Dúvidas de como "ler" músicas e tocar no violão

    Autor Mensagem
    eagle eye
    Veterano
    # nov/11


    Bom dia à todos,

    acabei de comprar meu violão, sou iniciante, e estou tentando achar materiais que facilitem meu aprendizado.

    tenho muitas dúvidas de como pegar um letra de música, exemplo, buscar uma música cifrada aqui, ai as letras vem com, D, Em, F, só que não sei como "ler" para passar para o violão, para tocar nele. Como funciona? Já assisti vários vídeos mas ninguém ensina isso, já começam tocando com o violão.

    alguém poderia me ajudar?

    tem algum arquivo para download?

    Agradeço desde já

    victor.leite
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    C - dó
    D - ré
    E - mi
    F - fá
    G - sol
    A - lá
    B - si

    quando você vir, por exemplo, "Em" o acorde é menor

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aee muito obrigada! Agora sim :)

    Carregando
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    cifra club Tv é bom...




    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Galera muito obrigada, sou nova aqui então não conheço muito o que tem, vocês estão sendo de grande ajuda! Valeu mesmo!

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Nossa muito bom esse vídeo! Consegui entender tudo! Valeu mesmo!

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye
    Seja bem vinda :D

    Tenta compra aqueles livros de acordes, eles vão te dar uma noção de posicionamento. Com o tempo vc pega o geito e "Lê" naturalmente

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye

    Ja entendeu? Em baixo da música tem o desenho de cada acorde (as letras). O número que aparece dentro do desenho corresponde a um dedo. O número 1 é o dedo indicador, o 2 é o médio e assim por diante. Quando aparecer um traço dentro do desenho, é uma pestana (estas é melhor aprender depois). No desenho, as linhas horizontais são os trastes (Aquilo que separa uma casa da outra). Ja as linhas verticais são as cordas, contadas da direita para esquerda, no seu violão são elas contadas de baixo pra cima. A primeira linha da direita corresponde a primeira corda do seu violão (contada de baixo pra cima). As bolinhas/marcadores correspondem a qual cordas você deve tocar no acorde. Equando tiver um número tipo 6ª fora do quadrado do desenho, no canto superior esquerdo,quer dizer que a primeira "tira" não é a primeira casa, mas sim a 6ª.

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pessoal vocês são 100000 !

    Agora estou conseguindo pegar o jeito.

    CaioRobertoBR muito obrigada, vou procurar esse livros, assim fica mais fácil.

    E amador_ssa muito bom o que você escreveu, consegui entender ainda mais.

    Valeu mesmo.

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Galera, uma outra dúvida....sempre será igual como posicionaremos os dedos no violão para os acordes?
    Exemplo: Em todas as músicas que ter o C, sempre vou posicionar os dedos da mesma forma? O dedo 1 (indicador) apertando a primeira casa na segunda corda de baixo para cima, o dedo 2 na segunda casa, na quarta corda de baixo para cima e o dedo 3 na terceira casa, na quinta corda de baixo para cima.

    É isso?

    Carregando
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye


    sim..

    mas existem varias maneiras de se fazer o mesmo acorde, em todo o braço do instrumento...

    MKazan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye
    Não necessáriamente.
    qualquer musica que peça um C, esse que você descreveu irá servir.
    isso não significa que o artista que gravou a música tenha utilizado exatamente esta forna na gravação.
    existem várias formas de montar cada acorde.

    dica: estude uma coisa chamada CAGED

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Beleza galera, já estou começando a entender melhor. é um pouco complicado né, mas acabamos acostumando, quer dizer, espero...rsrs

    Dei uma olhada no CAGED, vou ver agora com mais calma.

    Obrigada pessoal.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye

    Hey, bem vinda, olhe os videos do cifra club tv clicando aqui, estude primeiro leitura de tablatura, de cifras e acordes básicos na "posição padrão", antes de ir pro sistema CAGED. Boa sorte.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye
    O CAGED é uma tortura pra aprender no início. Vi que você está começando, então seria uma boa ideia pegar algumas variações de acordes maiores e menores(tipo com sétima, com quinta, com quarta, etc...).
    Eu acho que é de suma importância antes de querer avançar mais na teoria você decorar cada nota de cada casa em cada corda.

    Lembrando que existe uma diferença entre nota e acorde: Nota é apenas um som de uma corda, ou seja, uma frequência apenas. Acorde é o conjunto de notas.

    Eu dou aulas para iniciantes, normalmente a sequência é:
    Posição do violão e do corpo ao tocar
    Exercícios de alongamento e relaxamento(pode parecer chato, mas é essencial para evitar doenças como LER)
    Acordes maiores e menores(tríades)
    Acordes com pestana(tríades)
    Acordes com mais de 3 notas
    Sistema CAGED

    A partir daí, varia do aluno: Alguns preferem partir pra solo e improvisação(pentas, diatônicas...), outros preferem saber se aprofundar mais nos acordes. É importante não pular etapas, pois pode prejudicar o aprendizado a longo prazo.

    eagle eye
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Galera vcs estão sendo de grande ajuda!

