Ajuda Em Escalas ?

    Autor Mensagem
    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11


    Eu estou com algumas duvidas sobre escalas vou expolas aqui (: , já olhei outros topicos aqui e vi que grande parte do pessoal que ajuda são "profissas" hehe, lá vai.

    Primeiro eu queria saber se na hora que eu estiver tentando achar o desenho de uma escala, se eu preciso necessariamente incluir todos os tons da escalas dentro desse desenho ou se posso optar por 3 ou ate 2 tons por corda.

    A outra duvida e sobre as triades, como eu posso usa-las na hora do improviso, se quando estiver improvisando "loucamente" eu posso meio que misturar a triade de Dó maior por exemplo , com o desenho da escala de E ? E se todas as triades começam na terceira casa do braço do violao ? Obridago

    PigO
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: PigO
    · votar


    todos os tons da escalas dentro desse desenho ou se posso optar por 3 ou ate 2 tons por corda.

    vc quiz dizer notas?

    triade de Dó maior por exemplo , com o desenho da escala de E ?

    cara eu nao entendi isso ai....mas....triade é o acorde.....vc quize dizer usar a escala de E enquanto faz o acorde de C?? ou nao foi exatamente isso?

    E se todas as triades começam na terceira casa do braço do violao ?
    nao entendi direito tbm , pra fazer apenas da 3 casa pra frente é só fazer com outras formas ....como falei, triades é acorde....nota é um som isolado, apenas uma corda em uma casa, por exemplo sexta corda casa 3 é a nota G.......agora o acorde ai ja é diferente.....

    ps: fico meio complicado de entende isso ai...mais recomendo que veja esses videos aqui que vai te ajuda....

    introducao a teoria musical

    intervalos

    formacao de acorde

    escala maior natural --shapes...exercicios e explicacoes

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Aaaah cara me desculpa, é que eu nao faço aula... por enquanto to tentando aprender por conta sabe, mas assim deixa eu tentar explicar a minha duvida, agora que voce falou eu vi que confundi a triades com terças sabe, mas entao me ajuda com isso : as triades como você disse são acordes né ? e as tríades são formadas por terças ? E ai sim eu posso usar as terças para improvisar é isso ? E quanto aos "tons" (hehe) eu quis dizer nota mesmo vlw

    thefuga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    _Allan_Rock_
    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/12-violao/w-curso-de-violao --guitarra-p1.html
    Dá uma lida nesse "curso". vai exclarecer todas as tuas dúvidas seguindo uma "linha" de ensino, sem apressar as coisas.

    Abraços!

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Opa brigadao , vou dar uma olhada nos videos que o pigo sugeriu e vou ler esse "curso" que você mandou ai, valeu , se eu tiver mais duvidas posto aki (:

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: _Allan_Rock_
    · votar


    Thefuga valeu pelo livro on-line, ajudou bastante... mas eu acho que é possível ter um erro nele , posso estar equivocado mas note que no trecho abaixo o autor refere-se a C - E - G como acorde maior, está certo mas posteriormente ele diz que : Você deve perceber que as triades 1, 4 e 5 formam acordes maiores.
    Mas dando uma observada no esquema abaixo você percebe que nos acordes maiores as terças na verdade ficam no III grau C - c# - d - d# - E I=C III=E

    C - E - G Maior
    D - F - A
    E - G - B
    F - A - C Maior
    G - B - D Maior
    A - C - E
    B - D - F
    Olhe agora e procure lembrar-se da lição anterior. Você deve perceber que as triades 1, 4 e 5 formam acordes maiores, enquanto as de número 2, 3 e 6 formam acordes menores e, a de número 7 um acorde diminuto.

    A minha observação está certa ? ou me equivoquei ? obrigado edesculpa por tantas perguntas :D

    thefuga
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Então cara, se eu entendi sua observação direito ela estaria correta. Mas pelo que eu entendi do texto do autor, ele se refere como 1, 4 e 5 para a lista e não "individualmente" nas triades. Perceba que a 1, a 4 e a 5 representam respectivamente C, F e G, que são os acordes maiores apresentados naquela lista.
    Note que quando ele se refere aos acordes em si (si = palavra, não o tom rsrs) ele usa os números romanos. Ali ele está apenas utilizando para apontar naquela lista.
    Quer dizer, se ele dizesse que, por exemplo, "C E G" representam I, IV e V, aí sim. Mas nos números 1, 4 e 5 me parece que ele apenas aponta os acordes maiores daquela lista.
    Verifica aí se não é isso. Não sei se entendi direito a sua observação.
    Abraços!

