Veteranos me tirem uma dúvida.

    Autor Mensagem
    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12


    Então, todas as músicas que eu sei tocar , ou foi meu professor que me passou; ou eu assisti à uma vídeo-aula ; ou eu encontrei os acordes digitando no google o nome da música, e depois prestando atenção na pessoa tocando para descobrir o ritmo.

    Aí eu li em uns tópicos que o pessoal diz que não se deve ficar muito dependente de vídeo-aulas e afins, que o melhor a fazer era tirar a música de ouvido.

    Mas como? Existe algum campo da música que depois que se estuda um pouco fica mais fácil discernir os acordes de uma música? ( meus conhecimentos teóricos são básicos ) . Qual é a melhor forma de se treinar pra tirar uma música de ouvido?

    Agradeço os comentários e as dicas :) To precisando aprender isso, mas não tenho ideia de por onde começar.

    redstratocaster
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aproveitar o tópico, pq dpois de ler me surgiu a msma duvida...
    Toco a 1 ano e meio e ainda sou dependente do Guitar Pro

    Diego Young
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt

    Eu não sou veterano no Forum mas toco há 7 anos. he he

    a minha opinião é que:

    Pra acostumar o ouvido só existe um jeito. O treino. Não existe um exercício específico para isso e sim o tempo. Quando mais você vai treinando, aprendendo os acordes, acostumando com os acordes e as variações e estudando os campos harmônicos, você vai desenvolvendo o ouvido... Com o tempo você escuta uma música e começa a prestar atenção no ritmo, começa a identificar os acordes e tal...

    Comigo foi assim... até uns 2 anos eu era totalmente dependente de Cifras, depois disso, comecei a me concentrar muito mais nas músicas que escuto e ir igualando o tom no violão e pegando de ouvido.

    redstratocaster

    O guitar pro sempre vai estar presente na sua vida. Não é errado usar ele pra aprender, mas com o tempo e com sua experiência tocando, o guitar pro vai se tornando só um acessório pra te ajudar

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Diego Young

    Então eu tenho que estudar campos harmônicos e variação de acordes?

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Então eu tenho que estudar campos harmônicos e variação de acordes?
    ajuda muito

    acho que mais da metade das musicas que existem seguem regrinhas harmonicas manjadas, o que te permite "deduzir" as sequencias de acordes possiveis.
    ja viu aqueles videos que os caras cantam dezenas de musica sobre uma mesma base? é isso.

    a outra metade das musicas nao segue as regras harmonicas tradicionais, entao voce tem que tirar "na raça".

    pros dois casos, servem ainda outros conhecimentos:

    muito treino de ouvido. quanto mais toca e ouve musica, mais treina. pode continuar pegando por cifra, que tambem é treino, mas sempre toque junto com a musica e veja se ta igual.

    ver os caras tocando. ao vivo, em video, ver amigos, etc. olhar outros caras tocando, principalmente se for o artista que voce curte, ajuda a descobrir alguns macetes que eles fazem sempre, e assim saber tirar melhor.

    depois de alguns anos de experiencia, algumas coisas ficam manjadas.
    mesmo sem eu me empenhar especificamente em tirar de ouvido, mas tocando diariamente, depois de alguns anos aconteceu de eu ouvir uma musica tocar e pensar "deve ser um Sol", pegar o violao e estar certo.

    resumindo: teoria e pratica. só.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    ah, e use a busca. já vi milhares de tópicos sobre "como tirar musicas de ouvido".

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Boa noite!!!

    MatheosXpt
    Complementando:
    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Veteranos me tirem uma dúvida.