Aquisição de violão! + Aprendizagem! Dicas por favor.

    Autor Mensagem
    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12


    Bom dia pessoal.

    Eu quero aprender a tocar e estou negociando um violão com um vendedor conhecido que mora na Florida, é um Yamaha FG700S recomendado para iniciantes que não vai ser necessário trocar mto cedo, e ele acompanha acessórios básicos, então gostaria de saber se vou precisar adquirir um afinador ou se existe algum programa de computador que ajude nesse quesito.

    Ele vai mandar com valor declarado mais baixo (já comprei outros aparelhos assim) para diminuir os tributos alfândegários, mas digamos, que o violão saia por uns R$ 1000 vale o investimento?

    Consigo aprender sozinho ou vou precisar de algum professor? Minha cidade tem 20.000 habitantes e só conheço 2 pessoas que dão aula e mesmo assim me disseram que eles tocam muito bem porém para ensinar não são mto bons.

    Qualquer dica é bem vinda.

    Grande abraço,
    Queiroz

    WebTiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Esse Yamaha é de cordas de aço, o recomendado é cordas de nylon. o recomendado mesmo é aprender com o professor. Mas ás nem sempre, pois como tu disse, muitos não sabem explicar direito. E ai, é mais vantagens aprender sozinho, somente nesta ocasião

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Queiroz.SP
    Sobre esse violão da Yamaha não posso opinar pois não conheço, mas por R$1000 devem ter várias boas opções aqui no Brasil mesmo.

    A questão do afinador é mais por praticidade. Existem programas e até afinadores online (do próprio Cifra Club). Só que, obviamente, você vai precisar estar no computador para finar, enquanto um afinador você leva por aí. Com o tempo você vai conseguir afinar de ouvido, mesmo que não perfeitamente.

    Sobre as aulas é complicado. Eu nunca tive aulas, e por isso peco bastante em questões mais teóricas. Tente conversar com alguns alunos destes professores, pois sempre é válido ter alguém para te ensinar.

    Mas nada te impede de aprender sozinho. O problema são os chamados "vícios", que é o que você aprende sozinho e não está "tão correto" (não existe um único jeito que pode ser chamado de correto, mas o mais apropriado).

    raules
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Violão de aço e ainda por cima acústico, é foda. Eu não recomendo esse violão não.

    Vc vai ter q ter cuidado na hora de escolher nylon/aço, depende do q vc pretende aprender.

    O maior problema de se aprender sem professor é que se aprender errado, pra corrigir depois vai ser tenso.

    Existem programas pra afinação no computador, inclusive no site do CifraClub, mas é mais aconselhável que vc compre um afinador (aliás não terá sempre o computador perto de vc qnd for tocar), e melhor ainda é aprender a afinar de ''ouvido''. Boa Sorte!

    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu mencionei que estava negociando, mas na verdade, já havia enviado o pagamento pro vendedor, e só estava aguardando a confirmação dele.

    O violão foi despachado, e agora não tem mais volta, mas dei uma lida em vários reviews pela net e ele era um dos mais recomendados para iniciantes que não pretendem trocar de violão tão cedo, pois é muito bem construído, agora andei lendo o forum e entendi que vou ter inumeros calos pelo violão ser de cordas de aço (prefiro o som das cordas de aço de qualque forma)

    Por que eu não descobri o fórum antes??? Acreditem mas fui pesquisar com relação ao afinador e me deparei com o forum cifraclub, isso foi 2 dias depois de ter fechado negócio no modelo citado.

    Mas bola pra frente, estou muito animado, vou me esforçar ao máximo nas horas vagas.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Queiroz.SP
    O importante é a motivação :)

    raules
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vc pagou 1000 reais pra iniciar seus estudos, independente de qualquer coisa, ele vai ser ótimo para oq vc qr ;D

    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Dei uma pesquisada na net, e o pessoal recomenda muito trocar o encordamento do violão para não machucar muito os dedos e obter um som melhor. Isso procede?

    O que acham dos seguintes encordamentos para o violão Yamaha FG700S:

    Elixir Nanoweb 16002 Phosphor Bronze Acoustic Guitar Strings extra light 10-47

    ou então

    Elixir Nanoweb 16027 Phosphor Bronze Acoustic Guitar Strings custom light 11-52

    Vou comprar no ebay, vai sair cerca de R$ 40 com as taxas do paypal, iof, conversão, etc...

    Vale o investimento?

    Outra pergunta: Eu suo muito, isso vai fazer com que as cordas enferrujem com mais facilidade, devo comprar um daqueles produtos Dry Hands que muitos jogadores de golf, etc... utilizam?

    Para não ter que trocar o encordamento a todo mês...

    Qualquer dica é sempre bem vinda

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Queiroz.SP

    As Elixir na minha opinião, são as melhores de fato.

