Sétima maior e menor

    Autor Mensagem
    micheldtn
    Veterano
    # jun/12


    E ae galera! To realizando um estudo completo de violão e guitarra, e no momento to estudando Tétrades, e no momento estou com uma dúvida. O que nao entendi é o seguinte: Ex: Acorde de C= C + 3ªM + 3ªm = 5ªJ = notas C E G formando o acorde de C (Tríade) . Certo. No caso do C7M temos: C + E(3ªM) + G(3ªm)= 5ªJ + 3ªM=B, formando CM7 (Tétrade). Agora é que tá. No caso da 7 ou 7 menor, pegamos a 5ªJ do acorde (no caso de C) e a transformamos em 7menor com a fundamental= C E Bb C E, ou seja, a 5ª nao existe mais, pois agora é 7menor. Então nao poderia ser uma Tétrade, pois só está composta por 3 notas, e sim uma Tríade. Essa é minha dúvida galera. Aguardo respostas. Valeu!

    raules
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Acho que não ein, eu aprendi que se adiciona a 7ª e não substitui pela 5ª...

    Nanin Martins
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara essa teoria que você leu está errada, no caso dos acordes tétrades com sétima adiciona a sétima, a quinta continua igualzinha, não se altera em nada, o acorde de C7 vai ficar C+ E(3ºM)+G(5ªJ)+Bb(7ªm)= C E G Bb, e no acorde de C7+(C7maj) fica: C+ E(3ºM)+G(5ªJ)+B(7ªM)= C E G B, nos acordes menores só á terça se altera meio tom ou seja de Maior vai para menor (nesse caso E vira Em), novamente não altera nada no quinto grau...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    micheldtn

    Acabei de postar sobre formação de acordes (fórmulas) neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/283562/#8342567

    Dê uma lida. Acho que vai te ajudar.

    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pois é galera, é isso ai, concordo plenamente com voces. Mas o problema me parece ser com o acorde de C, feito no começo do violao, sem pestana. E isso eu vi na aula do Felipe Lobo sobre tetrades. A aula esta 100%, so que quando ele vai realizar o C7 no começo do braço (sem pestana), pra conseguir a 7menor, ele desloca a 5ª do acorde (nota G) tres casas para conseguir a 7ª menor. E o problema é que tá certo, pois sempre toquei o acorde de C7 assim, so que depois dos estudos de teoria nao consigo concordar. Toco violão há bastante tempo, mas tem pouco tempo que estou estudando toda a teoria. Segue o link da apostila e vao ate a pagina 03, onde está o C7. Obrigadao pela força galera, to suando ate pra terminar o curso todo de teoria.
    link www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/2_tetrades

    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Só pra reforçar: Leandro, otimo post, mas esse problema com C7 parece ser isolado. Até entao galera, tenho que verificar se a forma de C7 em outras escalas do violao (outros acordes) nao vai acontecer isso. Mas o foco por enquanto é o C7, que nao consegui concordar. Na resposta acima diz tudo mais claro. Valeu galera.

    raules
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ah sim, no violão é assim mesmo, mas isso é só pra facilitar xD

    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pois é raules, eles criam as regras e as estruturas pra depois fazer diferente, rsrsrs. Ai complica a cabeça da gente né. Ainda acho a 5ª do acorde com 7ª importante para o timbre do acorde. Bom, vamos ver o que o pessoal acha disso. Valeu galera.

    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ae galera, alguem tem mais alguma coisa pra falar a respeito? Quero ler as opinioes de voces. Valeu galera.

    Sapopemba
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É a velha questão teoria x prática.

    Na teoria, C7 tem as seguintes notas: Dó, Mi, Sol e Si bemol.

    Na prática, o Felipe Lobo omitiu a nota Sol porque ficaria muito difícil tocar a nota Dó na quinta corda, terceiro traste, a nota Mi na quarta corda, segundo traste, a nota Sol na terceira corda solta e a nota Si bemol na primeira corda, no sexto traste.

    A outra alternativa, de tocar o Si bemol na quinta corda, no primeiro traste, não soaria bem no contexto da execução musical.

    Omitindo a nota Sol, a execução é fácil e o resultado sonoro é satisfatório, daí a escolha do Felipe Lobo.

    stryker1
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    então é isso que o sapopemba disse
    a 5 justa continua fazendo parte do acorde , só esta omitida porque fica mais facil de se formar o acorde desse jeito, toda tétrade tem tonica, terça quinta e sétima, mas as vezes é muito dificil por todas essas notas no braço do violão e fazer soar legal então como a sétima é o diferencial das tétrades (porque sem ela seriam triades xD) ele acaba omitindo a 5 "menos impotante para identidade do acorde" para poder inserir a sétima.
    ufa, bom acho que é isso .

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    A 7a menor com a 3a maior do acorde forma o trítono, intervalo de 3 tons que divide a escala ao meio e forma um intervalo tenso, de preparação.

    Você pode omitir não só a 5a como também a tônica do acorde.

    Como o trítono divide a escala ao meio, você pode invertê-lo que ele se manterá um trítono (como dizia a Ana Maria Braga, divide-se a escala em "duas metades iguais"). E isso gera um acorde substituto ao acorde X7, sendo este substituto chamado de SubV7.

    Então o violão tocando apenas a 3a e a 7a menor, o baixo (do baixista ou o baixo do próprio violão) pode tocar a tônica do acorde ou a 5a diminuta.

    Por exemplo, em vez de um G7, toque apenas o seu trítono (notas B e F) com o baixo em Db.

    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    BLZ galera, com as dicas de vcs, e com pesquisa consegui entender essa estrutura de acordes com 7. Valeu galera.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Explicando de um jeito simples:
    Tríades: 3 notas (C E G -> Tônica, Terça maior e Quinta Justa)
    Tétrade: 4 notas, adiciona-se normalmente a sétima. (C E G B -> Tônica, Terça maior, Quinta Justa e Sétima Maior)

    Um acorde vai ser com sétima maior quando se utilizar o intervalo de sétima maior, e será com sétima menor quando se utilizar a sétima menor (C7M ou C7+ e C7).

    Um acorde será maior quando se utilizar o acorde de terça maior, e será menor quando se utilizar a terça menor. (C e Cm)

    Existem também intervalos que substituem a terça ou a quinta, como nos acordes com nona, quinta aumentada ou diminuta, entre outros casos.
    Ex: C9 -> C D(9ª do dó) G -> (substitui-se a terça)
    C5+ -> C E G#(5ª aumentada do dó) -> (altera-se a quinta)

    Os americanos normalmente chamam esses acordes por nomes diferentes, um D9 chama-se Dsus2 (suspende-se a terça e substitui-se por uma segunda, que é semelhante a nona), e C5+ chamam de Caug (vem do inglês augmented, vulgo aumentada).

    Espero que ajude em alguma coisa.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Outra dica que eu te dou é observar os intervalos nos próprios acordes no violão: perceba que do Lá maior para o Lá menor (nos formatos iniciais que se aprende quando se começa a tocar) move-se apenas um dedo para trás, que é exatamente a alteração da terça maior para terça menor (1/2 tom).


    e-----0-------0----------------------------------------
    B-----2-------1----------------------------------------
    G-----2-------2----------------------------------------
    D-----2-------2----------------------------------------
    A-----0-------0----------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    micheldtn
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É isso ai Jonas F. L. Com os estudos e as dicas da galera vou compreendendo bem as estruturas dos acordes. Valeu galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sétima maior e menor