Ensinar violão para uma criança canhota

    Autor Mensagem
    Cielluna
    Veterano
    # nov/11


    Iaê galera, eu tenho um sobrinho de 4 anos e ele quer muito aprender a tocar violão, mas ele é canhoto.
    e gostaria de saber se tem algum problema de eu ensinar ele a tocar como destro. e queria saber tbm se é melhor eu ensinar ele na guitarra, ja que é mais confortavel...
    Vlw galera.
    (usei a busca e não achei o que eu queria)

    Natanael Gama
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cielluna

    4 anos?!...... Rss Não tem nada haver aprender como destro apesar q existe violões pra canhotos alguns canhotos aprendem como destros cada caso é um caso e não existe regra pra isso, o importante e saber em qual ele terá mais facilidade se é em um violão proprio pra canhoto ou não.

    No caso acho q ensinar com um violão infantil mais lucro do q com guitarra, pois tem um corpo menor e é proprio pra criança mesmo

    Cielluna
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    mas eu nunca vi violão infantil para canhoto. deve ser ruim de encontrar!?

    Natanael Gama
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cielluna

    acho q realmente não tem violão infantil pra canhoto.. o q Eu quis dizer q Vc pode tentar ensinar em violão infantil normal, pois existem canhotos q tocam como destros

    Cielluna
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vlw cara, ajudou bastante!

    xavy
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: xavy
    · votar


    Cielluna

    tenta inverter as cordas então... compra o violão infantil normalmente e inverte a posição das cordas. Vê se a afinação fica bacana e resolvido.

    Felicidades

    Lype Shred
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cielluna

    Compre o violão infantil e inverte as cordas dps so é ver se ficou bom sem abafar nem nada e etc, se ficou ensine a ele
    Simple and Easy

    Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cielluna

    Ensina como destro mesmo, a vida dele como guitarrista e violonista vai ser facilitada 100%. Exemplo: Gustavo fofão do Cifra Club é canhoto e toca MUITO, como destro. Mathias eklund é canhoto, toca muuuito como destro, isso não importa.

    Não existe instrumento mais confortavel e menos confortavel, pra uma guitarra 0.08 existe o violão de corda de nylon com calibre leve, MUITO mais confortavel, então isto não tem regra...

    Flw

    Filippo14
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Num eh melhor ensinar ele como destro, se ele aprender assim, eh mtu mais facil no quesito de encontrar instrumento, fora q com 4 anos, aprende como destro ou canhoto num vai mudar nada pra ele, acredito eu

    raules
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu sou canhoto e toco com a direita O,...,O
    Bem, se o seu sobrinho qr mesmo aprender, tenta com um violão pra direito... se não der, é a mesma coisa, soh pq invertido -,...,-
    e outra cara, não se esqueça que ele tem 4 anos... por enquanto o básico do básico do básico é mais do que suficiente ;D

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu sou canhoto e toco com a direita O,...,O (2)

    Sou canhoto mas acho muito relativo isso. Por exemplo, eu como, escrevo, jogo bola, boliche, com a mão e perna esquerda, não consigo fazer estas coisas com o lado direito, só jogar bola que eu chuto com as duas, porque quando criança treinei muito > treinamento em vão, não jogo nada rsrsrs. < Mas jogar tenis de mesa (ping pong), basquete, volei e tocar violão são atividades que faço como destro. É relativo.

    Eu concordo com o Natanael Gama, que deu a idéia de você ensinar com violão infantil, acho que se for para destro é melhor, eu não inverteria as cordas mas cada caso é um caso.

    Outro ponto que o Filippo14 que fora q com 4 anos, aprende como destro ou canhoto , Eu peguei num violão com 14 anos, parei mas aprendi mesmo com 15 anos, realmente quando criança certas atividades são assimiladas com mais facilidade, mas se começar um pouco mais tarde também não terá problema, talvez. Tive um professor de inglês que dizia que as crianças matriculadas no curso aprendiam com mais facilidade e evoluiam mais que alguns adultos. Não sou entendido no assunto mas não sei se com quatro anos de idade da pra aprender violão. Talvez no máximo alguns solinhos mas acordes, a criança terá força pra segurar? Acho os limites mais preocupante do que o quesito violão para canhoto.

    BJAofficial
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    seilá, poder aprender com violão pra destro, normal mesmo até pode..
    mas eu ainda acho que com o passar do tempo, ele pode evoluir com beem mais facilidade se tocar em coisas pra canhoto mesmo...
    como já disseram, compra um violão infantil e inverte as cordas..

