Como se regula o violão?

    Autor Mensagem
    tt_tecnology
    Veterano
    # abr/12


    Eaí pessoal.
    Recentemente comprei cordas 0.10, troquei as cordas do meu violão só que aconteceu o seguinte: As cordas "não obedecem".
    Tipo assim, nas primeiras casas, as cordas trastejam e dá um som muito baixo, além do mais, se eu avançar umas 3 casas apra frente(na 4 casa), o tom continua o mesmo, ou seja, se toco F na primeira casa da E, se eu tocar na 4 casa ainda vou ter F.
    Aí pergunto para vocês como é que eu posso regular meu violão?
    Não falem:"Leve no luthier que ele arruma", porque eu quero aprender a regular eu mesmo no instrumento(tenho certeza que isso é problema no tensor), além do mais, condição financeira não permite uma regulagem completa do instrumento. Esses luthiers cobram muito caro.


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom se vc tem certeza que é o tensor:

    Para regular um tensor, é importante conhecê-lo. Existem alguns tipos básicos, mas todos são instalados da mesma forma (dentro do braço).


    1. Modelo curvo (padrão Fender)
    Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.


    2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
    A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.


    3. Barras duplas (padrão Ibanez)
    Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
    Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.


    Como ajustar o tensor


    Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
    Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
    Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.

    FONTE: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/103592/

    Nossa era mais facil eu so te mandado o URL do que esse texto kkkkk.

    Pode ser tbm que a expessura da sua corda antiga ser maior ou menor(0,09 ou 0,11) sei la. ''/
    Sempre usou 0,10?
    Abraço

    WebTiago
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tt_tecnology
    Um bom Luthier resolve isso ai de olhos fechados.

    raules
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tt_tecnology
    Um bom Luthier resolve isso ai de olhos fechados.



    Falou tudo kk

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    tt_tecnology
    VitorH

    como é que eu posso regular meu violão?

    É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário.

    Se você tem que soltar o tensor para aumentar a curvatura do braço (sentido anti-horário), não é necessário afrouxar todas as cordas - afrouxe apenas as cordas 3 e 4 para não atrapalharem a utilização da chave. Porém, se você tem que apertar o tensor a fim de diminuir a curvatura do braço (sentido horário), você DEVE afrouxar totalmente TODAS AS CORDAS antes de fazer isso. Caso contrário, o braço do seu instrumento poderá ficar empenado ou torcido. Aí, o prejuízo será bem maior.
    É melhor você levar a um luthier, hein! Pode ser que seja a altura da pestana ou do rastilho, ou o perfil dos trastes, ou a qualidade e espessura das cordas. Só ele poderá avaliar melhor. Estragar um braço pela má utilização do tensor é a coisa mais fácil...

    Abs.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como se regula o violão?