Ajuda com partitura (Tempo das notas)

    Autor Mensagem
    Daniel66
    Veterano
    # mar/12


    Estou começando a estudar partitura e tudo que sei até agora é:O pentagrama,a clave de sol e de fa,algumas figuras de notas como Semibreve,minima,seminima,colcheia,semicolcheia,fusa e semifusa,decorei a ordem das notas das duas claves no pentagrama,clave de sol linha 1 Mi,fa,sol e etc,clave de fa linha 1 Sol,la,si,do e assim por diante,tambem ja decorei as pausas das figuras de nota e ja aprendi o sustenido aapos a clave indica que toda nota que aparecer naquela lina vai ser um sustenido exeto no compasso que aparecer aquele baguio que tira o sustenido no compasso,ja aprendi os compassos binario,ternario e quartenario e tambem aprendi o tempo de cada figura de nota,Semibreve 4 tempos,minima 2,seminima 1,colcheia 1/2,semicolcheia 1/4,fusa 1/6 e semifusa 1/8
    Ja consegui baixar uma partitura e consegui ler ela de boas,o solo de parabens pra vc (eu sei que é pouco mais ja é alguma coisa kkk)
    Tenho uma duvida,apesar deu saber o tempo de cada figura,eu nao sei como representa esse tempo,porexemplo:segundos,minutos ou algo assim ?
    Tambem me falem oque vcs sabem sobre partitura e porfavor me corrigem se escrevir coisa errada,afinal de contas sou novo nesse negocio de partitura kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    inaciolino
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Daniel66, o tempo vai depender do andamento da música. Uma colcheia pode durar "x segundos" em uma música e "y segundos" em outra.

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12
    · votar


    Daniel66

    É o que o cara disse ali. Se por exemplo, numa música, a semibreve dura 4 segundos, a mínima tem que valer 2, a semínima 1, e assim por diante. Uma tem que ser a metade da outra. Só não pode ficar mudando o andamento durante a música.

    E é interessante ter um metrônomo, ele marca o tempo certinho.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Você pode iniciar marcando por segundos. A grosso modo:

    Semibreve = 4 s
    minima = 2 s
    seminíma = 1 s

    etc.

    A marcação dos segundos corresponde a 60 bpm no metrônomo. Faça o download de um metrônomo comece com 60 bpm. Se familiarize com a batida sonora e vá aumentando o andamento. Assim a música ficará cada vez mais acelerada.

    Vá áumentando de 2 em 2 bpm ou 5 até alcançar a velocidade desejada.

    luquinhas12
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É o andamento da música que vai definir a ''duração'' de cada nota.
    Geralmente há escrito ao lado do título uma nota e um numero certo?Supondo que num movimento dado como ''Largo'' , esteja escrito por exemplo
    Seminima = 60
    Isso quer dizer que irão caber 60 seminimas dentro de 1min,
    ou seja,1 seminima a cada um seg.
    Se fosse um Allegro moderato,por exemplo,e tivesse escrito assim:
    Seminima=120
    caberiam 120 seminimas em 1min,ou no caso duas seminimas a cada 1 seg.
    O que o Thiago falou tá certo,um metronomo é muito bom,pra se acostumar com o tempo.
    Deixando bem claro que nem sempre a musica fica no mesmo andamento,ou as notas se encaixam na batida certinho.

    Daniel66
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vou usar o metrônomo sim,tem um site que tem um Metrônomo online,mais pra falar a verdade eu ainda estou meio confuso,queria fazer aulas disso mais não tem grana então o jeito é esperar até sair as aulas de como ler partituras do cifra club,o Phelipe Lobo disse que o cifra club vai fazer aulas de Partituras
    http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/dicas-e-manutencao/1068/
    Ele fala isso no 17:45 desse vídeo acima,eu só espero que ele cumpra com a palavra mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com partitura (Tempo das notas)