    WebTiago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Triades = Tri, ou seja conjunto de 3 notas dentro de um intervalo de terças.

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Opa cara, você entendeu sim ^^, valeu ai em (: .

    Agora tenho mais uma perguntinha.... No começo do tópico eu perguntei se podia usar tríades e talz, aquela confusão toda hehe, mas eu estava querendo me referir a... não sei se ta certo agora mas , em usar terças em solo sabe ? Existem desenhos de terças como se fosse escalas né ? Tipo Essa


    e-----------------------------2------------------------

    B----------------------*3-----3------------------------

    G----------------2-----*3------------------------------

    D----------2-----3-------------------------------------

    A----2-----3-------------------------------------------

    E----3-------------------------------------------------
    Tá ceeerto ?

    PigO
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    _Allan_Rock_
    thefuga

    Quer dizer, se ele dizesse que, por exemplo, "C E G" representam I, IV e V, aí sim. Mas nos números 1, 4 e 5 me parece que ele apenas aponta os acordes maiores daquela lista.


    é exatamente como ele disse ai!!


    Agora tenho mais uma perguntinha.... No começo do tópico eu perguntei se podia usar tríades e talz, aquela confusão toda hehe, mas eu estava querendo me referir a... não sei se ta certo agora mas , em usar terças em solo sabe ? Existem desenhos de terças como se fosse escalas né ? Tipo Essa


    e-----------------------------2(F#)------------------------

    B----------------------*3(D)-----3(D)------------------------

    G----------------2(A)-----*3(A#)------------------------------

    D----------2(E)-----3(F)-------------------------------------

    A----2(B)-----3(C)-------------------------------------------

    E----3(G)-------------------------------------------------

    cara....essa eu nao posso te dizer por causa que tem os modos...gregos e seila mais o que, essa parte eu nao sei, talvez pode ser alguma dessas que eu ainda nao sei rsrs..de onde vc tirou esse desenho ai??

    mais, pelas escalas maiores, que é o que eu sei... estaria errado....pq tem 9 notas dentro disso ai que vc postou.....C D E F F# G A A# B.....e a escala so tem 7......

    vc pode usar saltos de terças nos solos sim....se existe desenhos nao sei....mas se nao tive vc pode criar se souber as notas do tom e souber localiza-las no instrumento.....

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    EeEentao cara... eu tirei esse desenho desse tópico aqui olha http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125853/ , então , pelo que eu sei esse desenho são tríades por que nota a passagem das notas E=terceira casa equivalente a nota G vc conta 2 tons G - G# - A - A# - B e assim segue por todo o desenho percebe ? Ai eu queria saber se assim, se as tríades servem em improvisos de solos tocando as notas separadamente como uma escala, ou se elas são somente e exclusivamente para formação de acordes...

    Abraços ai

    PigO
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    _Allan_Rock_

    [...]pelo que eu sei esse desenho são tríades por que nota a passagem das notas E=terceira casa equivalente a nota G vc conta 2 tons G - G# - A - A# - B e assim segue por todo o desenho percebe ?


    sim....é exatamente isso fazer os saltos de terça......mais se vc ver a proxima nota depois de B é C....o que da um intervalo de segunda menor.....ai sairia fora do padrao de terça que vc esta querendo fazer....

    Ai eu queria saber se assim, se as tríades servem em improvisos de solos tocando as notas separadamente como uma escala, ou se elas são somente e exclusivamente para formação de acordes...

    claro que vc pode usar sim em improviso tocando so de terças em terças.....no video que eu te mandei la no inicio (esse) sobre as escalas maiores o felipe lobo ensina um exercicio com padrao de terças....e ainda fala que muitos guitarristas usam esses padroes para tocar seus solos....que ate vc mesmo pode criar...se vc ver o video vai entender melhor....se nao for ver inteiro agora pula direto em 24mim

    PigO
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: PigO
    · votar


    _Allan_Rock_

    EeEentao cara... eu tirei esse desenho desse tópico aqui olha http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125853/


    ata...entendi o que ele quiz dizer com o desenho...ele ta demostrnaod intervalo de terça maior e de quarta justa...

    e-----------------------------2(F#)------------------------

    B----------------------*3(D)-----3(D)------------------------

    G----------------2(A)-----*3(A#)------------------------------

    D----------2(E)-----3(F)-------------------------------------

    A----2(B)-----3(C)-------------------------------------------

    E----3(G)-------------------------------------------------

    na sexta corda....G até a quitna corda no B...da um intervalo de terça....
    na sexta corda...no G...até o C da um intervalo de quarta justa...