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/11
    · votar


    Olá ! vou deixar a minha opinião , isso é um engano !
    analise o seguinte , quando vc aprende a dirigir um carro aqui no Brasil não é preciso inverter a posição para os canhotos , para aprender a digitar no computador não é preciso inverter as posições das letras e para muitas outras coisas também , até o violão mesmo .Se uma criança que vai ainda aprender com os primeiros contatos com o violão , ela tem que ser ensinada na posição padrão , ela não vai ter problemas nenhum , aliás quem é canhoto tem mais vantagens para tocar violão na posição normal , a não ser que o canhoto já aprendeu a tocar nesta posição , aí não adianta muito querer voltar atrás e é claro que alguns canhotos que já estão viciados com certeza podem discordar disso.
    O que causa a impressão da dificuldade é que o canhoto quando tenta aprender sem um profissional ensinando, ele começa querendo fazer já logo a batida na boca do violão e para isso ele acha melhor fazer com a mão esquerda mas não sabe que depois vem a mão direita que vai usar muito mais força e agilidade para executar os exercícios no braçõ do violão . Existem desvantagens para quem toca com as cordas invertidas pois como é mais raro neste caso a pessoa pode perder de mostrar o trabalho se de repente ela pegar um violão de outro musico que não esteja invertido para uma canja . é mais difícil mas também pode ocorrer o contrário ,Éssa é a minha opinião que não é regra ok ! existem vários grandes violonistas famosos canhotos .

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: MestreJuca
    · votar


    ela tem que ser ensinada na posição padrão , ela não vai ter problemas nenhum

    Discordo.
    Tem pessoas canhotas que não conseguem tocar como destros. Já tive que virar as cordas para vários alunos. E não foi por falta de tentativa para tocar como destro. Muitos não conseguem mesmo. Tem que virar as cordas.

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cielluna
    sobrinho de 4 anos e ele quer muito aprender a tocar violão

    Tá muito cedo pra colocar na aula de violão. Coloque-o na aula de musicalização infantil.

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/11
    · votar


    Discordo.
    Tem pessoas canhotas que não conseguem tocar como destros. Já tive que virar as cordas para vários alunos. E não foi por falta de tentativa para tocar como destro. Muitos não conseguem mesmo. Tem que virar as cordas.


    Como eu disse , quem já entrou em contato com o violão como canhoto antes de procurar um profissional, terá dificuldade mesmo mas quem nunca pegou no violão e vai começar com um Professor, fica fácil , Só que o Professor tem que ser bom .

    MestreJuca
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    1 OS DOIS LADOS DO CÉREBRO

    O cérebro é divido em 2 hemisférios. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

    Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na atividade do outro.

    Se ocorrer uma lesão no hemisfério esquerdo, uma pessoa destra será mais prejudicada, pois serão afetados os movimentos do lado direito do corpo. Com o tempo, o hemisfério não afetado vai assumindo o controle que dependia da outra metade e os movimentos podem voltar aos membros paralisados.

    A dominação de um hemisfério do cérebro é mais evidente nas funções complexas, as mais simples ambos podem controlar. É possível treinar as habilidades da mão não preferencial e torná-la tão hábil quanto a outra. Isto acontece principalmente quando se aprende a tocar instrumentos musicais.

    Nos outros animais não existe esta lateralidade, não há preferência pelo uso das patas.

    Isso depende da pessoa, e não do professor. A facilidade ou dificuldade para assimilar o que está sendo ensinado (Principalmente instrumentos musicais) vai da vontade do aluno. E não da insistência do professor.

    Roger lopes
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/11
    · votar


    MestreJuca

    Não estou aqui para começar uma guerra e sim para esclarecer , mas explique melhor .

    Na posição normal o lado esquerdo do corpo trabalha 80% e o lado direito trabalha 20% quando tocamos violão .

    Por que vc acha que o canhoto tem que mudar a posição sendo que a mão esquerda tem mais responsabilidade na execução do que a mão direita ?

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Poupe o garoto, ensine-o a tocar como destro

    eduardodff
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu sou canhoto e toco como destro, e além do mais, acho muito bom, pois os acordes são mais difíceis do que ritmar a música e você acaba desenvolvendo bem as duas mãos, hoje faço muitas coisas com a mão direita, tipo cortar unha, escovar dente, comer, mas claro que prefiro a esquerda...

    Cielluna
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vlw galera, vou tentar ensinar ele como destro mesmo com um violão infantil, mas vou considerar o fato dele ter apenas 4 anos. Vou ensinando ele bem de vagar, com o basico do basico. Se não der pra ele tocar agora, tento mais tarde rsrsrs...
    Vlw galera!

    Sapopemba
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Acho que o melhor é fazer um teste com o garoto, com as cordas invertidas e sem invertê-las, para constatar de qual maneira ele tem mais facilidade e só então definir se ele aprenderá como destro ou não.

    É uma tarefa que dá trabalho, mas vale a pena, pois essa é uma decisão que pode afetar todo o futuro musical da criança.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ensinar violão para uma criança canhota