcionando perfeitamente, controlo o volume e tom individual, os dois juntos dão uma equalização ótima e um ganho de volume sensacional.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP
    Interessante. Em guitarra isso não é possível.
    Abç

    PadilhaDeP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Então, é dificil o que dá para fazer na guitarra é colocar um circuito ativo para dar ganho em volume, achei uns na net, mas no meu caso sai muito caro, cerca de R$380,00, não estava muito afim de investir dinheiro nesse violão pois ele é barato, só uso ele para tocar em festa particular, residência, etc..., o que uso para show outro, com captação melhor...
    Bom, agora terminei ele de vez, coloquei uma chave seletora para usar os dois juntos ou separados, sem precisar aumentar e diminuir o volume toda hora, deu um grau nas cores também, pintei de uma cor que orna com partes do violão para não chamar muita atenção, pois o knob e a capa do captador era branco e o suporte vermelho, bem nada a ver com as cores do violão.

    Essa é a fase final dele:
    http://imageshack.us/photo/my-images/41/img0222az.jpg/


    Acho que por agora é só, valeu ai gente, o LeandroP me deu uma encorajada a fazer e grande, pois estava meio com medo de mexer e dar pau em tudo kkk.

    Abração pessoal!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida cruel entre captadores ativo e eletromagnético ligados no mesmo jack.