    Estou conseguindo me desenvolver no violão.

    Estarei sempre aceitando dicas e sugestões.

    Valeu

    lenisebia
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eagle eye

    Cara vai com calma.. claro que é muito importante você aprender a teoria.. mas como você esta no começo o importante mesmo é a pratica.. até porque, se você for de cara para as teorias e tudo mais.. vai acaba se perdendo e muita vezes se desanimando por não entender uma porção de coisas.. digo por experiência propria..aos poucos você vai aprendendo e ligando uma coisa na outra..

    Abraço

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O que o lenisebia falou. No começo, além de fazer aula, eu ia no youtube, sempre tem uns vídeos lá de gente ensinando a tocar essa ou aquela música.
    Aliás, ainda vejo esses vídeos no youtube até hoje, só que com músicas mais complicadas.

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu concordo com o lenisebia e com o Professor ViniciusBorges. Eu só nunca vi esse CAGED nem Exercícios de alongamento e relaxamento, no máximo umas estaladas nos dedos. Lembro quando estudava, tinha um cara que tocava muito bem, mas ai quando pediam pra ele tocar uma, ele dizia "Perai, tenho que aquecer os dedos" Os caras brincavam dizendo que é frescura rs, sei que tal exercício é importante, principalmente aos iniciantes, mas um cara que toca pra zorra, dizer que não podia tocar nem uma música antes de ficar um tempão "aquecendo" era cômico pra não dizer v&@#%em. Tempo de escola é bom rsrs

    ViniciusBorges
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    amador_ssa
    Professor ViniciusBorges
    Me senti importante agora. KKKKKkkkkkkkk...
    Eu só nunca vi esse CAGED nem Exercícios de alongamento e relaxamento
    Eu também pensava assim quando meu antigo professor falou isso. Mas depois que meu pulso começou a doer pra caramba e meu atual professor ter tido LER e estar fazendo fisioterapia eu criei vergonha na cara. Por mais que seja chato fazer esses exercícios, valem imensamente pro futuro.

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Esse bagulho de alongamento é importante, que é pra não fuder a mão. Eu até faço, mas faço muito "nas coxa". Nunca parei pra ver os exercícios certinhos, e tal.

    Não conhecia esse CAGED, dei uma olhada. Não que eu seja lá grandes coisas, mas até eu ia ralar pra pegar pestanas com padrão D ou G. Maldade vcs recomendarem isso pra um novato.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: ViniciusBorges
    · votar


    Random_Rampager
    Não que eu seja lá grandes coisas, mas até eu ia ralar pra pegar pestanas com padrão D ou G. Maldade vcs recomendarem isso pra um novato.
    O D só usa quatro notas, então não precisa fazer pestana(inclusive é o único que não usa nesse sistema). Quanto ao G, ele não é muito usado, inclusive pela abertura da mão necessária pra faze-lo.

    O CAGED é simplesmente pra dar mais liberdade criativa pra composição própria da pessoa e pra poder melhorar ao máximo as músicas(como um C feito na sua forma padrão e na forma de E na oitava casa soam muito distintos). Isso não tem tanta importância pra quem está começando, por isso eu havia recomendado coisas mais simples.

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ViniciusBorges
    É bacana mesmo. Eu já fazia umas coisas parecidas com os padrões mais simples, Mi, Mi menor, La, etc. Acho até que treinar no padrão D pode ser útil. O G, acho meio sem chance de eu conseguir. :)

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ViniciusBorges

    Professor ViniciusBorges
    Me senti importante agora. KKKKKkkkkkkkk...


    hehe todos nós somos importantes cara, uns em umas coisas outros em outras, uns menos outros, mas te entendi, professor, tutor, facilitador rsrs

    Random_Rampager

    Não conhecia esse CAGED, dei uma olhada. Não que eu seja lá grandes coisas, mas até eu ia ralar pra pegar pestanas com padrão D ou G.

    Cara, se você achou dificil o G, que tal um G4 hhiiihi. Eu ja transportei o D e o resto em pestana porque tava sem capotraste, mas nem sabia que era uma técnica.
    Eu tentei imaginar o que passa na cabeça de uma pessoa que diz dica: estude uma coisa chamada CAGED pra outra que perguntou: tenho muitas dúvidas de como pegar um letra de música, exemplo, buscar uma música cifrada aqui, ai as letras vem com, D, Em, F, só que não sei como "ler". Se a pessoa ainda não aprendeu cifra, eu não diria nem que é "Maldade vcs recomendarem isso pra um novato", é sacanagem mesmo hehe. Pesquisei sobre o CAGED e achei útil para algumas situações, impossível para outras, é algo interessante de conhecer mas dispensável, principalmente para iniciantes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de como "ler" músicas e tocar no violão