    Muitos guitarristas utilizam estas simples tríades pra deixarem seus solos mais envolventes. De Mark Knopfler a Yngwie Malmsteen.>>tirado do topico que vc mandou ali
    se ele disse que tem entaum tem neh....so que essa parte eu nao sei te explica pq tbm nao sei.....esperar vir algum outro ai pra responder....rsrs

    edit: imagino que quando diga utilizar as triades para improvisar ou fazer solo deve ser quando vc utiliza apenas as notas dentro do acorde tocado.....tipo vamos supor que esteja no acorde C....vc so vai solar em cima das notas C E G.....deve ser isso....mas vou esperar alguem que saiba isso pra dar a certeza....e ja fica minha pergunta neh...é assim como eu imagino que seja?

    PigO
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    up

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Opa cara é isso mesmo que eu estava querendo dizer, como vc entendeu... tocar em C - E - G em alguma musica em tom de C, assim como se pode tocar as escalas menores equivalentes sabe ? tipo C e Am entendeu ? (: Valeu PigO Abraços :D.

    PigO
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    _Allan_Rock_

    Opa cara é isso mesmo que eu estava querendo dizer, como vc entendeu... tocar em C - E - G em alguma musica em tom de C, assim como se pode tocar as escalas menores equivalentes sabe ? tipo C e Am entendeu ? (: Valeu PigO Abraços :D.


    ata entendi.....isso ai vc pode fazer!!!
    ----------------
    entaum agora voltando la no seu promeiro post >> misturar a triade de Dó maior por exemplo , com o desenho da escala de E ?

    isso vc nao podera fazer....pq a nota E que compoe a triade de C nao representa a escala de E....representa ela na escala de C....no casso ela é a terça, >> C D E F G A B C

    agora, a escala de E ja é diferente, >> E F# G# A B C# D# E.....como vc pode ver tem acidentes (notas #)...e se vc usa essa escala na hora do acorde C vai ficar fora(ou no tom de C, mesmo com outros acordes)...pq na escala de E tem notas que nao tem na escala de C, entaum vc nao podera tocar essas notas se estiver improvisando em C.........
    vc pode fazer o shape(desenho) em outra regiao do braço pra que fique no tom de C...ai sim voce podera usar...

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Aah cara entendi valeu ai... agora eu queria perguntar se eu posso criar os meus proprios desenhos de escalas de Dó etc.. claro com os notas certas , mas por exemplo eu posso optar por 2 notas por corda nao posso ? para fazer o desenho de Dó e outros , nao preciso adicionar todas as notas possiveis da corda na hora de fazer o desenho né ?

    PigO
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: PigO
    · votar


    _Allan_Rock_

    Aah cara entendi valeu ai... agora eu queria perguntar se eu posso criar os meus proprios desenhos de escalas de Dó etc.. claro com os notas certas , mas por exemplo eu posso optar por 2 notas por corda nao posso ?

    sim pode criar seus proprios desenhos, pode optar por usar 2 notas por cordas....e se quizer tbm criar padroes pra tocar....tipo 3 desce e 2 sobe....ai vai do que vc quizer criar

    para fazer o desenho de Dó e outros , nao preciso adicionar todas as notas possiveis da corda na hora de fazer o desenho né ?

    se vc pegar os padroes ai é todas as notas possiveis, os padroes sao apenas pra vc aprender localizar notas, saber a sequencia, melhorar digitacao, velocidade, tecnica, varias coisas pode ser treinado atraves deles mas, se vc quer criar, fique a vontade,sabendo isso vc pode criar o que quizer em C....

    _Allan_Rock_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Hmm vaaleu ai cara, agora não estou mais com aquelas duvidas e vou poder improvisar melhor... é so estudar bem (: brigadã o ai.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Em Escalas ?