Violão, som, equalizar

    Autor Mensagem
    Sandes
    Veterano
    # fev/12


    Ai pessoal! Meu nome é Moacir Sandes, minha duvida é que eu tenho um violão Tagima elétrico, e tenho uma mesa de som pré amplificada! Mais eu não consigo deixar meu violão quando plugado com um som bonito, dividido, cristalino, já mandei ver o violão, ver se estava com braço empenado, troque o cavalete, cordas, mais mesmo assim não consigo deixar um som bonito, já pensei em comprar outro, mais dizem que tagima dos intermediários é o melhor, e minha mesa e uma BEHRINGER PMP1000 pré amplificada!
    Qual a dica que vocês e dão comprar outro violão? Ou estou tendo dificuldade com minha mesa por não saber direto equalizar, mais já fiz de tudo!Queria saber por que! Não quero gastar sem saber que é, e se for comprar outro violão qual seria o melhor dos intermediários?

    Aguardo

    Desde já agradeço

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Primeiro você tem que especificar o que é um "som bonito", por que um som bonito pra mim pode não ser bonito pra você.

    Fala o que você procura, um timbre mais grave, ou com a atenção voltada mais pros médios e agudos, com um sustain maior...

    Daí sim da pra ter uma noção do que você quer, e tentar te auxiliar.

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, cada instrumento tem seu estilo, por isso que sempre é bom pesquisar, perguntar, argumentar, criticar e tal...
    Não vá comprando tudo que vem pela frente, TESTE com o seu equipamento, veja se tira o som que quer com o instrumento no seu...
    Resumindo, acho que esse som bonito, seria com graves, sustain e brilho...
    Como eu disse cada instrumento tem seu estilo, a culpa não é sua, e nem do violão, foi engano, venda o violão e compre outro, ou ligue ele no pc e tente timbrar com algum programa, sei lá cara, ele faz o teu estilo ao vivo, sem estar plugado ?

    Sandes
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Sandes
    · votar


    Cara é isso ai, som bonito que eu digo é isso, Tibre, grave, brilho, ele plugado parece som de guitarra mal tocada, sem brilho entendeu! Agora eu quando eu toco sem este plugado eu já acostumei, não sei se.
    Agradeço pela força

    Natanael Gama
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Não tenho mesa mas costumo estudar plugado em um amplificador proprio para violão, faço isso pra Mim saber o comportamento do violão plugado que não é o mesmo dele desplugado e a qualidade do som dependerá muito da captação disponivel no violão.. Quero saber se Vc já tocou com esse violão em um amplificador ou caixa amplificada antes e se o som era o mesmo de agora?

    Não da pra ter uma ideia exata do seu problema mas imagino que Vc vai precisar de uma pedaleira propria para limpar o som do violão, pois Vc disse que o som parece de guitarra meio que metálico. Se Vc quer um som limpo bonito e brilhante tenta testar uma Aura Sixteen da FISHMAN esse é um pedal que limpa o som piezo do violão colocando ele o mais proximo do microfonado

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt
    · votar


    Eu acho que dá pra resolver o problema sem comprar outro violão ou outro amp, troca as cordas do violão. Cordas novas tem mais brilho, compra de um modelo que dê destaque nos graves, e quanto à questão do timbre, compre cordas 0.12 ou 0.13

    Claro que não existe um jogo de cordas que faça milagres, se o problema for o seu violão ou o amplificador que você usa, se estes dois não tiverem te agradando mesmo, daí não tem jeito, tem que trocar.

    Sandes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu tenho também um processador de áudio, não sei se você já conhece, é quase igual amplificador, só que tem quatro entradas e duas saídas pra caixa, antes eu ligava neste processador era melhor do que agora, não era que eu procurava mais era bem melhor, por isso que comprei esta mesa, pra deixar o som melhor! E este pedal você tem idéia preço?
    Acho que vou na Teodoro Sampaio aqui em São Paulo e vou levar ele e ver que da pra fazer.

    Valeu
    Ate mais

    Natanael Gama
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Esse pedal tah na casa dos 800 a 850 reais mas é muito bom Vc testa ele pra Vc ver a diferença é muito grande

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Então cara o que vai deixar o som do seu violão nítido e cristalino são os captadores.

    Já tive um tagima dallas e a captação não é grande coisa, é mediana.

    Os captadores mais usados pelos profissionais são os fishman, o mais barato que eu vi era uns 350 reais.

    Não sei se vale a pena comprar um desse pra botar num Dallas da vida, é melhor juntar mais um pouco de grana e investir num violão alto nível tipo takamine, taylor, martin e aí sim ter um fishman, pacote completo hehe!

    Abs!

    Sandes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara o me falaram que o takamine o mais em conta é igual o meu tagima mesmo, ate a madeira é mesma, só muda o captador que é melhor!
    Eu gosto do meu Tagima porque é um braço fino e é gostoso tocar, o problema é o som plugado mesmo!
    Um takamine intermediário esta uns 4.000,00 mil não isso?
    O meu é um tagima new ventura.

    Valeu pela a força

    Natanael Gama
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Um Takamine intermediario custa uns 1.400 mas tem Crafter, Walden,Cort..

    Da uma olhada nesses modelos e experimenta, são bem superiores ao Tagima Dallas e custam no maximo 1.400

    Takamine Eg 340 SC
    Takamine Eg 320 SC
    Walden D 550 CE
    Crafter De 7 N
    Cort Mr 710 F

    Esses possuem sistema de captação melhor e tampo maciço

    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    Essa coisa de "som bonito" é bem relativo, mas a captação com certeza influencia bastante no timbre.
    Tenho um Tagima também, mas é o modelo Premium com captação Fishman. Tem um som bastante agradável... postei há pouco tempo um videozinho com ele plugado direto em linha.
    Dá uma olhada no meu canal do Youtube se quiser conferir: http://www.youtube.com/leandrorius
    Os dois videos com o nome de "Esperando um sinal - Banda Sirk" foram gravados com ele, mas um é só voz e violão, dá pra vc ouvir melhor.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/12
    · votar


    Sandes
    que caixa de som vc tá usando o som cristalino depende muito das caixas

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sandes

    ...só muda o captador que é melhor!

    Só? hehe

    Foi por isso que eu vendi o meu tagima dallas, bom violão desplugado, mas plugado não é grande coisa.

    Sandes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Gostei do som do violão do teu vídeo, mais o meu não é aço é nylon, tive um tagima de aço vendi, porque já acostumei com nylon, mais o som era bom, nunca toquei com ele plugado mais, vendi pra uma banda e os caras gravaram umas musica com ele ficou bonito.
    Mais se eu trocar o captador será que fica bom, queria trocar para o captador que é usado no takamine! Mais o captador for caro vai ficar mais caro que um violão de ponta, e corre o risco de não ficar bom, já paguei 180 pra dar uma mexida no braço, colocar um cavalete de oso, e paguei nele 650, mais outro captador vai ficar caro este violão, se trocar e ficar bom beleza, mais se eu gasta isso não fica bom!

    Valeu pessoal pela força

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão, som, equalizar