Bordões para Samba

    Autor Mensagem
    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11


    Fala galera do Cifra- Club blz?
    Eu já toco violão há algum tempo e posso dizer que na parte de base estudei um pouco de campo harmônico e hj consigo pegar algumas músicas de ouvido com base em uma sequência de acordes muito usada em samba.
    Aprendi essa sequência em todos os tons inclusive identificar em uma música quando o tom está caindo para seu menor ou seu relativo menor e até mesmo construir uma harmonia com dissonâncias ,fazer inversões e tals.
    O problema é que eu não estudei as formas de escalas para serem usadas nos solos ou bordões .Sei que existem várias desde o cromatismo até diatonicas ,modos harmonicos ,melodicos , etc....
    Minha pergunta é : Se alguém pode me ajudar e me dizer qual melhor escala a ser usada em cima dos acordes para fazer os bordos no samba?
    Eu gosto muito de samba das antigas ,Cartola,Nelson Cavaquinho,Ary Barroso,Noel Rosa ,etc... Mas toda vez que eu tento usar um bordo com base em uma escala, fica feio pacas e não soa como baixaria de samba.

    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Up !!!!!!

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    boson_higgs
    essa é uma pergunta que eu nunca vi a resposta...
    pessoal que toca violao de 7 diz que sempre perguntam, e que nao tem resposta facil.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    boson_higgs

    qual melhor escala a ser usada em cima dos acordes para fazer os bordos no samba?

    Cada acorde tem a sua escala de origem.

    Os arpejos são de uso muito comum e entender a relação entre os acordes da harmonia (funções harmônicas) é importante. Estude harmonia!

    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cada acorde tem a sua escala de origem.

    Os arpejos são de uso muito comum e entender a relação entre os acordes da harmonia (funções harmônicas) é importante. Estude harmonia!

    Estou estudando sempre que posso mas por conta própria.
    Não moro no Brasil por isso fica difícil de arrumar um professor com experiência nesse método.
    Eu só preciso de saber uma escala que tenha uma boa eficácia pra usar em bordões ..
    Desde já agradeço à todos pela ajuda !!!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    boson_higgs
    Eu só preciso de saber uma escala que tenha uma boa eficácia pra usar em bordões ..

    Não existe uma escala propriamente dita que seja boa pra bordões. Tudo depende de um contexto, de uma harmonia. A sua pergunta está errada.

    Se mesmo assim você quer uma escala, tome duas: uma maior e uma menor.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    LeandroP

    Não que seja certo ou errado usar uma escala X, mas oque estou mais acostumado a ver é se usar as citadas por ti acima (escala menor e maior), a maior eu vejo com mais frequencia.. Mas é como você disse, depende de um contexto harmonico.. Mas na grande maioria das vezes estas escalas vão encaixar melhor com a maioria das harmonias por ai.

    Se mesmo assim você quer uma escala, tome 5: Escala ungara, Modo lócrio, menor harmonica, menor melodica, hirajoshi.

    hehe

    Abç galera!

    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: boson_higgs
    · votar


    Obrigado à todos pela ajuda. Já achei na internet uma partitura com uma escala já montada pra uso em choro e sambas .
    E pra quem já conhece várias escala pode sim se dizer que depende muito da harmonia, mas que existe uma escala já pronta pra uso em bordos de samba,ahh isso realmente existe!!!!!!!
    Ex: Eu nunca vi alguém usar uma pentatonica em bordos de samba e choro.

    Como já disse esse meu problema já foi resolvido podem fechar o Tópico.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    boson_higgs
    Já achei na internet uma partitura com uma escala já montada pra uso em choro e sambas .
    Me passa isto, para eu analisar o conteudo do mesmo, e se possivel mostro musicas que utilizam escalas diferentes das que você achou, para te mostrar a relação.

    mas que existe uma escala já pronta pra uso em bordos de samba,ahh isso realmente existe!!!!!!!

    Não existe cara, existem as mais comuns, que é diferente. Na composição não existe regra, musica é livre.

    Eu nunca vi alguém usar uma pentatonica em bordos de samba e choro.

    Como eu já disse, musica é LIVRE, se eu quiser usar uma pentatonica ou qualquer outra escala ou arpeggio em bordões nada me impede de faze-lo.


    Abç

    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Entendi o que vc disse ,realmente concordo com vc de que a música é livre para se fazer o que bem entender. Claro que se quizer usar uma penta em uma roda de samba ou choro nada te empede de usá-la porém talvez não agrade quem está tocando com vc nessa roda.
    Talvez eu não tenho explicado direito. Essa escala que eu falo não é pra ser execultada como uma regra e que todos os choros e sambas é obrigatório usar.
    Essa escala é uma sequência de notas usadas pra treino como um exercício.Mas mesmo assim se vc quizer usá-la em algum momento em rodas de samba e até mesmo acompanhamento de alguns choros ,cai como uma luva prq foi feito próprio pra isso.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    cai como uma luva

    Escala maior natural.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    2/4:

    | F7M | F#° | Gm7 | G#° | Am7 | A7(b13) |
    .
    | Bb7M | Bbm6 | Am7 | D7(9) | Gm7 | F#7(#11) | F7M...


    LeandroP
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Kikobittencourt
    tome 5: Escala ungara, Modo lócrio, menor harmonica, menor melodica, hirajoshi.

    hehauhea tem japonês no samba °.°

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    LeandroP
    tem japonês no samba °.°

    hehe eu só mandei as escalas que vieram a mente.. Como tava tudo menor ali mesmo mandei uma hirajoshi.. kkkkk


    Mas falando em samba, que bom que você citou.. 2/4

    Como eu faria para tocar com o metronomo? 60 bpm mesmo? com enfaze na quinta batida? (1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4...)

    Pois o compasso seria o seguinte: 1 e 2 e | 1 e 2 e | 1 e 2 e ... Certo? (em que no samba o "1" e o "2" seriam a marcação no baixo do acorde e os "e"'s seriam a parte mais aguda do acorde..)


    Vlw ae Mestre!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Kikobittencourt

    Dê uma observada nesta partitura pra piano, de um conhecido samba paulistano:

    Samba do Arnesto

    Tem o baixo simples escrito na clave de Fá e a harmonia escrita na clave de Sol. Observe que o baixo pulsa na cabeça do tempo (duas semínimas a cada compasso), com destaque pro 10º compasso que tem a figura de uma tercina; enquanto que na harmonia ocorrem as subdivisões.

    boson_higgs

    Você não precisa morar no Brasil pra encontrar um professor com experiência em samba. Moro no Brasil e também sou autodidata. Tem muito brasileiro que toca blues muito bem e nunca foi pra Chicago.

    Obrigado à todos pela ajuda. Já achei na internet uma partitura com uma escala já montada pra uso em choro e sambas .
    E pra quem já conhece várias escala pode sim se dizer que depende muito da harmonia, mas que existe uma escala já pronta pra uso em bordos de samba,ahh isso realmente existe!!!!!!!
    Ex: Eu nunca vi alguém usar uma pentatonica em bordos de samba e choro.


    Então me diga que escala é essa. Escala Sambofônica?! Chorotônica?!

    Como já disse esse meu problema já foi resolvido podem fechar o Tópico.

    Quanto a fechar o tópico, você mesmo pode fechá-lo, porque foi você que criou. E não há nada de errado com as regras do fórum para fechá-lo. Do contrário, você pode compartilhar aqui o que aprendeu.

    boson_higgs
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: boson_higgs
    · votar


    Obrigado à todos !!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bordões para Samba