    Se você prefere um som mais brilhante, escolha as nanoweb, pro caso de preferir um som mais aveludado por assim dizer, escolha as polyweb que são cerca de 70% mais espessas do que as nano.

    Se você é iniciante, acho melhor pegar 010 ou até mesmo a 09 pois o violão fica mais macio de se tocar porém, você perde em sonoridade. Mas atenção, se o violão estiver regulado para uma tensão diferente da que você for colocar, voce terá que levar para lalgum luthier regular o violão.

    As elixir já demoram mais que as outras marcas que conheço para começarem a oxidar porque já vem com um tipo de óleo que aumenta sua vida útil. Mas é aconelhável você passar um paninho nas cordas toda vez que terminar de tocar.

    O meu que coloquei faz uns 5 meses ainda está ótimo, com um bom timbre ainda e sem oxidação.

    Eu acho que compensa comprar por aqui, da última vez que comprei paguei 50 ou 55 reais não lembro. O duro de comprar fora é esperar chegar né.

    Abraço

    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu acho que estou me precipitando ao comprar tudo isso sem antes estar com o violão em mãos, consumismo é foda.

    Acabei de fechar negócio nos seguintes produtos:

    2 sets of Elixir Nanoweb 16002 Phosphor Bronze Acoustic Guitar Strings extra light 10-47

    2 sets of Elixir Nanoweb 16027 Phosphor Bronze Acoustic Guitar Strings custom light 11-52

    2 sets of Elixir Nanoweb 11052 80/20 Bronze Acoustic Guitar Strings light 12-53

    Planet Waves Mini Headstock Tuner

    Shipping by Priority mail Flat Rate box.

    Total deu 110USD cerca de R$ 230 com taxas paypal, iof, conversão, etc...

    Vendedor concordou em enviar declarado $5usd por produto listado então daria um total de $35usd.

    Acho que não deveria ter comprado tudo isso, porém de qualquer forma não é dinheiro jogado fora pois posso passar alguns dos sets para algum amigo caso não me agrade muito.

    Valeu pelas dicas pessoal.

    Acho que vou parar de comprar mais acessórios e outras parafernálias por aqui e ficar só lendo as partes teóricas, e dando uma olhada nas videoaulas mesmo.

    Grande abraço,
    Queiroz

    Jonas F. L.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pelas especificações é um bom violão. Sobre a história de Nylon X Aço pra começar, isso vai mais do seu estilo do que de facilidade. Quem quer aprender, aprende em qualquer um dos dois.
    Boa sorte com seu começo nos estudos. o/

    paranoia44
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Compre um Tagima Dallas e seja feliz!

    Bom, bonito e barato.

    Muito bom de tocar, vem com afinador imbutido e sem falar do ótimo som, tanto plugado ou desplugado.

    Tenho um e não me desfaço nunca!

    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Queiroz.SP
    · votar


    Meu violão chegou hoje, e já comecei os exercícios, fiz a lição 1 do Gibson Learn & Master Guitar, e depois peguei para tirar minha primeira música (Californication do Red Hot) com a video aula nota 1000 do Gustavo aqui do cifraclub. Consegui finalizar a primeira seção da música com bastante dificuldade, hammer e pull off estão saindo tranquilamente, porém o resultado foi bolhas em 3 dedos (inclusive no dedão da mão direita)... Logo no primeiro dia. espero que amanhã esteja melhor, pois não posso parar agora... Assim que chegar as cordas elixir .10 vou trocar, apesar de ter achado o máximo o som do violão com essas cordas da Yamaha .12.

    Só de ter conseguido realizar a primeira parte do solo inicial até o final já foi uma vitória pra mim, mas não para meus dedos...

    Testei o D'accord afinator 3.0 mas aqui ele ficou bugado, então usei o afinador online do cifraclub e funcionou perfeitamente.

    PS: Como já era de se esperar veio tributado no valor de R$ 147 chegando em 14 dias corridos.

    Devia ter comprado um case e um stand para o violão.. vou procurar amanhã.. na primeira aula do GL&M recomendam adquirir um objeto para facilitar a instalação de novas cordas, e um metronome que faz um som continuo... tick tick tick... é necessário?

    Queiroz.SP
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Queiroz.SP
    · votar


    Acabei de tirar uma foto do violão para mostrar pro meu amigo, e gostaria de compartilhar com vocês.

    http://i1181.photobucket.com/albums/x422/QueirozSP/Yamaha.jpg

    Estou continuando os exercícios hoje com um pouco de dificuldade por causa das bolhas, mas vamo que vamo, refazendo a lição 1 do GM&L e já estou pegando o curso dividido em 5 módulos do Carlos Henrique Ferreira, por recomendação de um amigo.

    To usando o afinador AP Tuner 3 que mesmo sem registrar parece estar funcionando sem problemas... e uma coisa que eu estou percebendo, é que o violão não está desafinando, mesmo eu estando literalmente destroçando ele de certa forma...

    Denayse
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Denayse
    · votar


    Queiroz.SP
    Belo violão :)
    Nunca toquei em um desses, o meu primeiro violão foi um Lauren folk acústico também. Iniciante com violão folk, é uma tristeza. Lembro que eu tocava quase chorando de tanta dor nos dedos, por causa das bolhas. Mas não me arrependo de ter começado com ele.
    Então é isso, faça bom proveito e não desista por causa das bolhas. Depois que você aprender umas 2/3 músicas já dá uma alegria imensa :)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Queiroz.SP
    Velho, nem li os comentários, mas vou falar por mim....

    O violão é muito bom, se puder comprar, compre...
    Questão de se vc é bom ou não, nao reflete no seu instrumento, sempre pegue o melhor que puder.

    Dizem que o "recomendado" são violões com cordas de nylon para aprender, acho que coisa de frescos, todos musicos que fazer parte da banda, o prmeiro instrumento que aprenderam, foi o violao, e foi com cordas de "aço".

    Aprender sozinho ou com professor?
    Olha, se vc sabe usar bem a "tiaNET", por que nao começar sozinho... eu mesmo aprendi sozinho e nunca fiz aulas, e toquei em varias bandas, somente inicio do ano que vem, vou entrar num Instituto de música, por que estou no caminhando para firmar meus passos para ser proficional.
    O melhor realmente é ter um professor, se vc tiver alguem que te ajude, alguem que fale, tenta isso, faz aquilo, seria bom...

    Aprendendo os acordes (notas) e tentar tirar umas musicas de video aula, é o inicio de tudo... mas pode estudar teoria sozinho também... Tenta aprender sozinho, se ver que ta dificil, tenta estes professores, se também não der... se agarre na "tiaNET" e se esforce... no começo tudo é dificil.

    Depois vc para e vê, putz eu era um bosta, nao sabia nada, e agora to tocando... ter que ver evolução e nunca se preocupe em ser melhor que alguem, a não ser melhor que vc mesmo ontem, senao vc nunca terá motivação, ainda mais sozinho.

    Rick Rock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    nunca se preocupe em ser melhor que alguem, a não ser melhor que vc mesmo ontem, senao vc nunca terá motivação, ainda mais sozinho.

    Gostei dessa!!!

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rick Rock
    Valeu, mas é foda, oq cara começar tocando e se basear nos caras que destroe, e fica pensando, eu sou um merda, nunca vou ser igual a eles, violão nao é para mim, vou parar... assim não dá... NADA que é bom, vem sem esforço e tempo.

    Queiroz.SP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Queiroz.SP
    · votar


    Você tem toda razão amigo, já tenho alguns amigos que destroem, mas estou melhorando mais a cada dia que passa!! Meus dedos já estão começando a calejar rsrs ai sim vou conseguir tocar mais sussegado!! Tirei o começo inteiro da Dust in the Wind do Kansas.. O único problema é que o som ainda está saindo meio abafado pois tem que apertar as cordas para sair o som correto, mas meus dedos ainda não estão 100%.. Vou treinar todo dia pelo menos 2 horas!!!

    Rick Rock
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Quando eu tava no comecinho eu cometia esse erro, eu me comparava com alguns caras que tocavam no youtube e me sentia desmotivado. E você falou tudo, tem que se comparar com a gente mesmo como éramos mês passado e ver o quanto evoluímos. Não adianta ver quem já toca faz muito tempo tocando e querer fazer igual logo de cara que já se sente frustrado mesmo.

    Queiroz.SP

    Começo é assim mesmo....som abafado, dedos com bolhas e tal, mas quando menos esperar vai ver que os dedos já não doem absolutamente nada e que o som sai mais limpo. Ainda vai ter a fase dos acordes com pestana, onde o som sai mais abafado ainda. O começo é o mais difícil na minha opinião, a evolução é mais lenta, eu acho. Mas quando você estiver trocando uns 10 acordes com facilidade e for aprender o 11º acorde já é mais fácil de se aprender, porque seus dedos já estarão mais ágeis e mais fortes.

    Abraço

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Rick Rock
    Mas é mesmo assim, o cara que começar que sair fazendo loucuras, dai toca a menos de um ano, e comprar com caras que tocam a mais de cinco anos, fazendo aulas com somente professores bons.,

    paranoia44
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Quer um violão bom, bonito e barato? Tagima Dallas. Já vi gente q tem Crafter e preferiu usar o meu Dallas.

    paranoia44
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    desenterrei o tópico, nem vi, foi malz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aquisição de violão! + Aprendizagem! Dicas por favor.